Inova divulga o vencedor do Prêmio Empreendedor(a) do Ano da Unicamp 2023

Edição de imagem

A apresentação ao público dos empreendedores ligados às empresas-filhas da Unicamp vencedoras das quatro categorias do Prêmio Empreendedor aconteceu durante o 18º Encontro Anual Unicamp Ventures. O maior encontro das empresas-filhas da Unicamp ocorreu no dia 19 de outubro e durante o evento, foi anunciado qual representante das empresas foi eleito(a) Empreendedor(a) do Ano. O 7º Prêmio Empreendedor da Unicamp foi realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp em parceria com o grupo de empreendedores Unicamp Ventures

Acesse a matéria: Mikio Kawai Júnior é eleito Empreendedor do Ano 2023 da Unicamp

As empresas vencedoras receberão um troféu na categoria de destaque e seu empreendedor ainda concorre a mais um troféu como Empreendedor(a) do Ano. No caso dessa última categoria, o prêmio oferece uma série de vantagens ao vencedor ou vencedora, como visibilidade para sua empresa, oportunidade de novos negócios e networking.

Além de troféus e do reconhecimento no ecossistema empreendedor da Universidade em sua área de atuação, o(a) Empreendedor(a) do Ano terá acesso a 30 horas (seis meses) de consultoria em Gestão Estratégica de Inovação, oferecida pela patrocinadora Alcance Innovation Consulting, além de outras 30 horas (seis meses) de Assessoria Estratégica em Finanças, oferecida pela patrocinadora Antoniense Finanças e Negócios.

A supervisora de comunicação da Inova Unicamp e curadora do prêmio, Kátia Kishi, defende a importância da iniciativa, que divulga, prestigia e homenageia boas iniciativas conduzidas por egressos da Universidade.

“A Universidade tem um papel fundamental na formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho e no estímulo à formação de novos negócios que impactam a sociedade. E o Prêmio Empreendedor é uma forma de reconhecimento da Unicamp e também de divulgação de casos de sucesso de empresas formadas por alunos e ex-alunos e de empresas graduadas e incubadas na Universidade, mostrando aos demais alunos e novos empreendedores caminhos para uma carreira de sucesso”, disse Kishi.

Empresas vencedoras do Prêmio Empreendedor e seus representantes que concorrem ao troféu de Empreendedor(a) do Ano da Unicamp:

Impacto Socioambiental: IQX - Inove Qualyx 

Na categoria Impacto Socioambiental, venceu a empresa-filha da Unicamp IQX - Inove Qualyx. O negócio, fundado em 2011, é administrado por Silmara Neves, pós-graduada pelo Instituto de Química (IQ) da Unicamp. A empresa tem como propósito ressignificar o plástico, oferecendo soluções que viabilizem a reciclagem de embalagens multimateriais e que promovam a circularidade. Entre seus produtos estão aditivos compatibilizantes, desenvolvidos para melhorar as propriedades mecânicas dos materiais reciclados. Eles ajudam na diferenciação de produtos e aumentam o valor agregado na reciclagem. Um dos benefícios é a viabilização da reciclagem, por exemplo, de embalagens de alimentos, o que, consequentemente, gera uma redução da destinação de plástico para aterros, lixões e o meio ambiente, contribuindo para que as metas de sustentabilidade sejam alcançadas e gerando uma nova fonte de renda para os catadores. Segundo a IQX, 40% do faturamento da empresa já decorrem da venda dos aditivos compatibilizantes, o que demonstra a viabilidade econômico-financeira dessa linha de produtos.

Inovação: OpenSense

A empresa-filha vencedora na categoria Inovação atua no setor de tecnologia da informação. A OpenSense tem como fundador e CEO o doutorando em política científica e tecnológica pelo Instituto de Geociências (IG) da Unicamp Antônio Marcos Marcon. Ela desenvolveu uma plataforma para mitigar o fuzzy Innovation, um problema associado à complexidade da gestão e à obsolescência de dados sobre os ecossistemas de inovação. O datahub combina tecnologias de big data, aprendizado de máquina, inteligência artificial e sistemas de apoio à decisão estratégica com algoritmos econométricos, gerando mapeamentos digitais e georreferenciados sobre o Sistema Nacional de Inovação (SNI). O objetivo é impulsionar as iniciativas de desenvolvimento científico e de inovação aberta, fornecendo visões integradas, em tempo real, sobre essas redes, organizadas por tipo de organização, áreas geográficas, competências tecnológicas e setores econômicos, contribuindo para maximizar os resultados de ações de interação e colaboração entre pesquisadores, empreendedores, corporações, investidores e governos.

Liderança Feminina:  Join-T Corpo e Movimento

Sob a influência de Luiza Ambrosio da Rocha, graduada na Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, a empresa vencedora da categoria Liderança Feminina traz questões sociais para dentro do negócio: um estúdio de treinamento individualizado que promove o movimento para além da estética. A Join-T Corpo e Movimento foi pensada para ser um espaço que apresente a educação física de uma forma mais acolhedora aos diferentes tipos de corpos. Entre as preocupações do estúdio estão o alinhamento de questões sociais com estudos sobre treinamento. O relacionamento da ex-aluna com professores da Unicamp permitiu que a empresa encontrasse formas de abordagem, tanto para avalição quanto para treino, mais acolhedoras e empáticas aos públicos cis, trans e não binário. A empresa também criou um plano social de valor diferenciado para que pessoas de baixa renda, trans, gordas maiores e indígenas em vulnerabilidade social tenham acesso à prática de exercícios físicos e a treinamentos funcionais supervisionados por profissionais da área.

Maior Crescimento (Scale-Up): Safira Holding S/A (Grupo Safira)

O Grupo Safira, inicialmente Safira Energia, está entre as maiores empresas-filhas da Unicamp em termos de faturamento, mantendo uma marca superior a R$ 1 bilhão nos dois últimos anos. O conglomerado de empresas, fundado em 2008, atua no Mercado Livre de Energia empregando diretamente 130 pessoas. Esses números fizeram com que o negócio conquistasse a categoria Maior Crescimento (Scale-Up) do prêmio.  Em meados de 2017, o Grupo Safira entrou na geração de energia solar em escala. A empresa-filha da Unicamp foi a primeira comercializadora a investir em uma fazenda solar, em conjunto com uma startup posteriormente adquirida pelo grupo. O investimento permitiu a validação da energia por assinatura, um modelo de venda de energia limpa, renovável e com menor custo, sem que os clientes precisem investir em infraestrutura. O grupo tem como um de seus fundadores o empreendedor Mikio Kawai Júnior, mestre em Economia pelo Instituto de Economia (IE) e doutor em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil (FEC) – atual Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (Fecfau) –, ambos da Unicamp.

Matéria publicada originalmente no site da Inova Unicamp. 

Imagem de capa
Da esquerda para direita, Silmara Neves (Impacto Socioambiental), Luiza Ambrosio da Rocha (Liderança feminina), Antônio Marcos Marcon (Inovação),  Mikio Kawai Júnior (Maior crescimento)

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”