Edição nº 581

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 28 de outubro de 2013 a 03 de novembro de 2013 – ANO 2013 – Nº 581

Ato ecumênico homenageia estudante Denis Casagrande

Alunos e direção da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp promoveram dia 21 um ato ecumênico pela memória do estudante Denis Papa Casagrande, assassinado no último dia 21 de setembro, durante uma festa não autorizada, realizada no campus da Universidade em Barão Geraldo. Estiveram presentes à cerimônia religiosa, celebrada na praça diante da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL), os pais e o irmão de Denis, além de amigos, professores, funcionários e dirigentes da instituição. A celebração coube ao padre Wilson Maximiano, do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism), e ao pastor João Sílvio Rocha, do Hospital de Clínicas (HC).

Tanto o padre Wilson quanto o pastor Silvio destacaram em suas falas que a homenagem a Denis era um ato de celebração da vida e em favor do entendimento entre as pessoas. Os religiosos conclamaram a sociedade a se empenhar para substituir a cultura da violência pela cultura da paz. O clima durante a cerimônia foi de profunda emoção. A mãe de Denis, Maria Lurdes Papa Casagrande, foi o tempo todo amparada pelo marido e pelo filho, Celso José Casagrande e Celso José Casagrande Júnior, respectivamente. Os três vestiam uma camiseta com a foto do homenageado e com a inscrição “Somos todos Denis”.

Logo após a cerimônia ecumênica, houve uma apresentação musical por parte de estudantes do curso de Música do Instituto de Artes (IA). As canções foram selecionadas pelos colegas de turma de Denis. Também foi descerrada uma placa e plantada uma muda de ipê branco na praça, como forma de manter viva a memória do estudante assassinado. “Esta é uma manifestação de solidariedade. Queremos enaltecer a ideia do plantio da árvore como um símbolo da semeação da vida”, afirmou o professor José Ricardo Figueiredo, coordenador do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), órgão que apoiou a homenagem.

Na mesma linha, o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, disse que a iniciativa dos estudantes e da direção da FEM representava a manifestação de solidariedade de toda a Universidade aos familiares e amigos de Denis.  Além de Crósta, estiveram presentes ao ato ecumênico o pró-reitor de Extensão, professor João Frederico Meyer; a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, Teresa Atvars, o chefe de gabinete da Reitoria; Paulo Cesar Montagner; e o chefe-adjunto de gabinete, Osvaldir Pereira Taranto.

Os pais do também estudante Mário dos Santos Sampaio, assassinado a facadas na véspera do Ano Novo em um restaurante do Guarujá, também compareceram à cerimônia, para prestar solidariedade à família de Denis. Eles distribuíram folhetos pedindo o fim da impunidade no Brasil. Denis Papa Casagrande tinha 21 anos e cursava o segundo ano do curso de Engenharia de Controle e Automação na FEM.