ano 2018
Conheça a UniversidadePesquisa na UniversidadeCentros e NúcleosCentros e NúcleosProdução Científica em 2018Logotipo da UnicampClique para a página inicial

  você está aqui: IA
    
 Ciências Biomédicas
 Ciências Exatas
 Ciências Humanas, Sociais e Artes
FE
IA
IE
IEL
IFCH
 Ciências da Engenharia
IA - Teses de doutorado
 
Instituto de Artes
 
Teses de doutorado
 
1.
  O sagrado manifesto na cena: composição de espaços internos e externos propícios à hierofânia. Autor: Ana Paula Ibañez, Orientador: Marilia Vieira Soares. Data da defesa: 18/12/2018.
 
2.
  A PRESENÇA DA MÚSICA EM SALAS INCLUSIVAS DE ARTE DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE INDAIATUBA – SP: ESTUDOS, OBSERVAÇÕES E PROPOSTAS, Autor: Karen Ildete Stahl Soler Zaneti, Orientador: Adriana do Nascimento Araújo Mendes. Data da defesa: 18/12/2018.
 
3.
  Estudo interpretativo da obra Janissary Music de Charles Wuorinen, Autor: Ricardo de Figueiredo Bologna, Orientador: Fernando Augusto de Almeida Hashimoto. Data da defesa: 14/12/2018.
 
4.
  EM DEMOLIÇÃO: NOTAS SOBRE DESENHO, PROCESSO, LUGAR, Autor: Glayson Arcanjo de Sampaio, Orientador: Sylvia Helena Furegatti. Data da defesa: 06/12/2018.
 
5.
  O DISCURSO MUSICAL DE ALMEIDA PRADO NA OBRA METALOSFERA: UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA, Autor: Robson Alexandre de Nadai, Orientador: Carlos Fernando Fiorini. Data da defesa: 26/10/2018.
 
6.
  O pianismo de Ronaldo Miranda em seu Concerto para Piano e Orquestra (1983), Autor: Laura Moraes Umbelino, Orientador: Mauricy Matos Martin. Data da defesa: 01/10/2018.
 
7.
  ARTE & ARQUITETURA, CORPO E ESTRUTURA: CARACTERÍSTICAS DAS OBRAS DE ARTE TENSIONADAS PELO ESPAÇO ARQUITETÔNICO – CASOS DE HAVANA E SÃO PAULO, Autor: Andrés Inocente Martín Hernández, Orientador: Haroldo Gallo. Data da defesa: 25/09/2018.
 
8.
  GENEALOGIAS IMAGINÁRIAS:MEMÓRIAS IMPRESSAS E ESCAVADAS, Autor: Fábio Lima Freire, Orientador: Luise Weiss. Data da defesa: 20/09/2018.
 
9.
  Teatro Horizontal: Ficções de Si, Autor: Juliano Ricci Jacopini, Orientador: Suzi Frankl Sperber. Data da defesa: 31/08/2018.
 
10.
  Do Ki à Cena - O Aikidô como proposta de criação artística, Autor: Juliana Alves Gurgel Fernandes, Orientador: Cassiano Sydow Quilici. Data da defesa: 30/08/2018.
 
11.
  " O documentário contemporâneo no Brasil e na França: políticas e estratégias de expansão do mercado". Autor: Teresa Noll Trindade, Orientador: Marcius César Soares Freire. Data da defesa: 30/08/2018.
 
12.
  GESTOS PICTÓRICOS-ENSAÍSTICOS: A CÂMERA-PINCEL DE DEREK JARMAN, Autor: Luiz Carlos Andreghetto, Orientador: Francisco Elinaldo Teixeira. Data da defesa: 29/08/2018.
 
13.
  A MOLDURA COMO FORMADORA DA PERSONAGEM – SHAKESPEARE, MACHADO DE ASSIS E FERNANDO PESSOA, POETAS DO DISFARCE E DA MÁSCARA. Autor: Francisco Egydio de Carvalho, Orientador: Marcelo Ramos Lazzaratto. Data da defesa: 28/08/2018.
 
14.
  Samba e Mímesis Corpórea: encontros compositivos para a criação do corpo espetáculo “Uji - O Bom da Roda”, Autor: Eduardo Conegundes de Souza, Orientador: Renato Ferracini. Data da defesa: 27/08/2018.
 
15.
  Habitar a Imagem e Provocar a Matéria: a imaginação colaborativa no processo de criação dos espetáculos Banho & Tosa e Bonecas Quebradas, Autor: Luciana Mitkiewicz de Souza, Orientador: Ana Cristina Colla. Data da defesa: 27/08/2018.
 
16.
  “RENASCER”: NARRATIVA CORDIAL E ESTILO MANEIRISTA NA TELENOVELA BRASILEIRA, Autor: Álvaro André Zeini Cruz, Orientador: Gilberto Alexandre Sobrinho. Data da defesa: 24/08/2018.
 
17.
  MÚSICA PARA VOZ NÃO ACOMPANHADA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX, Autor: Laiana Lopes de Oliveira, Orientador: Denise Hortencia Lópes Garcia. Data da defesa: 24/08/2018.
 
