NOTÍCIAS

Tecnologia da Unicamp usa argila na produção de ‘escudo’ para antibióticos

Trata-se de uma estratégia mais sustentável para separar e purificar o ácido clavulânico. A patente está disponível para o licenciamento de empresas interessadas 

Edição de imagem

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas desenvolveram uma estratégia mais sustentável para separar e purificar o ácido clavulânico. Esse importante fármaco age como escudo protetor de antibióticos no combate a bactérias resistentes. A invenção propõe o uso de um insumo natural à base de argila aniônica, conhecido também como hidróxido duplo lamelar (HDL), em substituição ao que é usado pela indústria. Atualmente, esse processo é feito com resinas químicas. 

“Nossa tecnologia propõe a substituição dessas resinas químicas por substâncias menos agressivas ao meio ambiente e mais interessantes do ponto de vista econômico, tendo em vista que estão disponíveis na natureza”, explica Marcus Bruno Soares Forte, professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp e um dos inventores da tecnologia.

O trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Laboratório de Engenharia Metabólica e Bioprocessos da FEA, dentro de um projeto temático da FAPESP e resultou no depósito de um pedido de patente. Com o apoio da Agência de Inovação da Unicamp, a tecnologia está disponível para o licenciamento de empresas interessadas em aplicar o sistema em suas linhas de produção.  

Antibiótico dos antibióticos

O aumento da resistência bacteriana a antibióticos traz cada vez mais preocupação para a área da saúde. O relatório anual “Antibacterial Pipeline”, divulgado em abril pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta para a crescente ameaça à capacidade de tratarmos infecções bacterianas com sucesso. De acordo com o organismo internacional, o mundo ainda não conseguiu desenvolver os tratamentos antibacterianos necessários. Nesse cenário, trabalhos voltados para a produção de ácido clavulânico se apresentam importantes pela capacidade desse composto auxiliar na eficiências de medicamentos já existentes.

“A gente sabe que o problema da resistência que vem sendo observada em vários microrganismos é, em parte, devido ao mau uso dos antibióticos. O ácido clavulânico age justamente diminuindo a adaptação desses microrganismos. Ele é um antibiótico, mas tem como principal função diminuir a resistência das bactérias a uma classe específica de antibióticos da qual faz parte”, explica Francisco Maugeri Filho, professor da FEA que juntamente com a professora Maria Isabel Rodrigues também integram o quadro de inventores da patente. 

O ácido clavulânico é um potente inibidor de enzimas conhecidas como beta-lactamases que degradam e desativam as propriedades antibacterianas de alguns medicamentos para o tratamento de infecções. Quando associado a outros fármacos, ele cria um mecanismo de defesa que ‘engana’ e protege o antibiótico do ataque das bactérias, potencializando sua ação. Por essas características, o ácido clavulânico aplicado pela indústria farmacêutica na sua forma de sal, chamado de clavulanato de potássio, tem sido usado com antibióticos beta-lactâmicos, como a amoxicilina.

Leia matéria na íntegra publicada no site da Agência de Inovação. 

Imagem de capa JU-online
Trata-se de uma estratégia mais sustentável para separar e purificar o ácido clavulânico. A patente está disponível para o licenciamento de empresas interessadas 

twitter_icofacebook_ico