| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 340 - 9 a 22 de outubro de 2006
Leia nesta edição
Capa
Serra
Cartas
Gripe aviária
Diabetes
Fármaco para diabete
Embalagem para plantar
40 anos
Exercício físico e apetite
Hipertensão e calvície
Almeida Júnior
Contaminação
Resíduos perigosos
Painel da semana
Livro
Teses
Portal Unicamp
WiMax
Dentes
 

8d



Molusco pode dar sinais de contaminação no Recôncavo

RAQUEL DO CARMO SANTOS

Pesquisa conduzida no Instituto de Química investigou concentrações de íons metálicos como manganês, cádmio e arsênio em moluscos no manguezal do Recôncavo Baiano. Segundo a química Rita Maria Weste Nano Carvalho, os resultados servem para direcionar outros estudos referentes a questão alimentar e contaminação na região, que abriga a área petrolífera de São Francisco do Conde. Segundo a pesquisadora, o molusco Anomalocardia brasiliana – ou chumbinho, assim conhecido popularmente – é bastante comum no local. A pesquisa visou relacionar íons metálicos no tecido do molusco e que podem estar presentes na água ingerida por ele. “No caso de água contaminada, o componente é absorvido no organismo do molusco, que ao servir de alimento aos humanos pode oferecer risco à saúde”, explica.

Os dados da pesquisa servem ainda como sinalizadores de contaminação na área habitada pelos moluscos. A legislação estabelece limites para concentrações de íons metálicos. Rita Carvalho ressalva, no entanto, que os resultados obtidos não garantem contaminação da área e que outros estudos começam a ser feitos para estabelecer parâmetros mais confirmativos. “Entre outras hipóteses estão as características específicas dos moluscos ou até mesmo a formação dos sedimentos. É preciso investigar outras variáveis”, destaca.

Orientada pela professora Solange Cadore, a tese de doutorado “Determinação de íons metálicos em moluscos bivalves do manguezal da região petrolífera de São Francisco do Conde – Recôncavo Baiano” é parte de um projeto amplo envolvendo outros centros de pesquisa da região Nordeste do país.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP