Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
aseixas@reitoria.unicamp.br
..............Campinas, 18 a 23 de março de 2002
Homenagem
Obras
Tecnologia
Painel da semana
Oportunidades
Eventos Futuros
Teses
Internet
Lançamentos
Exposição
Calouros


INTERNET

 

Portal interliga universidades do Brasil

Raquel do Carmo Santos

Um dos mais ambiciosos projetos de educação via Internet já está disponível aos universitários do país. Trata-se do Universia Brasil (www.universia.net), que reúne conteúdo acadêmico de 70 instituições de ensino superior em todo o território nacional, entre elas a Unicamp, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação Getúlio Vargas/SP e PUC-Campinas. Até final de 2002, a expectativa é de que 100 universidades participem do projeto. Em seu contexto maior, o portal patrocinado pelo Banco Santander concentra 428 universidades na Argentina, Chile, Espanha, México, Peru, Porto Rico e Venezuela, e vai consumir US$ 60 milhões em cinco anos para a interligação dessas instituições. Deste montante, US$ 40 milhões serão destinados especialmente ao projeto na América Latina.

O lançamento do Universia Brasil, ocorrido em 5 de março, contou com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso, do ministro da Educação Paulo Renato Costa Souza e do presidente mundial do Banco Santander Emílio Botín. Na ocasião, o projeto foi apresentado também aos parlamentares e reitores das universidades brasileiras participantes do portal. O presidente Fernando Henrique Cardoso destacou a iniciativa como louvável, por produzir e facilitar a multiplicação do conhecimento. “O portal irá permitir o alcance universal no sistema de ensino”.

Conteúdo – No Universia, todos os estudantes das instituições envolvidas terão acesso gratuito à Internet. O internauta contará ainda com uma relação de teses acadêmicas e testes interativos. Também haverá informações sobre bolsas de estudo, intercâmbios e cursos diversos (presenciais e virtuais). “Investimos na diversificação do conteúdo, sem perder de vista o público-alvo, que são estudantes, ex-alunos, docentes, pesquisadores e gestores ligados ao ensino superior”, afirma Maria Voivodic, diretora executiva do Universia Brasil.

O portal está dividido em 14 seções, onde é possível encontrar uma lista de cursos de diversas instituições de ensino brasileiras, incluindo graduação e pós-graduação e carreiras - que traz dicas sobre o primeiro emprego, informações para o empreendedor e ferramenta para inserção de currículos.

A partir de sua inserção no portal, a Unicamp passará a fornecer, de forma sistemática, informações acadêmicas, científicas, institucionais e de serviços que possam ser úteis a pessoas, entidades e instituições interessadas em temas universitários. Para isso, a Universidade utilizará não só o conteúdo de suas páginas disponíveis na rede, como também de seus bancos de dados.

--------------------------------------

LANÇAMENTOS

 

Coisas para o povo não fazer
Carnaval em Porto Alegre (1870-1915)
Autor: Alexandre Lazzari
Editora da Unicamp

Resultado de extensa pesquisa, o livro se destina a interessados não apenas na trajetória do Carnaval no Brasil e na história social de Porto Alegre, mas também aos que buscam compreender como o choque social está entremeado por tradições, culturas e identidades diversas. O autor questiona as representações do espírito nacional associados ao carnaval que não admitem equívocos, apontando para a diversidade e polissemia que as alimenta em lugares muito distantes — tanto no espaço quanto no tempo — da Marquês de Sapucaí.

Agricultura Ilustrada — Liberalismo e
escravismo nas origens da
questão agrária brasileira
Autor: Fernando Antonio Lourenço
Editora da Unicamp

Professor do IFCH, o autor investiga a reforma agrária em seus mais diversos aspectos. Para ele a questão se expressa tanto na miséria, na infelicidade e no sofrimento cotidiano dos trabalhadores do campo, como nas mais variadas formas de luta travadas por essas pessoas “em busca do pleno reconhecimento da sua dignidade e cidadania”. Lourenço mostra as conexões entre o pensamento liberal-escravista e os projetos de melhoramento moral e material da lavoura brasileira no século XIX. Para ele “as diferenças ideológicas não impediram que as classes pensantes compartilhassem da mesma discriminação contra a populaça e do mesmo temor de uma comuna negra, empenhando-se em plantar mecanismos de controle social e de cerceamento à participação política dos escravos, libertos e demais ‘homens esquecidos’”.

As Elites Políticas de Rio Claro
Recrutamento e Trajetória
Autor: Maria Beatriz Bianchini Bilac
Editora da Unicamp

Professora da Faculdade de Filosofia da Unimep, a autora traça, de maneira inteligente e peculiar, a constituição da elite política de Rio Claro (SP) quando da oligarquia cafeeira. A partir desta análise, ela oferece um caminho de investigação novo, que é o da emergência de lideranças políticas de origem imigrante no Estado de São Paulo. A pesquisadora se preocupou em situar a educação, a ocupação, a carreira política e a participação associativa dessa elite, de forma a agregar esta análise particular à inserção desses personagens nos cenários estadual e nacional.

Sistema Único de Saúde
Comentários à Lei Orgânica da Saúde
Autor: Guido Ivan de C. e Lenir Santos
Editora da Unicamp

Criado com a Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS), segundo os autores, “representa o maior avanço político, democrático e social na área de promoção, proteção e recuperação da saúde”. A obra é considerada indispensável àqueles que se defrontam com questões jurídicas da legislação sanitária nacional: servidores e dirigentes do próprio SUS, empresários do setor privado médico-hospitalar, assessores jurídicos, membros do Ministério Público, juízes, advogados, parlamentares, secretários de saúde, prefeitos, vereadores e outros interessados na área.

Canções de Dinorá de Carvalho
Uma análise interpretativa,
Autor: Flávio de Carvalho
Editora da Unicamp

A pesquisa de Flávio de Carvalho, mestre em artes pela Unicamp, focaliza Dinorá, responsável pela criação da primeira orquestra feminina da América Latina. Foi também a primeira mulher a dirigir uma orquestra no Brasil e a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Música. O leitor terá a oportunidade, também, de ouvir trechos de algumas canções de Dinorá, gravadas na voz do autor, no CD que acompanha o livro.


 


© 1994-2002 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br