Edição nº 545

Nesta Edição

1
2
3
4
5
6
8
9
10
11
12

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 05 de novembro de 2012 a 11 de novembro de 2012 – ANO 2012 – Nº 545

Vida acadêmica


 

Painel da semana

 

Espaço de Arte da FCA - No dia 5 de novembro, às 12h30, a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) inaugura o Espaço de Arte da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira. Instalado na Área de Convivência do Restaurante Universitário, o Espaço iniciará as atividades com a exposição de aquarelas “Impressionando o olhar de quem o alcança”, de Bernardo Caro (in memoriam). A curadoria é de Fábio Cerqueira. No evento de inauguração haverá uma apresentação musical com o violonista Denis Sartorato. Ele fará a estreia do Projeto Moldura Musical, organizado pela CDC e apoiado pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). Da solenidade devem participar o professor João Frederico da Costa Azevedo Meyer, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Margareth do Carmo Junqueira, da CDC, e servidores e alunos da FCA.

Comau - De 5 a 7 de novembro acontece, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o XXI Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (Comau). O evento científico é organizado e promovido totalmente por alunos. No dia 5 haverá apenas a apresentação dos trabalhos (à noite). Nos dias 6 e 7 ocorrem palestras e mesas-redondas com a temática “Terminalidade e Geriatria”, além da premiação dos melhores trabalhos inscritos. A abertura do Comau será no dia 6, às 18 horas, no Auditório da FCM. O Pré-congresso será transformado em Pós-congresso, com a temática “Esporte e Saúde”, a ser realizado no dia 10 de novembro. O local de realização do Comau é o conjunto de salas de aula e o Auditório da FCM.

Colóquio Brasil/Espanha - O Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação (Lantec) da Faculdade de Educação (FE) organiza no dia 6 de novembro, o I Colóquio de cooperação internacional Brasil/Espanha. Será às 9 horas, no Salão Nobre da FE. Mais detalhes: 19-3521-5678.

IV Simtec - O Simpósio de Profissionais da Unicamp (Simtec) ocorre nos dias 6 e 7 de outubro, no Centro de Convenções. Abertura: 9 horas. O evento tem como tema central “Conhecimento e experiência: reconhecendo fronteiras e construindo pontes”. Inscrições e outras informações podem ser obtidas na página eletrônica https://sistemas.rei.unicamp.br/ggbs/simtec/. O Simtec é um evento organizado por funcionários da Unicamp, integrantes das diversas carreiras, cujo objetivo é expor trabalhos e ações institucionais, desenvolvidas em suas atividades diárias na universidade.

Pintura em caixa de madeira - O Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS-Guanabara) oferece a oficina de artesanato “Pintura em caixa de madeira”. Parte do Projeto “Trocando Idéias e Experiências”, ela é realizada em parceria com o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e tem como público-alvo funcionários (inclusive aposentados). A oficina acontece no dia 6 e também no dia 8 de novembro, às 18 horas, na sede do CIS-Guanabara (rua Mário Siqueira 829), no bairro do Botafogo, em Campinas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link www.cisguanabara.unicamp.br. Mais informações: 19-3233-7801.

Bazar beneficente - A SOS Ação Mulher e Família, entidade conveniada à Fundação FEAC, promove no dia 7 de novembro, um bazar com o objetivo de angariar recursos em prol da instituição. O evento será no Terminal de Barão Geraldo (Rua Luiz Vicentin, s/nº – Distrito de Barão Geraldo, Campinas/SP), das 8h às 17 horas. Para realizar o bazar, a entidade está arrecadando diversos artigos como roupas, sapatos, bolsas, livros, CDs, eletroeletrônicos e roupa de cama, mesa e banho. Os interessados em fazer doações devem entregar os itens usados – em bom estado – até o dia 6 de novembro, das 8h30 às 17h, na sede da entidade, localizada à Rua Dr. Quirino 1856 - 1º andar – Centro, Campinas/SP.

