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..............Campinas, 23 a 29 de julho 2001

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...Literatura - pág. 1 ...Incrições - pág. 5
...Energia I - pág. 2...Oportunidades - pág. 5
...Energia II - pág. 2...Eventos futuros - pág. 6
...Saúde - pág. 3...Teses - pág. 6
...Serviço - pág. 3...Trasnporte / Dança - pág. 7
...Painel da semana - pág. 4...Serviço - pág. 8
...Em dia - pág. 4...Segurança alimentar - pág. 8
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....ENSINO A DISTÂNCIA
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Curso on-line de Literatura é pioneiro

Um convênio entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Itaú Cultural permitirá a realização de um curso à distância, gratuito, via internet, na área de literatura brasileira, intitulado “Brasil/Brasis: Literatura e Pluralidade Cultural”, dirigido a professores, com formação superior, de ensino fundamental, médio e superior. Será o primeiro curso totalmente on-line da universidade, com ampla interatividade entre os participantes e aberto ao público em geral para acesso a muitos tópicos do programa.

As professoras Marisa Lajolo e Márcia Abreu, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) são as responsáveis pelo conteúdo programático do curso, enquanto o Itaú Cultural participará com todo suporte técnico de informática, incluindo hospedagem do site no portal www.itaucultural.org.br. “O curso é dirigido a professores em geral, mas vamos dar prioridade aos docentes do ensino público no critério de desempate das inscrições”, explica Marisa, que elaborou o conteúdo do curso juntamente com Márcia Abreu.

O Núcleo de Mídias Interativas e o Núcleo de Edição do Itaú Cultural são os responsáveis pela formatação do site e sistemas de comunicação. Teremos quatro bate-papos digitais (chats) com as professoras, convidados e os alunos inscritos, cuja transcrição ficará posteriormente disponível a qualquer internauta”, antecipa Luís Camargo, do Núcleo de Literatura do Itaú Cultural. “Outra característica interessante é que o site terá vários setores abertos a todos os internautas interessados”, acrescenta.

Como o curso tem abrangência nacional, haverá professores de ensino superior em 12 capitais de estado que aplicarão a avaliação final, única fase do curso onde será exigida presença física dos participantes. Monitores deverão acompanhar cada um dos módulos do programa. O curso deverá funcionar de 01 de setembro a 31 de outubro, ficando disponível como site pelo período mínimo de um ano. No início de agosto começam os testes de funcionamento do sistema. As inscrições serão abertas do período de 30 de julho a 03 de agosto. Maiores informações sobre as normas de inscrição no site Itaú Cultural Virtual: http://www.itaucultural.org.br

Informações - Luis Camargo
(11) 238 1738 - camargo@itaucultural.org.br

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...LITERATURA


Brasileiro não tem acesso ao livro

O brasileiro só não lê porque não tem acesso ao livro. Isso acontece porque ganha mal e por desconhecimento da obra que está no mercado. Somam-se a esses fatores a questão da falta de costume, de tempo e de vontade do leitor se dirigir às estantes de uma biblioteca e apanhar um livro.

A conclusão é de Felipe Lindoso, diretor de Relações Institucionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL), que na quarta-feira (dia 18) participou da mesa-redonda Leitura e consumo do livro no Brasil, dentro das atividades do 13° Cole (Congresso de Leitura do Brasil), realizado na Unicamp, que teve a participação de cerca de quatro mil pessoas e 930 trabalhos de comunicações inscritos. E Lindoso vai mais longe: “Independente desses motivos, o que colabora para o agravamento da situação é a inexistência de um eficaz sistema de bibliotecas públicas que possibilite esse acesso ao leitor, que é um dever do Estado e da sociedade”, diz .

No Brasil há uma população alfabetizada, com mais de 14 anos, em torno de 86 milhões de pessoas. De acordo com pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, feita pela CBL em 40 cidades espalhadas por todas as regiões do País, 62% desse contingente afirmam que gostam de ler, enquanto que 30% haviam lido um livro nos três últimos meses que antecederam a pesquisa, e 20% tinham lido apenas uma obra no último ano. Felipe explica que o índice de leitura do povo brasileiro, quem compra e quem lê um livro, “até que é bastante razoável. Ou seja, esse público lê, em média, até seis livros por ano”. Mas faz uma ressalva: traduzindo para uma população alfabetizada, isso dá l,2 livro ao ano, que significa um índice extremamente baixo se comparado por exemplo com os nove livros por pessoa lidos nos Estados Unidos, e os 18 pelo Japão e Alemanha. E não se pode dizer que o livro brasileiro seja caro. “Tem o mesmo valor que o livro português, do francês, do italiano e do livro americano, se tivermos que fazer comparações de preços. Uma obra que aqui custa R$ 15 reais, em Portugal tem o mesmo valor. Acontece que lá o salário mínimo é nove vezes maior que o nosso”.

No Brasil, de acordo com Lindoso com base na pesquisa, 11% das pessoas não lêem por não terem dinheiro para comprar livros. Apenas 8% dos livros lidos foram retirados em bibliotecas públicas, enquanto que aproximadamente metade da população comprou os livros que leu. “Por mais estranho que possa parecer, no cômputo geral, 39% declararam não ter tempo para a leitura”, revela Lindoso.

No Estado de São Paulo, onde os programas de leitura nas escolas são mais antigos e mais eficientes do resto do país, o grau de queda no índice de leitura na faixa entre os 14 e 19 anos é menor do que no resto do país onde não existem programas semelhantes. Felipe Lindoso observa que a criança com mais acesso ao livro na escola — não o livro didático, de referência — mas obras literárias, como romance, contos, poesia e novelas, desenvolve de modo satisfatório o hábito de leitura. As escolas públicas do Estado de São Paulo, por outro lado, têm um bem montado programa de utilização do livro não-didático que é significativamente maior do que os outros Estados brasileiros. “No entanto, como é de se esperar, esse índice cai quando o indivíduo atinge os vinte anos de idade. Acontece que em São Paulo essa queda é bem menor do que em outras regiões do país”, diz Lindoso.

 
 
 

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