NOTÍCIAS

Caminhada, futebol e musculação lideram a preferência dos brasileiros

Após analisar dados epidemiológicos de 60.202 pessoas, acima dos 18 anos, constatou-se que a caminhada é a principal prática esportiva da população brasileira

Edição de imagem
Pessoas caminham na Lagoa do Taquaral, em Campinas: prática é a principal entre os brasileiros
Pessoas caminham na Lagoa do Taquaral, em Campinas: prática é a principal entre os brasileiros

Após analisar os dados epidemiológicos de 60.202 pessoas, acima dos 18 anos, um grupo de pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp verificou que a caminhada é a principal prática esportiva entre os brasileiros. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, estão o futebol e a musculação. O estudo também constatou que os fatores socioeconômicos são variantes importantes para a incorporação de tais atividades à rotina de lazer e atividade física da população do país.

É certo que a prática de atividade física contribui na prevenção e tratamento de doenças e incapacidades e, realizada no tempo de lazer, além de cuidar de problemas emocionais, também estimula o relacionamento social. Por isso, os pesquisadores buscaram responder às seguintes perguntas: Qual é a prática esportiva mais frequente entre os brasileiros?  O gênero, a idade, a raça, a cor da pele ou a renda mensal per capita são fatores que influenciam na escolha da atividade desportiva? As respostas para essas e outras perguntas é o conteúdo de um artigo publicado recentemente na revista internacional Public Library of Science (Plos One)

Leia o artigo na íntegra.

“Nosso estudo encontrou grandes desigualdades entre grupos demográficos e socioeconômicos no tipo de atividade física praticada pela população brasileira, enriquecendo nosso entendimento sobre as práticas que são mais ou menos propagadas em cada grupo”, comenta a educadora física e epidemiologista do Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde (CCAS) da FCM, Margareth Guimarães Lima, uma das autoras da pesquisa.

De acordo com a pesquisadora, alguns tipos de exercícios são mais democráticos e não dependem de locais ou aparelhos específicos para sua prática, como a caminhada e a corrida na rua. Já outros podem ser mais caros ou até demandar equipamentos mais sofisticados. O tipo de exercício físico que se pratica também pode ser derivado de fatores culturais.

“O futebol, por exemplo, é um marcador socioeconômico. É a única modalidade de atividade física no lazer com maior prevalência entre os mais pobres e entre os pretos e pardos. A prática desse esporte deve ser encorajada a fim de garantir alguma atividade desse tipo entre os grupos socioeconômicos mais vulneráveis”, argumenta Margareth.

Embora algumas políticas para ampliar o nível de atividade física da população tenham sido implementadas na última década, como as academias ao ar livre e a prática de atividade física nas unidades básicas de saúde, o estudo aponta que elas devam ser frequentemente avaliadas e repensadas.

“A realização de ações constantes de educação para a saúde, assim como a oferta de locais seguros e agradáveis para a prática de atividade física; a revisão e a manutenção das políticas de promoção da atividade física, são importantes estratégias na redução das desigualdades sociais na prática de atividade física”, explica a pesquisadora do CCAS.

 

Quem pratica o quê

Caminhada
É a modalidade de prática esportiva mais frequente entre os brasileiros acima dos 18 anos de idade.

Futebol
Segundo lugar entre as atividades mais frequentes entre os brasileiros, o futebol é mais frequentemente praticado entre os homens e muitíssimo baixo entre as mulheres.

Apenas quatro em cada 1.000 mulheres brasileiras têm o futebol como prática principal. Fatores culturais e relativos ao preconceito no esporte, privando as meninas de mais uma opção de prática esportiva, podem ajudar a explicar o fenômeno.

Musculação
É a terceira atividade física mais relatada como principal na população brasileira. A adesão entre mulheres e idosos é baixa. A cada mil pessoas, apenas 36 mulheres e nove idosos têm este exercício como principal.

A musculação para estes grupos populacionais pode trazer importantes benefícios considerando sua contribuição em relação ao ganho de massa muscular e óssea, sendo exercícios consideráveis para prevenir e controlar doenças musculoesqueléticas como a osteoporose.

Hidroginástica
Muito comum entre mulheres idosas, a hidroginástica é uma prática de atividade física quase inexistente entre os adolescentes.

Dança
Como principal atividade física, a Dança é quase três vezes mais prevalente entre os ricos.

Imagem de capa JU-online
Audiodescrição: Foto das pernas de três pessoas fazendo caminhada

twitter_icofacebook_ico