Edição nº 547

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Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 26 de novembro de 2012 a 02 de dezembro de 2012 – ANO 2012 – Nº 547

Fomentando a reflexão
e o debate de ideias


 

No dia 5 de setembro, repetiu-se em uma das salas do Ciclo Básico da Unicamp um evento que, embora voltado a estudantes de graduação e docentes, atrai um significativo número de outros integrantes da comunidade universitária. Naquela data, o professor Paulo Franchetti, do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), discorreu sobre o tema “Fernando Pessoa e a História de Portugal”, a partir de uma análise de Mensagem (1934), o enigmático livro de poemas publicado pelo escritor lusitano Fernando Pessoa (1888-1935).

A exemplo de Franchetti, outros 16 professores da Universidade, convidados do Programa Aulas Magistrais, já puderam compartilhar com a concorrida plateia seus saberes acerca de temas tão ricos quanto diversificados. Iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp, o programa vem divulgando aulas ministradas por docentes da instituição nas mais variadas áreas de especialização e o valioso acervo didático em Língua Portuguesa é disponibilizado a toda a sociedade por meio de vídeos acessíveis na página da PRG na internet.

Criado em 2010, o Programa Aulas Magistrais integra um conjunto de bem-sucedidas ações desenvolvidas pela PRG com o propósito de valorizar o ensino de graduação e de contribuir para incrementar a reflexão e o debate de emergentes questões relacionadas à atividade. As políticas implantadas na atual gestão também colaboram para o aprimoramento do processo didático e das relações entre ensino e aprendizagem no âmbito da Unicamp.

“São vários os desafios que a graduação abarca, então cada programa foi estrategicamente concebido para lidar com um setor específico a ser trabalhado, constituído de ação, foco, público, conceito e missão muito bem definidos”, afirma o professor Gilberto Alexandre Sobrinho, assessor da PRG. “Mais do que eventos, são atividades de formação.”

No centro das ‘conversas’

Emblemático dessa preocupação é o projeto “Conversando sobre a Graduação”, cujo objetivo é promover conversas a respeito de temas que têm importância para o desenvolvimento dos cursos de graduação, tais como avaliação, composição do currículo, vetores, entre outros.

As palestras, que ocorrem preferencialmente na última quarta-feira de cada mês, já trouxeram à reflexão assuntos como interdisciplinaridade e interatividade, metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior, ensino e pesquisa na graduação, bem como possibilitaram aos participantes conhecer experiências didáticas de outros países, como foi o caso dos encontros que apresentaram aspectos do curso de graduação em Odontologia da Harvard School of Dental Medicine e acesso e questões de equidade para jovens egressos do ensino médio na África do Sul. O conteúdo, atualmente composto por mais de duas dezenas de “conversas”, também pode ser baixado na internet.

O evento recebe especialistas da Unicamp e convidados, que abordam temas diretamente relacionados ao ensino de graduação. Coloca-se no foco a sala de aula e conversa-se a respeito dos vários temas envolvidos no âmbito da graduação, como a relação entre ensino e aprendizagem, pesquisa, avaliação, relação entre professor e aluno.

“Conseguimos estabelecer, desse modo, um espaço institucionalizado para centralizar o debate sistemático de questões de interesse da graduação, capaz de aglutinar aqueles que estão na linha de frente na condução desse processo, que são os professores e os coordenadores de cursos. Os resultados têm sido bastante produtivos”, salienta Sobrinho, lembrando que o programa também está associado aos serviços de apoio didático e pedagógico oferecidos pelo Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², órgão subordinado à PRG.

A discussão fomentada pela PRG de temas relativos à graduação também encontra espaço nos Fóruns Permanentes, concebidos pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) para propiciar o intercâmbio de experiências e pesquisas feitas por profissionais e estudantes da Unicamp e profissionais de outras instituições da sociedade.

Nessa instância, que se caracteriza por ser um espaço de integração entre a comunidade interna da Unicamp com a comunidade externa à Universidade, a PRG vem adotando a rotina de desenvolver e propor matérias sintonizadas com as grandes demandas dos educadores, explica o assessor do órgão.

