Unicamp e Prefeitura de Campinas assinam acordo para parcerias e intercâmbios

Autoria
Autoridades exibem memorando de entendimentos que permite promover atividades acadêmicas e ações extensionistas entre as instituições

A Unicamp e a Prefeitura de Campinas assinaram, na manhã desta quarta-feira (11), um memorando de entendimentos que pretende ser a porta de entrada para parcerias e intercâmbios em diferentes áreas da administração pública municipal. A ideia, segundo o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, é promover atividades acadêmicas e ações extensionistas, de forma que a Universidade amplie a interação com a Prefeitura e, desta forma, aproxime-se ainda mais da cidade.

Na cerimônia de assinatura, a Unicamp apresentou sete áreas nas quais já tem programas consolidados e que poderiam ser o ponto de partida para parcerias com a prefeitura municipal. Entre elas, estão a de transição energética,  inteligência artificial, biodiversidade e sustentabilidade, emergência climática, nutrição e alimento, mobilidade elétrica e políticas de transporte. (Veja abaixo os projetos apresentados).

O memorando de entendimentos prevê a prospecção, a discussão e a proposição de projetos colaborativos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento científico e tecnológico e estímulo à inovação. Pretende, ainda, identificar estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos para integrarem as equipes dos projetos, além de oferecer cursos de extensão nas suas várias modalidades e de buscar fontes de financiamento para os projetos de interesse comum.

“De fato, estamos trabalhando muito para que a Universidade possa se abrir para a comunidade, para a cidade de Campinas e para toda a região”, disse o reitor, durante a solenidade de assinatura do acordo.

Cerimônia de assinatura aconteceu nesta quarta-feira (11), na Prefeitura Municipal de Campinas

Meirelles lembrou que a Unicamp tem um corpo docente qualificado e estudantes em fase final de curso, que podem oferecer valiosa contribuição à administração municipal. “Queremos que o que se produz na Universidade em termos de pesquisa e de formação tenha um impacto positivo na sociedade e faça a diferença na vida das pessoas”, disse o reitor.

Meirelles mencionou o HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável) — o distrito inteligente que está em desenvolvimento na Unicamp e que recebe o apoio institucional do poder público municipal — como um exemplo do quão produtiva pode ser uma parceria entre as instituições. “Acordos como esse podem impulsionar o desenvolvimento da cidade, da região e, por consequência, pode reproduzir-se pelo país”, avalia.

“A Unicamp é conhecida em Campinas pela área da Saúde, pelo Hospital das Clínicas (HC), e é bom que seja assim. Mas a Universidade não é apenas isso. Podemos interagir intensamente com outras áreas da administração municipal”, disse o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Fernando Coelho.

“Essa interação maior nos parece proveitosa e interessante, porque a universidade se aproxima da comunidade, e as pessoas entendem qual é o papel dela. Além disso, estamos vivendo um processo em que nossos alunos precisam, cada vez mais, interagir com a comunidade por meio da extensão”, explica ele.

“Acredito que esse seja o momento em que várias forças se juntaram para dar origem a essa interação, na qual queremos trabalhar intensamente. Quero crer que todos na Universidade irão fazer todo o esforço possível para que isso aconteça de uma forma bastante vigorosa”, finalizou o pró-reitor.

Para o prefeito de Campinas, Dario Saadi, a Unicamp é uma referência no país e pode ser importante na construção e implementação de políticas públicas. “A parceria com a Unicamp é fundamental para nós. Agradecemos a disponibilidade da Universidade em colaborar e a disposição sempre proativa do reitor em ampliar a interação com a cidade”, disse o prefeito.

Paisagem sob Inventário

A cerimônia de assinatura do acordo foi marcada também pelo lançamento oficial das versões e-book e impressa do livro "Paisagem sob Inventário", que celebra as atividades do décimo aniversário do MAV (Museu de Artes Visuais da Unicamp), em evento que contou com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e do Museu de Arte Contemporânea de Campinas.

"Paisagem sob Inventário" é um projeto derivado do trabalho realizado no ano de 2022 com uma exposição e demais atividades reunidas sob este mesmo título, voltadas à celebração dos dez anos do Museu. O MAV é órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp.

A pesquisadora do Cepagri Ana Ávila e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho: parceria em várias áreas

Confira as áreas apresentadas pela Unicamp, que podem gerar parcerias com a Prefeitura

1 - Monitoramento do clima de Campinas com base em séries históricas e o Centro de Meteorologia da RMC (Região Metropolitana da Campinas) —Apresentado pela meteorologista Ana Ávila (Cepagri).

2 - Possíveis soluções em inteligência artificial para a gestão municipal — Professor Henrique Nogueira de Sá Earp.

3 - Escritório de apoio a projetos para transição energética na administração pública prefeitura municipal de Campinas — Prof. Luiz Carlos Pereira da Silva.

4 - Projeto de interação universidade e poder público: melhoria da gestão e das políticas públicas — Professora Milena Pavan Serafim.

5 - Projeto de transporte ferroviário urbano — Professor Auteliano Antunes.

6 - Projeto de medição multidimensional da pobreza — Professor Luiz Renato Vedovato.

7 - Projeto de tecnologia de suporte à transição para mobilidade no transporte público — Professor Madson Cortes.

(Fonte: Proec)

Imagem de capa
Memorando de entendimentos assinado nesta quarta-feira (11) pretende ser a porta de entrada para parcerias e intercâmbios em diferentes áreas da administração pública municipal

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”