18.
  O desenvolvimento da identidade corporal do artista da cena por meio do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), Autor: Natália Vasconcellos Alleoni, Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues. Data da defesa: 24/08/2018.
 
19.
  Poéticas da presença e mise-en-presença nos filmes de Rogério Sganzerla, Autor: Régis Orlando Rasia, Orientador: Francisco Elinaldo Teixeira. Data da defesa: 23/08/2018.
 
20.
  Corpos Despedaçados: Choque e espectação nas artes da cena, Autor: Alessandra Fernandes Montagner, Orientador: Matteo Bonfitto Júnior. Data da defesa: 22/08/2018.
 
21.
  EXPANDINDO O MÉTODO BAILARINO-PESQUISADOR-INTÉRPRETE (BPI) PARA CRIANÇAS: A FORMAÇÃO DO DIRETOR E A PESQUISA DE CAMPO DAS FESTIVIDADES DE BOI NO BRASIL, Autor: Mariana Floriano, Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues. Data da defesa: 22/08/2018.
 
22.
  Corpo Fronteira - dança e loucura em estados de criação, Autor: Bruna Martins Reis, Orientador: Cassiano Sydow Quilici. Data da defesa: 21/08/2018.
 
23.
  Natureza-Morta: Percurso e Desdobramentos nos Livros de Artista, Autor: Marcia Sousa da Rosa, Orientador: Luise Weiss. Data da defesa: 31/07/2018.
 
24.
  A condição do ator em formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate, Autor: Tiago Moreira Fortes, Orientador: Renato Ferracini. Data da defesa: 31/07/2018.
 
25.
  PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM DANÇA: contribuições do Body-Mind Centering™ e do Axis Syllabus, Autor: Juliana Carvalho Franco da Silveira, Orientador: Júlia Ziviani Vitiello. Data da defesa: 30/07/2018.
 
26.
  Estudo sobre as nuances diferenciais entre Playing, Acting e Personating, Autor: Aline Castaman, Orientador: Suzi Frankl Sperber. Data da defesa: 05/07/2018.
 
27.
  ELABORAÇÃO DE ARRANJO PARA PIANO SOLO A PARTIR DOS PROCEDIMENTOS COMPOSICIONAIS DE GILSON PERANZZETTA, Autor: Everson Ribeiro Bastos, Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos. Data da defesa: 04/07/2018.
 
28.
  ILINX: JOGOS E MEMÓRIAS E ESTRATÉGIAS DE CONVITE À PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO EM TRABALHOS DE DANÇA, TEATRO E PERFORMANCE QUE ACONTECEM NA RUA, Autor: André Sarturi, Orientador: Holly Elizabeth Cavrell. Data da defesa: 02/07/2018.
 
29.
  A RETÓRICA DO GESTO: Intersecção entre linguagem e sensação na poética da dramaturgia, Autor: Igor Alexandre Capelatto, Orientador: Ernesto Giovanni Boccara. Data da defesa: 15/06/2018.
 
30.
  Batucada: experiência em movimento, Autor: Francisco de Assis Santana Mestrinel, Orientador: José Roberto Zan. Data da defesa: 28/02/2018.
 
31.
  HENRIQUE OSWALD: DOIS ESTUDOS PARA PIANO- CONTEXTUALIZAÇÃO E ANÁLISE PARA PERFORMANCE, Autor: Juliano Alves dos Santos, Orientador: Mauricy Matos Martin. Data da defesa: 28/02/2018.
 
32.
  MOACIR SANTOS GHOSTWRITER: A COMPOSIÇÃO DE TRILHAS MUSICAIS NO PERÍODO NORTE-AMERICANO, Autor: Lucas Zangirolami Bonetti, Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco. Data da defesa: 28/02/2018.
 
33.
  A FOTOGRAFIA COMO AGENTE INFLUENCIADOR DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DE POVOS SEMI-ISOLADOS: ÍNDIOS DO ALTO XINGU, Autor: Ricardo Magoga Gallarza, Orientador: Ernesto Giovanni Boccara. Data da defesa: 28/02/2018.
 
34.
  ESTUDO INTERPRETATIVO DA OBRA VARIAÇÕES RÍTMICAS OPUS 15 DE MARLOS NOBRE, Autor: Rodolfo Vilaggio Arilho, Orientador: Fernando Augusto de Almeida Hashimoto. Data da defesa: 28/02/2018.
 
35.
  Interatividade e narratividade sonora nos games, Autor: Fernando Emboaba de Camargo, Orientador: José Eduardo Fornari Novo Junior. Data da defesa: 27/02/2018.
 
36.
  MetaFlauta: uma abordagem ecológica aplicada ao design e processos criativos a partir de um instrumento expandido, Autor: Gabriel Rimoldi de Lima, Orientador: Jonatas Manzolli. Data da defesa: 27/02/2018.
 