Observatório da Educação - O Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação (Lantec) da Faculdade de Educação (FE) organiza no dia 7 de novembro, às 9 horas, no Salão Nobre da FE, evento sobre o Projeto Observatório da Educação. O projeto tem como objetivo estabelecer o design de um ambiente educacional, que utilizando das linguagens proporcionadas pelas tecnologias da informação e comunicação, ofereça o desenvolvimento de um programa de capacitação de professores para o ensino fundamental. O encontro é parte integrante do projeto “M-learning: uma implantação inovadora” financiado pela Capes. Mais informações: 19-3521-5678.

Biocombustíveis sólidos de 2ª geração  – Workshop sobre o assunto acontece no dia 7 de novembro, às 9h30, no Departamento de Física Aplicada do IFGW. A introdução será feita pelo professor Carlos A. Luengo (IFGW). O primeiro tema, “Tecnologias de compactação. Ensaios, Estado da arte. Trabalhos desenvolvidos no GCA na ultima década” será abordado por Felix Fonseca Felfli. O segundo, “Problemas logísticos associados à produção de biocombustíveis a partir de resíduos agroindustriais”, por Walfrido Alonso Pippo. Mais informações: pippo@ifi.unicamp.br

Aulas Magistrais - A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) recebe, dia 7 de novembro, no próximo “Aulas Magistrais”, o professor e ex-reitor da Unicamp, José Martins Filho. Na Sala CB-05, às 12h30, no Ciclo Básico I, ele fala sobre as relações familiares no mundo contemporâneo e a infância. Mais detalhes no link https://www.prg.unicamp.br/aulas/index.php/aulas

Mostra Holográfica - O tradicional evento sobre Holografia tem mais uma edição no dia 7 de novembro, das 15 às 17h30, no Planetário Municipal de Campinas. É aberto para escolas públicas e ao público em geral. Consta de palestra audiovisual 3D e uma série de experimentos sobre óptica de imagens. Interessados podem se inscrever no site www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/expo.htm. A mostra é organizada pelo professor José Joaquín Lunazzi, do Instituto de Física (IFGW) da Unicamp. O Planetário está localizado no Parque Portugal, em Campinas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 19-3521-2451 ou e-mail lunazzi@ifi.unicamp.br

Vestibulinho do Cotil - O Colégio Técnico de Limeira prorrogou a data de inscrições para o Exame de Seleção 2013. Elas podem ser feitas até 8 de novembro, no site www.cotil.unicamp.br. O exame será realizado no dia 25, às 14 horas. Mais informações: 19-2113-3378, 2113-3303 ou e-mail cotil@cotil.unicamp.br

Fórum de Esporte e Saúde - Com o tema “Modelos de Assistência Nutricional Hospitalar no Século XXI”, no dia 8 de novembro, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, acontece mais uma edição do Fórum Permanente de Esporte e Saúde. O evento é organizado por Harumi Kinchoku e Salete Brito. Programação, inscrições e outras informações no site https://foruns.bc.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/saude56.html ou telefone 19-3521-4759.

A experiência dos BRICS - O Centro de Estudos Avançados (CEAv) organiza no dia 8 de novembro, às 9 horas, no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), o debate “Ensino superior e desenvolvimento: a experiência dos BRICS”. Site do evento: https://www.gr.unicamp.br/ceav/brics/index.html. Outras informações: 19-3521-4171.

Inovação Tecnológica na Educação – Simpósio objetiva promover discussão, disseminação, troca de informações e a apresentação de soluções de inovação tecnológica visando aplicações na área da Educação.  Será realizado no dia 8 de novembro, às 9 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE). Organização: Lantec. Mais informações: https://lantec.fae.unicamp.br/inova2012 ou telefone 19-3521-5678. E-mail do evento: amaral@unicamp.br

Fórum de Ciência e Tecnologia - Próxima edição será realizada no dia 9 de novembro, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. Terá como tema “Tecnologias na Educação: transformações na escola e na universidade”. Inscrições, programação e outras informações no link https://foruns.bc.unicamp.br/foruns/projetocotuca/forum/htmls_descricoes_eventos/tecno59.html ou telefone 19-3521-4759.

