Tecnologia brasileira no mercado financeiro dos Estados Unidos

Depois de ajudar a desenvolver o Pix, a Matera, empresa fundada por ex-alunos da Unicamp, mira expansão internacional com novas aquisições e contratações

Fotos

Selo InovaEm 1987, quando o termo startup começava a se popularizar, cinco estudantes do curso de Ciências da Computação da Unicamp criaram a Software Design, empresa responsável por criar sistemas para clubes e videolocadoras. Hoje, 35 anos depois, a pequena empresa nascida nos corredores da Unicamp chama-se Matera, que desenvolve produtos e soluções para serviços financeiros e que registra uma escalada de crescimento: em 2021, a companhia registrou uma expansão de cerca de 30% e atingiu um faturamento de R$ 236 milhões.

O sucesso pode ser explicado tanto pela proximidade da empresa com a Universidade quanto pela filosofia de vida de seus empreendedores, que mantêm viva a vontade de moldar o futuro. “Nosso DNA é fazer diferente”, afirma Carlos Netto, CEO e cofundador da Matera. Desde o inicio, a empresa percebeu a importância de gerar ativos e propriedade intelectual para continuar se destacando.

A inovação tecnológica é o motor dos negócios da Matera. Na década de 1990, a equipe já dominava conceitos e tecnologias que promoveriam a transformação digital experimentada de forma marcante nos últimos anos. A necessidade de rentabilizar o negócio fez a empresa migrar suas operações para o setor bancário. De lá para cá, a companhia esteve presente na criação do Sistema Brasileiro de Pagamentos (SBP) e, mais recentemente, participou de maneira ativa, junto ao Banco Central, do desenvolvimento do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), que deu origem ao Pix. Agora, com a implantação do FedNow, sistema norte-americano de pagamentos instantâneos, volta seus olhos para os Estados Unidos. “Estamos muito felizes em ter iniciado a operação nos Estados Unidos. Mais do que nunca, estamos preparados para esse novo e importante passo”, comenta Netto.

Expansão internacional e geração de empregos

A Matera é considerada uma das melhores empresas de médio porte para se trabalhar na área de tecnologia no Brasil. Título esse que carrega há mais de uma década. Neste ano, somou mais de 850 colaboradores nos escritórios de Campinas, São Paulo, Maringá, Waterloo, no Canadá, e São Francisco, nos Estados Unidos, além dos colaboradores espalhados por outras cidades de todo o Brasil

.A empresa já atinge 55 milhões de contas em mais de 240 bancos e fintechs e está presente em 1,6 bilhão de transações Pix feitas por ano no país. Desde 2020, tem como sócia minoritária no negócio o private equity Kinea, que investiu R$ 100 milhões na companhia. O aporte ajudou a concretizar a compra da plataforma de crédito digital Onidata, no primeiro semestre de 2022. A aquisição amplia o portfólio de produtos da Matera para incluir entre seus clientes empresas que atendem pessoas físicas, em operações como as de financiamento de veículos, empréstimos e crédito consignado.

A Matera é signatária do Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU), por meio do qual se compromete a atuar estrategicamente para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU. “Os pilares do ESG vêm se consolidando na atuação da Matera. Isso nos leva a tornar cada vez mais público e transparente nosso compromisso com a construção de um mundo sustentável, de engajar nossos stakeholders e de somar esforços em redes de parceiros que compartilham dos mesmos valores”, comenta a gerente administrativa e de sustentabilidade corporativa da Matera, Denise Castilho.

Desafio Unicamp

Com o olhar em busca de novidades, a Matera apoiou o Desafio Unicamp 2022, uma competição organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp para estimular a criação de novos negócios, a partir de tecnologias protegidas da Universidade, e também foi apoiadora do 16º Encontro Anual Unicamp Ventures, em 2021, principal evento de conexão entre empreendedores do ecossistema da Unicamp com alunos e pesquisadores que desejam conhecer o mundo do empreendedorismo.

“O Desafio Unicamp tem tudo a ver com o nosso DNA de inovação e ainda promove a criação de novas startups para explorar as tecnologias desenvolvidas na Universidade, uma ideia fantástica, que fazemos questão de patrocinar há muitos anos. Uma iniciativa como essa não existia na época em que abrimos nossa empresa. Se existisse, teria nos ajudado a acertar mais rapidamente. Dada a nossa gratidão pelo ensino de qualidade que a Unicamp nos proporcionou, entendemos a importância de apoiar as iniciativas da Inova Unicamp no sentido de promover o ecossistema empreendedor de Campinas e região”, explica Carlos André Guimarães, diretor executivo da Matera.

Ecossistema da Unicamp

Esta matéria foi publicada originalmente no site da Inova Unicamp. Ela faz parte da série de reportagens produzidas pela Inova sobre as empresas que compõem o ecossistema empreendedor da Unicamp. Saiba que tipos de empresa podem integrar esse ecossistema e como se cadastrar na página de Vivência Empreendedora.

Imagem de capa JU-online
Tecnologia brasileira no mercado financeiro dos Estados Unidos