| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 371 - 10 a 16 de setembro de 2007
Leia nesta edição
Capa
Opinião
Cartas
Mecanização
Plasticidade neural
Visitantes da UPA falam...
José Mindlin
Periferia de Campinas
Paciente psiquiátrico
Cerveja 'velha'
Formação continuada
Painel da Semana
Teses
Livro da Semana
Unicamp na mídia
Destaques do Portal
Planejamento cirúrgico
O novo patrimônio
 


2

CARTAS

Tumor cerebral
Gostaria de registrar as minhas congratulações aos pesquisadores do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp que desenvolveram uma técnica inovadora para cirurgia de pacientes com schwannoma do nervo vestibular, um tumor localizado na base do crânio [Cirurgiões da FCM desenvolvem técnica inovadora para retirada de tumor cerebral, edição 369]. Este é um grande avanço para os pacientes e familiares e um orgulho para FCM e para a Unicamp. Todos nós que trabalhamos com câncer sabemos que tudo que pudermos fazer para humanizar o tratamento da doença em nosso meio trará um imenso benefício para toda sociedade. Parabéns.

 Nazira Mahayri, médica, coordenadora executiva do Registro de Câncer de Base Populacional de Campinas-SP/ Laboratório de Pesquisa Aplicada em Epidemiologia do Câncer-Unicamp

Caminhos de São Paulo
Muito boa a matéria sobre os tributos cobrados pela Coroa [Os caminhos de São Paulo, edição 369]. O período estudado e o tema abordado são pouco conhecidos, por isso são de fundamental importância para a comunidade acadêmica.

Valde Magno

Aeronaves
Achei muito interessante a reportagem Em meio à crise no setor, um projeto para tornar as aeronaves mais seguras [edição 368]. Estou terminando o curso de graduação em engenharia mecânica, além de desenvolver pesquisas de bolsas de estudo. Sempre quis fazer algo na área da Aeronáutica, pois sempre tive admiração pela mesma. Esta notícia me abriu os horizontes e reforçou minhas convicções.

Fabrício Calmon

Cepetro
Tive a oportunidade e a honra de ser um dos primeiros integrantes desta história de sucesso do Cepetro [Vinte anos de atividades em petróleo na Unicamp (Saul B. Suslick), edição 367]. Fui indicado pelo então Departamento de Produção da Petrobras para integrar o primeiro grupo do mestrado em Engenharia de Petróleo coordenado pela Unicamp em 1987. Foi um começo de sucesso. Já se passaram vinte anos e lembro como se fosse hoje do começo de toda esta parceria de sucesso Petrobras-Unicamp.

Cabe destacar, desde então, o excelente relacionamento e o alto nível de competência dos professores da Unicamp, notadamente os que ministram os cursos e coordenam as atividades de pesquisa do Cepetro. O resultado de tudo isto é que as atividades de petróleo na Unicamp não pararam de crescer, confirmando, assim, a decisão correta desta parceria.

Parabéns a todos da Unicamp e, principalmente, aos colegas que até hoje permanecem contribuindo para as atividades do Cepetro desde a sua criação em 1987.

Salvador José Alves Neto, consultor técnico

João Semir
Caro João Semir, fiquei muito feliz em ler o relato de nossos colegas a seu respeito [João Semir, 70, que renega a aposentadoria, edição 367]. Seguramente, você é um dos mais respeitados e estimados pesquisadores que o Instituto de Biologia da Unicamp possui, e merece todas os elogios e homenagens que está recebendo. Como um velho aluno seu, quero também cumprimentá-lo e agradecer pelo estímulo que me deu no início de minha carreira. A compulsória pode ter mudado muita coisa, mas tenho certeza que não vai mudar a sua dedicação aos alunos e à botânica. Um grande abraço.

Ary Corrêa Junior, turma de 1986 do Instituto de Biologia

Lâmpadas e flores
Considero da maior importância a pesquisa que resultou na matéria publicada na edição 367 sob o título Lâmpadas fluorescentes reduzem custo da produção de crisântemos. A notícia é de grande utilidade para todos os produtores de flores de crisântemos.

Possuímos uma empresa que tem como principal atividade a produção de crisântemos de corte. Em razão dos altos custos de energia, do alto consumo e da pouca eficiência das lâmpadas incandescentes, estamos com a produção estrangulada e sem condições de introduzir outras culturas que também exigem iluminação artificial. Recebam pois os nossos parabéns pelos resultados obtidos e desde já os nossos agradecimentos.

Francisco José Linhares Teixeira, engenheiro agrônomo, Fortaleza

Derivados do leite
Parabéns pela reportagem Por um queijo de melhor qualidade [edição 300], que aborda a influência das células somáticas na composição do leite. Precisamos realmente nos inteirar dos produtos que exercem influência no controle sanitário do rebanho e nos sabores dos derivados do leite. Tudo isso é importante para a saúde do consumidor e para o funcionamento adequado de toda a cadeia produtiva.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP