Unicamp sediará encontro anual da Anpocs

Teve início nesta quarta-feira (18), no campus da Unicamp, a 47ª edição do Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - Anpocs. O evento é um dos mais tradicionais do setor e reúne pesquisadores de Antropologia, Ciência Política e Sociologia de todo o país. A programação conta com colóquios, mesas-redondas, conferências, lançamentos de livros e apresentações de pesquisas.

Neste ano, haverá mais de 1,9 mil apresentações de trabalhos. A expectativa dos organizadores é de um público médio de 900 pessoas por dia. “O encontro da Anpocs é um dos mais antigos e mais prestigiosos das Ciências Sociais, reunindo pesquisadores do Brasil inteiro”, comenta Mariana Chaguri, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e secretária executiva da Anpocs. Ela conta que esta é a segunda edição do encontro realizada na Unicamp, fator que garante o engajamento de grande parte da comunidade universitária. “É importante trazermos o encontro para a Unicamp para possibilitar a participação dos estudantes de graduação e de pós-Graduação”.

As atividades da primeira semana de Encontro, entre os dias 18 e 20 de outubro, serão realizadas online por meio da plataforma Zoom. Os inscritos devem acessar o ambiente virtual para participarem. Os demais interessados podem conferir as atividades abertas ao público pelas transmissões no canal da Anpocs no YouTube. Já na segunda semana, de 25 a 27 de outubro, a programação será presencial, no campus da Unicamp. A relação de locais de realização das atividades está disponível no site do Encontro.

O evento oferece uma extensa programação cultural, com exibições de filmes, documentários e mostras fotográficas produzidas por pesquisadores e produtores culturais ligados às Ciências Sociais. Durante a programação, também ocorrerá a entrega dos prêmios Anpocs de extensão universitária, divulgação científica em Ciências Sociais, Direitos Humanos, reconhecimento de artigos e de filmes, ensaios fotográficos e curadorias artísticas.

A docente do IFCH Evelina Dagnino receberá o prêmio de excelência acadêmica na área da Ciência Política
A docente do IFCH Evelina Dagnino está entre as premiadas por excelência acadêmica na área da Ciência Política

Entre os nomes homenageados nesta edição, está o da antropóloga Manuela Carneiro da Cunha. Nascida em Portugal, construiu uma grande trajetória intelectual na defesa dos direitos dos povos indígenas. “Ela (Manuela) fez parte das primeiras gerações de docentes do IFCH e se consolidou como um dos pilares das Ciências Sociais no Brasil", recorda Chaguri, que também menciona a homenagem póstuma ao professor emérito da Unicamp Carlos Rodrigues Brandão, falecido em julho deste ano. Outro destaque é para as conferências de Nilma Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre racismo e democracia no Brasil, e da norte-americana Ann Stoler, da The New School for Social Research, sobre democracia e colonialismo.

O tradicional prêmio concedido pela associação é o de excelência acadêmica. Neste ano, as pesquisadoras premiadas são Beatriz Góis Dantas, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na área de Antropologia; Nadya Araújo Guimarães, da Universidade de São Paulo (USP), em Sociologia; e Evelina Dagnino, da Unicamp, na área da Ciência Política. Professora colaboradora do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Dagnino tem uma vasta experiência nos estudos sobre movimentos sociais, cidadania, sociedade civil, democratização e democracia.

Haverá ainda o lançamento de um edital, fruto de uma parceria entre a Anpocs e a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, focada em pesquisas que relacionam saúde e primeira infância pelo olhar das Ciências Sociais.

Em prol das Ciências Sociais

A Anpocs é uma associação que reúne centros de pós-graduação e de pesquisa em Antropologia, Ciência Política, Relações Internacionais e Sociologia de todo o país. Fundada em 1977, tem a missão de promover o ensino, a pesquisa e a divulgação das ciências sociais e seus conhecimentos, articulando o diálogo entre a comunidade científica e os principais debates públicos do Brasil e do exterior.

Além de promover os encontros anuais, realizados também desde 1977, a Anpocs mantém a Revista Brasileira de Ciências Sociais, o mais importante periódico da área no país. A associação organiza publicações científicas e concede prêmios de reconhecimento acadêmico.

Nesta edição será realizada uma homenagem póstuma ao professor emérito da Unicamp Carlos Rodrigues Brandão, falecido em  julho último