Provão Paulista será nos dias 28 e 29 de novembro

A aplicação do Provão Paulista para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública do estado de São Paulo já tem data para ocorrer: dias 28 e 29 de novembro. Esta é uma nova modalidade de acesso às universidades públicas paulistas e prevê o ingresso dos estudantes nos cursos de graduação já em 2024. As informações foram publicadas pela Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) no Diário Oficial, no último dia 29 de setembro.

O novo sistema prevê mais 15 mil vagas na Unicamp, na USP (Universidade de São Paulo) e na Unesp (Universidade Estadual Paulista), além da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

De acordo com a Secretaria, todos os estudantes da rede estadual de São Paulo estão inscritos automaticamente no Provão Paulista, assim como os alunos das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e dos colégios ligados à USP, à Unesp e à Unicamp.

A partir de 1º de novembro, os alunos poderão definir as opções de cursos que desejam frequentar. O site para a escolha será disponibilizado pela Secretaria em parceria com as instituições.

Os alunos matriculados no primeiro e no segundo ano do Ensino Médio farão o Provão Paulista nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. As notas das provas serão somadas e consideradas na seleção quando os estudantes chegarem ao terceiro ano.

De acordo com o Seduc-SP, as provas serão aplicadas na própria escola com questões de múltipla escolha. Para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, no dia 28, o exame contará com questões das áreas de linguagens e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No dia seguinte, serão questões de matemática e suas tecnologias e ciências humanas e sociais, além de redação.

Mais de 15 mil vagas disponíveis

No total, serão disponibilizadas 15.369 vagas para os alunos que participarem do Provão. Na USP, serão 1.500 vagas; na Unesp, 934; e na Unicamp, 325. Já nas Univesp e nas Fatecs, serão oferecidas 2.620 e 10 mil vagas, respectivamente.

Entre os cursos mais procurados nos vestibulares, as instituições disponibilizaram 558 vagas para as diversas áreas da engenharia, 89 vagas para direito, 67 para medicina e 33 para psicologia.

Todas as vagas serão distribuídas proporcionalmente e igualitariamente entre estudantes da rede estadual de ensino, Etecs, estudantes de outras redes públicas do país e  autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

A parceria das instituições com a Seduc-SP prevê ainda um auxílio a ser pago pelo órgão estadual para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além desse benefício, na Unicamp, os estudantes que ingressarem pelo Provão terão acesso, considerando-se sua condição socioeconômica, a auxílios como moradia, alimentação, transporte, entre outros.

Alunos de outros estados

Os estudantes de escolas públicas fora do estado de São Paulo interessados em fazer o Provão Paulista devem se inscrever até o dia 6 de outubro pelo site: https://provaopaulistaseriado.educacao.sp.gov.br/.

A autorização para que os alunos de outros estados participem do Provão, segundo a Seduc-SP, segue Recurso Extraordinário do STF (Supremo Tribunal Federal), que impede que vagas nas universidades sejam reservadas apenas para estudantes que moram e cursam o Ensino Médio no mesmo estado em que se situa a universidade.

Dúvidas sobre o Provão Paulista? Confira o vídeo em que o pró-reitor de Graduação da Unicamp, Ivan Toro, responde as principais perguntas sobre o tema. https://www.youtube.com/watch?v=aa4DTDaY4R8&t=3s

Os vídeos estão disponíveis também no Instagram da Unicamp:  https://www.instagram.com/unicamp.oficial/

Visualizar o vídeo Tire suas dúvidas sobre o Provão Paulista do YouTube

alunos em sala, durante prova