Trajetórias motivadoras

Angústia, ansiedade e insegurança não raro convivem com a definição de uma profissão. Para ajudar os alunos de graduação a superar o desafio da escolha da carreira a seguir ao término do curso, a PRG concebeu o Programa Trajetórias, em que personalidades de renome compartilham suas histórias inspiradoras, procurando motivar a comunidade por meio de vivências em que são apresentadas as singularidades dos percursos profissionais de cada palestrante.

A seleta galeria de palestrantes inclui, entre outros expoentes, a professora Ada Yonath, Prêmio Nobel de Química em 2009; o professor Peter Atkins, titular da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha; o professor Alberto Rojo, músico e docente de Física na Universidade de Oakland; e o cientista social pela Unicamp, Fernando Rossetti, secretário-geral do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e chairman da Wings (Worldwide Initiatives for Grantmakers Support).

“Trata-se de um projeto que impacta bastante os alunos de graduação, porque há uma ansiedade natural em relação à carreira e, nos encontros, eles têm a oportunidade de tentar se espelhar nas histórias de vida e de construção de êxito profissional apresentadas por convidados de perfil variado”, acrescenta Sobrinho.

PAD/PED

Concebidos segundo o espírito de integração que caracteriza as atividades de graduação e de pós-graduação na Universidade, os encontros de aperfeiçoamento PAD/PED têm por objetivos introduzir aos monitores (PAD) noções básicas nas áreas que fornecem subsídios teóricos para as práticas de formação de graduandos, bem como aperfeiçoar para o exercício da docência os estudantes de pós-graduação da Unicamp.

Frutos de uma parceria entre a PRG e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), os encontros se realizam em dois momentos distintos. No primeiro, a cada início de semestre letivo, ocorre a apresentação do programa aos novos grupos de monitores e estagiários em uma grande cerimônia no Centro de Convenções da Unicamp, inclusive com a presença de alunos dos campi de Limeira e Piracicaba.  O segundo momento é composto por desdobramentos dos eventos iniciais, sob a forma de seis encontros anuais de formação, onde são apresentados temas previamente selecionados com o intuito de oferecer subsídios para auxiliar o grupo PAD/PED nas suas relações com os demais alunos.

“Mesmo que não estejam na linha de frente do ensino, como um docente, os monitores e estagiários realizam uma atividade didática. Então, trazemos para esses encontros de aperfeiçoamento convidados capazes de ajudá-los a se preparar adequadamente para lidar com os desafios que terão pela frente”, observa Sobrinho. “Tratamos de temas mais pontuais, como a questão da avaliação, da afetividade, do uso da voz em sala de aula e da relação comunicativa entre professor e aluno”, exemplifica.

Ainda de acordo com ele, poder reunir em torno de um projeto comum alunos de graduação e pós-graduação é extremamente saudável, sobretudo pela riqueza do compartilhamento de experiências com os mais novos por parte daqueles que já vivenciaram a oportunidade de integrar o programa.

Na tela da TV

Acordo de cooperação técnica firmado entre a Unicamp e a Fundação Padre Anchieta vem permitindo que aulas constituintes de algumas disciplinas ministradas na Universidade sejam gravadas e exibidas com livre acesso pela Univesp TV, canal digital aberto do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. No primeiro semestre, foram apresentados os cursos de Física I e Cálculo I, e atualmente já estão disponíveis as aulas de Física II e Cálculo III.

A ideia surgiu após o sucesso das Aulas Magistrais na internet. A proposta foi utilizar o mesmo tipo de recurso para disponibilizar aos alunos da Unicamp e de outras instituições as disciplinas que, na Universidade, são aquelas com maior número de matriculados e responsáveis por índices importantes de reprovação, esclarece a professora Dora Kassisse, assessora da PRG.

Segundo ela, a receptividade da iniciativa foi extremamente positiva. Disponíveis antes da prova, as gravações dão ao aluno da Unicamp a oportunidade de assistir ou mesmo rever as aulas, o que é de grande valia para dirimir dúvidas e melhorar a preparação. Para a comunidade externa, o material, além de servir igualmente de consulta, colabora para disseminar livremente o conhecimento. De acordo com a assessora, já existe demanda na Universidade para a gravação e exibição de outras matérias.

A Univesp TV pode ser sintonizada pelo site https://univesptv.cmais.com.br. O conteúdo das disciplinas também está disponível na página de cursos da Univesp e no canal do Youtube, onde é possível conferir o elevado número de acessos.