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Trajetória com ética e genialidade
Carlos Franchi assume comportamento exemplar no período em que a Unicamp esteve sob intervenção do governo do Estado

A ética e a genialidade foram as características mais marcantes na trajetória acadêmica de Carlos Franchi, na opinião do professor Wanderley Geraldi, que foi seu aluno, orientando e colega no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. “Comportamento ético exemplar foi o que o professor Franchi demonstrou no período em que a Unicamp esteve sob intervenção do governo do Estado, em 1981”, opina Geraldi, que foi também diretor do IEL.

À frente do Insituto, Franchi integrou o então chamado “Grupo de Diretores” da Unicamp, que estava conduzindo o processo de sucessão do reitor. Seu nome é incluído na lista sêxtupla pela primeira vez escolhida pela comunidade, mas não chegou a ser enviada ao governador de São Paulo, na época Paulo Maluf, que interveio na Unicamp afastando diretores, designando interventores nas unidades e com isso modificando sensivelmente a composição do então Conselho Diretor.
Foi no contexto político da intervenção e do Conselho Diretor modificado que foi elaborada a lista com o que então se denominou “solução Pinotti”, resultado de um ‘acordo forçado’ entre lideranças da comunidade universitária e o governo Maluf.

Recomposta a lista pelo Conselho Diretor, os interventores se retiram, os diretores que tiveram seus mandatos cassados entram na Justiça e retornam a seus cargos por mandados de segurança. Com o gesto autoritário, ao estilo Paulo Maluf, desfaz-se a primeira tentativa de indicação pela comunidade de seu Reitor: a intervenção atingira seus objetivos embora o governador tenha sido forçado pelo movimento de estudantes, funcionários e professores a uma solução negociada.
Franchi foi o único do Grupo de Diretores que não retornou ao cargo, porque não pôde entrar na Justiça: a comunidade do IEL tinha escolhido seu nome por unanimidade e, portanto, não encaminhou uma lista tríplice ao Reitor para sua indicação para o cargo. Este avanço político do IEL acabou viciando formalmente - mas não politicamente - o processo de sua indicação para Diretor.

E é também nesse período que Franchi revela, mais uma vez, a postura ética com que sempre pautou suas ações, afirma Geraldi. “Ele teve a capacidade de dizer que não poderia entrar em conjunto no processo judicial porque, como iria perder, também os demais poderiam não obter o mandato”. Como era uma posição conjunta, o interesse de Franchi em reassumir o cargo de diretor ficou abaixo de um interesse mais amplo dos demais diretores. A forma de sua indicação pelo IEL, em lista somente com seu nome, contrariava os regimentos então vigentes na universidade. “Antes da institucionalização da Unicamp, éramos regidos por regimentos e estatutos do funcionalismo público e pelos regimentos da USP no que coubesse”, esclarece Geraldi.

Franchi decide então ir para Berkley, nos Estados Unidos, onde faz um pós-doutorado. Na volta, é eleito presidente da Associação Brasileira de Linguística, com um renome acadêmico muito grande, embora, lembra Geraldi, não tenha feito aquilo que a Capes hoje mais releva num professor universitário, que é publicar. “Ele tinha uma grande formação, mas sempre se recusou a correr atrás de “papers” e de publicação”.

Segundo Geraldi, Franchi tinha sempre um autor, um texto, um livro, para sugerir quando os alunos tinham dúvidas. “Ele dizia: procure em fulano. É verdade que muitas vezes só ele enxergava, no autor, coisas que não conseguíamos ver”.

Como mestre e colega de instituto, Franchi também é lembrado pela genialidade. Segundo Geraldi, ele a demonstrou na formulação de sua tese “A Teoria Funcional da Linguagem”, nas salas de aulas e em outros trabalhos acadêmicos veiculados em publicações esparsas.

Na tese, defendida na Unicamp em 1976, Franchi propõe uma sintaxe não-categorial e sim funcional. “Todas as gramáticas de que dispomos partem de uma idéia de classificação, seguindo mais ou menos o roteiro: primeiro dividir, separar e classificar para depois verificar a função que exerce cada elemento categorial. Franchi faz o caminho inverso: parte das funções e a categoria é conseqüência da função que as unidades exercem na sentença”, lembra Geraldi.

A tese de Franchi ainda surpreende muitos estudiosos da linguagem e é tão complexa que Geraldi reconhece a dificuldade que tem em compreender sua parte técnica. Se tivesse sido escrita em inglês, avalia, ou outra língua de circulação internacional, Franchi seria citado como um dos grandes lingüistas do mundo.

Como profundo conhecedor da teoria gerativa e da área de sintaxe, Franchi é considerado um filósofo da linguagem para um grupo de linguistas. “Franchi introduz, nos estudos lingüísticos no Brasil, a noção de indeterminação que Einstein introduziu na Física. Ela traz a ciência contemporânea para dentro da Linguística, sem que isso seja por ele explicitamente tematizado”.

Como orientador, Franchi era um leitor exigente, embora, ao mesmo tempo, permitisse total liberdade para construção da tese. “Minha relação de orientando com ele só me trouxe vantagens. Ao mesmo tempo em que ele era um interlocutor exigente, dava extrema liberdade para você fazer seu trabalho, inclusive no que dizia respeito ao pensamento dele. Ele ensinava você a ser diferente”, testemunha Geraldi.

Geraldi, que ocupou o posto de Pró-Reitor de Extensão, também se refere a um ‘convívio salutar’ no período em que estiveram juntos na Reitoria, na atual administração. “Sempre tivemos uma relação de muito respeito, ele sempre chamando a atenção para problemas, mas também sempre mostrando caminhos”.

Modelo de administrador
Avaliação semelhante faz Celene Margarida Cruz, professora do IEL, para quem Franchi era um modelo de administrador. “Ele sabia dividir, sabia delegar e nós só crescemos junto com ele”. Nesse contexto, Celene ressalta a liberdade e a independência legadas por Franchi em sua passagem pelo Instituto de Estudos da Linguagem, postura que resultou em uma intensa produção acadêmica.

Nem mesmo as diferenças ideológicas afetavam a convivência de Franchi com colegas da universidade. Apesar de sua posição política sempre à esquerda, ele não agia separando as pessoas em amigos ou inimigos. “Todo mundo era professor”, afirma Geraldi.

Para exemplificar a simplicidade de Franchi, Geraldi relembra a chegada de um professor estrangeiro ao IEL. Franchi era diretor do Instituto, mas estava na portaria e foi ele quem recebeu o visitante, que se apresentou, de modo pretensioso, como ‘PhD fulano de tal’ exigindo ser recebido pelo diretor.

Percebendo que foi confundido, Franchi pergunta se ele havia marcado horário, e o visitante responde que não. Então ele pede licença, vai para sua sala e pede ao professor que entre. A maneira como o estrangeiro se apresentou foi suficiente para barrar suas pretensões de ser contratado pelo instituto então dirigido por Franchi, já que o próprio professor ao notar seu exagero e pretensão, desistiu de apresentar sua postulação.

“Ele era uma pessoa de quem se pode dizer que, mesmo sendo diretor do instituto, não se recusava a fazer o papel de um funcionário menos graduado. Franchi sempre teve essa postura de simplicidade”, afirma. Mais que isso: “Franchi é um dos últimos intelectuais que, sendo especialista em sua área, era capaz de manter diálogo com outras áreas de conhecimento pois sua erudição ultrapassava a formação do sujeito meramente especializado”.

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