Edição nº 601

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 23 de junho de 2014 a 03 de agosto de 2014 – ANO 2014 – Nº 601

PRP divulga novo edital dos INCTs

Cada projeto pode ser contemplado com até R$ 10 milhões pelo prazo de seis anos

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp promoveu no dia 9 de junho, na sala do Conselho Universitário (Consu), uma reunião com pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento da Universidade para divulgar e discutir o novo edital do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), lançado na última semana pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo do encontro, conforme a pró-reitora de Pesquisa, professora Gláucia Pastore, foi estimular os presentes a submeterem projetos ao edital, que dispõe inicialmente de R$ 641, 7 milhões para o financiamento de pesquisas.

Atualmente, a Unicamp conta com nove INCTs. A expectativa, conforme Gláucia Pastore, é que o novo edital propicie a criação de mais institutos no âmbito da Universidade. Convidado pela PRP para falar sobre a chamada do CNPq, o professor Jacobus Swart, que coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos (INCT-Namitec), explicou que cada projeto pode ser contemplado com até R$ 10 milhões pelo prazo de seis anos. De acordo com ele, as propostas podem ser apresentadas até o dia 8 de setembro.

Os resultados serão divulgados no dia 6 de março de 2015 e as contratações ocorrerão a partir de 6 de abril. Jacobus Swart destacou que o novo edital está fundado em cinco pilares: desenvolvimento de pesquisa, formação de recursos humanos, transferência de conhecimento para a sociedade, transferência de conhecimento para o setor empresarial e internacionalização. Este último tópico não fez parte do edital passado, lançado em 2008. Dentro desses pressupostos, acrescentou o docente, o intuito do CNPq é estimular a realizações de pesquisas que estejam na fronteira do conhecimento e promover a interação de grupos nacionais com parceiros internacionais de reconhecida excelência.

Durante a reunião, os pesquisadores presentes fizeram uma série de sugestões à pró-reitora de Pesquisa, entre elas a necessidade de se oferecer maior suporte aos INCTs nas áreas administrativa e de divulgação. “As considerações foram pertinentes e vamos considerá-las no nosso esforço de oferecer melhores condições de trabalho aos nossos pesquisadores”, afirmou Gláucia Pastore.

Na cerimônia de lançamento do edital dos INCTs, ocorrido no último dia 6 de junho, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, considerou a medida importante para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país. “Estamos muito felizes com a iniciativa, que é uma forma de dar um salto no conhecimento científico brasileiro e, ao mesmo tempo, criar as condições para que esse conhecimento seja transferido para sua aplicação prática”, disse.

Segundo ele, os INCTs da primeira versão deram resultados concretos para soluções de grandes problemas brasileiros. “A implementação desta nova fase é a comprovação de que o programa tem alcançado resultados efetivos. É uma forma de mobilizar o grupo mais qualificado academicamente, de permitir que eles se associem em redes através de instituições e outros pesquisadores”, acrescentou o ministro. Detalhes da chamada do CNPq podem ser conferidos no endereço.