37.
  Nara Leão: canção popular, performance e crítica nos anos 60, Autor: Ismael de Oliveira Gerolamo, Orientador: José Roberto Zan. Data da defesa: 27/02/2018.
 
38.
  Preparo vocal para coros infantis: considerações e propostas pedagógicas, Autor: Juliana Melleiro Rheinboldt, Orientador: Ângelo José Fernandes. Data da defesa: 27/02/2018.
 
39.
  As Damas Trocadas de Marcos Portugal: um estudo sobre a prática da ópera em língua portuguesa no século XVIII, Autor: Nataniel Marcos Bádue Filho, Orientador: Adriana Giarola Kayama. Data da defesa: 26/02/2018.
 
40.
  Música e Poética nas Zarzuelas de José de Nebra, Autor: Iara Luzia Fadel Rodriguez, Orientador: Paulo Mugayar Kühl. Data da defesa: 23/02/2018.
 
41.
  O viajante no labirinto: a crítica ao exotismo na obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça, Autor: Guilhermina Maria Lopes Carvalho Santos, Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira. Data da defesa: 22/02/2018.
 
42.
  Trajetórias do Movimento na Performance de Técnicas Estendidas ao Piano, Autor: Vânia Eger Pontes, Orientador: Jonatas Manzolli. Co-Orientador: Marcelo Mortensen Wanderley. Data da defesa: 22/02/2018.
 
43.
  A linguagem da música contemporânea para a trompa natural, Autor: Jaqueline de Paula Theoro, Orientador: Eduardo Augusto Ostergren. Co-Orientador: Helena Jank. Data da defesa: 21/02/2018.
 
44.
  Obras Brasileiras da Coleção Turibio Santos: processo de elaboração de uma edição crítica, Autor: Fernando Augusto Rodrigues, Orientador: Fábio Scarduelli. Data da defesa: 20/02/2018.
 
45.
  BALADA PARA TROMPA EM FÁ E PIANO DE ALMEIDA PRADO: EDIÇÃO CRÍTICA E PREPARAÇÃO TÉCNICA, Autor: Lucca Zambonini Soares, Orientador: Carlos Fernando Fiorini. Co-Orientador: Paulo Adriano Ronqui. Data da defesa: 20/02/2018.
 
46.
  O ENSINO DO VIOLÃO POPULAR NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: um estudo sobre a oferta e a demanda no país, Autor: Rafael Thomaz, Orientador: Fábio Scarduelli. Data da defesa: 19/02/2018.
 
47.
  O Violão Elétrico no Concerto Carioca n. 1 de Radamés Gnattali: estudo histórico, analítico e estilístico visando a interpretação, Autor: Eduardo Fernando de Almeida Lobo, Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento. Data da defesa: 08/02/2018.
 
48.
  Cosmos e imagem. Devaneios artisticos sobre o espaço. Autor: Laura Ancona Lopez Freire, Orientador: Ernesto Giovanni Boccara. Data da defesa: 31/01/2018.
 
49.
  DESACELERANDO OU UMA ODE AO SOL, AO CAMINHAR E ÀS BORBOLETAS: PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO E YOGA NO TREINAMENTO DO ARTISTA DA CENA, Autor: Vanja Poty Sandes Gomes Menezes, Orientador: Júlia Ziviani Vitiello. Data da defesa: 31/01/2018.
 
50.
  Zona De Intervalo Da Criação – O Inframince Duchampiano Como Conceito Operatório No Ato Criativo, Autor: Caroliny Pereira, Orientador: Edson do Prado Pfutzenreuter. Data da defesa: 30/01/2018.
 
51.
  ETNIAS NAS BIENAIS DE SÃO PAULO:
Deslocamentos de um tema nas obras de Adriana Varejão e Maria Bonomi
, Autor: Marcela Matos Nhedo, Orientador: Maria José de Azevedo Marcondes. Data da defesa: 30/01/2018.

 
52.
  Tchekhov e o ator brasileiro: do texto à cena, Autor: Carolina Martins Delduque, Orientador: Larissa de Oliveira Neves Catalão. Data da defesa: 29/01/2018.
 
53.
  EXPRESSÃO E AUTONOMIA ATRAVÉS DE INTERFACES ASSISTIVAS E JOGOS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA CARTOGRÁFICA, Autor: Daniel Paz de Araújo, Orientador: Hermes Renato Hildebrand. Data da defesa: 26/01/2018.
 
54.
  Sensorialidades antropof-ágicas: saberes do sul na dança conteporânea

-
, Autor: Thaís Gonçalves Rodrigues da Silva, Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida. Data da defesa: 26/01/2018.

 
55.
  TECNOSCOPIA: a necessidade de “ver” e “ser visto” na contemporaneidade e sua implicação nas artes visuais, Autor: Aldo Luís Pedrosa da Silva, Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva. Data da defesa: 15/01/2018.
 
56.
  Corpo em diáspora: colonialidade, pedagogia de dança e técnica Germaine Acogny, Autor: Luciane da Silva, Orientador: Inaicyra Falcão dos Santos. Data da defesa: 12/01/2018.
 

© 2018 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados