Unicamp abre exposição ‘A Milenar Arte Chinesa’

Algumas das peças expostas na mostra que fica aberta até o dia 24 de novembro, na Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho”
Algumas das peças expostas na mostra que fica aberta até o dia 24 de novembro, na Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho”

Teve início nesta quarta-feira (4), na Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho” (BORA), a exposição “A Milenar Arte Chinesa”. A mostra apresenta 93 peças da coleção de obras históricas de Rogério Cerqueira Leite, Professor Emérito da Unicamp e atual presidente do Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM). A exposição fica aberta à visitação até o dia 24 de novembro.

A abertura da exposição contou com a participação de representantes do Instituto Confúcio no Brasil, do Consulado Geral da China em São Paulo, da Prefeitura Municipal de Campinas e do Instituto CPFL e dirigentes da Universidade. O público pode conferir esculturas, pinturas e objetos que recuperam a história cultural da China, além de apresentações de danças típicas e execução de músicas tradicionais chinesas.

Gabriel Liu, diretor chinês do Instituto Confúcio, o pró-reitor Fernando Coelho e o cônsul cultural Gao Qinxiang
Gao Qinxiang, diretor chinês do Instituto Confúcio, o pró-reitor Fernando Coelho e o cônsul cultural Gabriel Liu

As obras compreendem períodos da cultura chinesa que vão desde o neolítico (6.500 a 1.700 a.C.), passando pelas dinastias Han, Tang, Song, Ming e Qing, até a instalação da República da China, em 1912, com uma seção dedicada à arte tibetana. A exposição é uma realização do Instituto Confúcio na Unicamp, com patrocínio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) e apoio da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI), da BORA, do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), do Instituto de Artes (IA) e seu Gabinete de Estampas.

Cônsul cultural do Consulado Geral da China em São Paulo, Gabriel Liu comemorou a realização da mostra e agradeceu o apoio da Unicamp na difusão da cultura chinesa no país. “Esperamos que atividades e eventos como este possam nos ajudar a construir um futuro brilhante nas relações entre o Brasil e a China”, destacou. O papel da arte para o estreitamento de laços entre os países também foi ressaltado por Fernando Coelho, pró-reitor de Extensão e Cultura. “Por meio da arte, podemos agregar pessoas e fazer com que a cultura e a tolerância transitem por gerações”.

Professores do Instituto Confúcio durante apresentação musical

Anfitrião da mostra, o diretor chinês do Instituto Confúcio da Unicamp, Gao Qinxiang, agradeceu a disponibilidade das obras e o interesse dos presentes pela história e cultura chinesa. Em meio a uma tarde chuvosa, Qinxiang destacou a importância dos espaços universitários na difusão do conhecimento e da cultura. “A arte é a cristalização da sabedoria humana. Vocês ouviram os trovões? São os aplausos do céu a esta exposição”, refletiu o diretor sob aplausos.

Exposição “A Milenar Arte Chinesa”

Visitação até 24 de novembro

Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho” - Unicamp

Confira mais fotos do evento