Fóruns Permanentes 2013 - A Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) recebe, até o dia 9 de novembro, propostas de fóruns para o calendário de 2013. Os docentes interessados devem preencher formulário eletrônico no link /unicamp/sites/default/files/field/arquivo/propostadeforumpara2013.doc e encaminhá-lo para o e-mail forunspermanentes.cgu@reitoria.unicamp.br. Os contemplados serão notificados por e-mail. São 48 datas reservadas no CDC. A seleção levará em consideração a possibilidade de espaço e a diversidade de temáticas. Se houver necessidade, alguns proponentes poderão ser chamados para uma reunião. O resultado final deverá ser divulgado até o dia 29 de novembro.

Vestibular - A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) realiza no dia 11 de novembro, as provas de Redação e de Conhecimentos Gerais do Vestibular Nacional. Horário limite para acesso aos locais de provas: 13 horas. A Comvest recomenda que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência. O tempo máximo de prova é de cinco horas. Tempo mínimo em sala: três horas e trinta minutos. Os candidatos não poderão entrar na sala de provas com celulares. Os que forem pegos (com o aparelho celular desligado, com ou sem bateria), serão eliminados do Vestibular.

 

Teses da semana

 

Alimentos - “Caracterização bioquímica e compostos bioativos de Macaúba (acrocomia aculeata (jacq.) lodd. ex mart.)” (doutorado). Candidata: Priscila Becker Siqueira. Orientadora: professora Gabriela Alves Macedo. Dia 6 de novembro, às 14 horas, na FEA.

Biologia - “Modificações químicas e caracterização farmacológica das Miotoxinas PhTX-I e PhTX-II isoladas do veneno de Porthidium hyoprora” (doutorado). Candidato: Salomón Huancahuire Vega. Orientador: professor Sérgio Marangoni. Dia 7 de novembro, às 9 horas, na sala defesa de teses da CPG/IB.

Computação - “Métodos de visão computacional aplicados à ciência forense” (doutorado). Candidata: Fernanda Alcântara Andaló. Orientadora: professora Siome Klein Goldenstein. Dia 9 de novembro, às 14 horas, no auditório IC 2,  Sala 85 do IC.

Educação Física - “Torcidas organizadas e seus jovens torcedores: diversidades e normativas do torcer” (mestrado). Candidato: Vitor dos Santos Canale. Orientadora: professora Heloisa Helena Baldy dos Reis. Dia 8 de novembro, às 14h30, no Auditório da FEF.

Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - “O resíduo sólido urbano como fonte renovável para geração de energia elétrica: aspectos econômicos e sócio-ambientais” (doutorado). Candidato: Sérgio Augusto Lucke. Orientador: professor Carlos Alberto Mariotoni. Dia 6 de novembro, às 14 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEC.
- “Sistematização do processamento de dados gravimétricos aplicados à engenharia” (doutorado). Candidato: Rogério Rodrigues Amarante. Orientador: professor Jorge Luiz Alves Trabanco. Dia 9 de novembro, às 14 horas, na sala de defesa de teses da CPG/FEC.

Física - “Efeitos dinâmicos no transporte eletrônico em sistemas moleculares baseados em DNA” (doutorado). Candidato: Carlos José Paez Gonzalez. Orientador: professor Peter Alexander Bleinroth Schulz. Dia 6 de novembro, às 10 horas, na sala de seminários do DFMC/ IFGW.

Linguagem - “De romance imoral a obra-prima: trajetórias de Madame Bovary” (doutorado). Candidata: Andréa Correa Paraiso Müller. Orientadora: professora Márcia Azevedo de Abreu. Dia 7 de novembro, às 14 horas, na sala de defesa de teses do IEL.
- “Sociossemiótica da produção audiovisual: uma proposta metodológica para análise multimodal da comunicação em vídeo” (doutorado). Candidato: Rodrigo Esteves de Lima Lopes. Orientadora: professora Denise Bértoli Braga. Dia 9 de novembro, às 13 horas, na sala de defesa de teses do IEL.

Odontologia - “Estratégia alternativa de otimização em duas camadas de uma Unidade de Craqueamento Catalítico-FCC: implementação de algoritmos genéticos e metodologia híbrida de otimização” (doutorado). Candidato: José Fernando Cuadros Bohórquez. Orientador: professor Rubens Maciel Filho. Dia 5 de novembro, às 14 horas, na sala de defesa de teses da FOP.

