Edição nº 561

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 12 de maio de 2013 a 19 de maio de 2013 – ANO 2013 – Nº 561

Unicamp integra Observatório da Educação

Lançado dia 8, portal democratiza acesso a notícia e informações sobre educação

O Observatório da Educação de Campinas, lançado no último dia 8, no Teatro Iguatemi, pela Fundação de Entidades Assistenciais de Campinas (Feac), terá como um dos parceiros o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp. Portal do programa Compromisso Campinas pela Educação (CCE), o observatório visa democratizar e ampliar o direito de acesso, on line, a informações e notícias sobre a temática educacional, de acordo com o superintendente executivo da Feac, Arnaldo Rezende. Além dos gestores educacionais, pais e alunos podem encontrar informações relevantes a partir da nova ferramenta. A iniciativa, segundo Rezende, busca chamar a atenção da sociedade civil para a causa e o tema “educação”, evidenciando dados, promovendo estudos, discussões e debates na cidade. O lançamento do novo núcleo também marcará um novo reposicionamento do CCE, que é uma célula do Movimento Nacional Todos pela Educação.

Presente na cerimônia de lançamento do observatório, o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, manifestou a satisfação da Universidade em participar do projeto, destacando que cabe à Universidade desenvolver conhecimento que possa se aplicar à sociedade. O Nepp, segundo o reitor, conta com uma equipe dedicada à análise de dados para formulação de políticas públicas. Uma das áreas que precisam de investimento é a qualificação na formação de professores. Para ele, a participação da sociedade é essencial para enfrentar as necessidades existentes no sistema educacional.

Na opinião do reitor, para reverter o quadro numérico ruim apresentado pela plataforma QEDu, é preciso não somente identificar, mas priorizar as causas que colocam a educação de Campinas em posição inferior à de algumas cidades da região. Um dos dados apresentados pelo representante do QEDu que chamaram a atenção do reitor foi o que se refere ao rendimento dos alunos de nono ano do ensino fundamental: praticamente apenas 1 entre 10 alunos apresenta o rendimento esperado na disciplina de matemática.

Também presente no evento, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, informou que os dados apresentados pelo QEDu foram apresentados em reuniões realizadas com gestores de escolas municipais e estaduais de Campinas. Os dados estão servindo de referência para um projeto, já iniciado, de melhoria das escolas de Campinas. A reestruturação começa com recuperação de prédios escolares e contratação de mil funcionários, a maioria encaminhada para completar o quadro de profissionais da educação infantil. Segundo Donizette, a administração tem como prioridade, neste início de gestão, a saúde e a educação. O prefeito espera ter a colaboração de professores, gestores e de toda a sociedade. Entre as prioridades na área de obras, está a construção em regiões carentes de unidades escolares. Ele enfatizou que a história conhecida por todos sobre as escolas rurais, em que as crianças precisam andar muitos quilômetros para ter aula, é realidade em algumas regiões de Campinas, principalmente na periferia. A previsão, segundo o prefeito, é que as obras sejam iniciadas em 2014.

Para Luiz Norberto Paschoal, um dos idealizadores do Observatório de Campinas, a ideia nasceu da necessidade de envolver a população em projetos de qualidade da educação. “Percebi que seria difícil envolver a sociedade sem que ela tenha acesso aos números”, reflete.