Química – “Caracterização de óleos essenciais com atividade antifúngica por Cromatografia Gasosa Bidimensional Abrangente GC×GC” (mestrado). Candidata: Karina Fukuda. Orientador: professor Fabio Augusto. Dia 5 de novembro, às 14 horas na sala E-312 do IQ.

 

Destaque do portal

 

Artigo avalia os impactos

da Copa do Mundo ao país


 As projeções sobre os impactos econômicos proporcionados pela realização da Copa do Mundo costumam ser superestimadas. Estas, dificilmente se concretizam, pois são formuladas levando em conta a conjunção de inúmeros fatores, sempre no cenário mais favorável possível. O alerta, com referência ao Mundial de 2014, que terá o Brasil como anfitrião, está em artigo assinado pelo professor Marcelo Weishaupt Proni, diretor associado do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, em parceria com o economista Leonardo Oliveira da Silva. Disponibilizado na página do IE, na seção “Textos para Discussão” (www.eco.unicamp.br/index.php/textos), o texto faz uma análise crítica acerca das contribuições que o evento pode trazer ao país.

De acordo com Proni, as previsões otimistas sobre os possíveis impactos e legados que um megaevento como a Copa pode trazer servem principalmente para justificar os altíssimos investimentos que o país-sede tem que fazer para organizá-lo. “No artigo, nós procuramos mostrar que o potencial de impacto é maior para um país em desenvolvimento do que para um país rico. No caso da África do Sul, foram registrados impactos positivos, mas eles não alcançaram a população como um todo. Alguns grupos e setores ganharam, mas estudos demonstraram que a maioria dos sul-africanos não obteve ganhos significativos com o Mundial”, afirma.

No Brasil, conforme Proni, existem centros nos quais a modernização dos estádios pode ajudar a impulsionar o futebol e alavancar negócios. Em outros, isso não deverá acontecer, e as arenas esportivas tenderão a se transformar em “elefantes brancos”. “Mesmo havendo a possibilidade de usar esses espaços para outras atividades, como a realização de shows musicais, o investimento dificilmente será recuperado em relação a alguns deles. Por outro lado, a Copa pode deixar um legado em termos de infraestrutura urbana, mas essas obras que teriam que ser feitas de qualquer maneira. O Mundial está somente ajudando a estabelecer um cronograma para elas”, acredita.

O diretor associado do IE observa que estudos demonstram que quanto maior é a participação do setor privado nos empreendimentos relacionados ao Mundial, melhor é o aproveitamento dos mesmos. “Quando se tem uma dependência muito grande de recursos públicos, como é o caso brasileiro, a situação não é tão favorável. Como o país não dispõe de recursos abundantes, o dinheiro destinado às obras da Copa deixa de ser aplicado em outras áreas, como saúde, educação e moradia”, lembra.

Ainda em relação ao caso do Brasil, Proni considera que a Copa dificilmente trará impactos significativos no que se refere à arrecadação de tributos ou geração e empregos, para citar dois segmentos. “Quando o governo brasileiro decidiu organizar a Copa, ele enxergou nisso uma oportunidade estratégica para fortalecer a imagem do país no cenário internacional. O objetivo é dizer: ‘olha, nós somos capazes de organizar um evento desse porte’. Esta é a mensagem. Quando a discussão fica restrita aos impactos econômicos, essa dimensão mais ampla fica relegada a segundo plano”, observa o economista.

Ainda segundo ele, no momento em que o Brasil está pretendendo se modernizar, a Copa pode vir a ser um bom catalisador de iniciativas nesse sentido. “Isso não significa que as promessas contidas nas projeções vão se concretizar. Um legado importante que o Mundial pode trazer diz respeito ao desenvolvimento de mecanismos de fiscalização sobre os gastos públicos relativos ao evento. Tanto a Caixa [Econômica Federal] quanto o BNNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] têm sido muito criteriosos na liberação de recursos, para evitar eventuais superfaturamentos. Essa postura é muito positiva”, avalia. (Manuel Alves Filho)