Unicamp eleva sua classificação entre as melhores universidades do mundo

##
A Unicamp aumentou sua pontuação na área de ensino (de 47,9 para 50), outras duas das cinco áreas de indicadores de qualidade também tiveram aumento

A Unicamp está entre as 351-400 melhores universidades do mundo de acordo com o ranking 2024 da Times Higher Education (THE) World University Rankings, publicado nesta quarta-feira (27/09). A Universidade volta à classificação que alcançou em 2016. De acordo com o novo ranking, a Unicamp tem a segunda melhor posição entre as melhores do Brasil e da América Latina, tendo à frente a Universidade de São Paulo (USP).

O retorno da Unicamp a uma melhor posição no ranking mundial da Times Higher Education, aquela que ocupava em 2016, confirma a importância dos esforços desta gestão para fortalecer as políticas de internacionalização da Universidade, que já havia sido demonstrada, há duas semanas, com a subida do quinto para o terceiro lugar na lista das melhores instituições da América Latina e do Caribe elaborada pela consultoria QS”, afirma o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles.

Entre 2017 e 2023, a Unicamp havia se mantido na faixa 401-500 da classificação mundial. Esses resultados são motivo de orgulho para nossa comunidade acadêmica e atestam a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Unicamp”, comemora o reitor.

##
Delegação durante visita as universidades de Cardiff, Birmingham, Imperial College e London School of Economics (LSE), em novembro de 2022; Unicamp aumentou pontuação na área de perspectiva internacional (de 34,1 para 40,4)

Melhores indicadores

A Unicamp aumentou sua pontuação em relação a 2023 em três das cinco áreas de indicadores de qualidade: ensino (de 47,9 para 50), perspectiva internacional (de 34,1 para 40,4) e renda da indústria (de 44,4 para 65,5). Pela metodologia da consultoria britânica, as universidades são avaliadas em 13 indicadores de qualidade, distribuídos em cinco categorias: ensino (30%), pesquisa (30%), citações (30%), perspectiva internacional (7,5%) e renda da indústria (2,5%).

Os indicadores da Unicamp, em relação às outras universidades, colocam a Universidade acima da linha "mediana" e do "terceiro quartil" nas áreas de ensino e de ambiente de pesquisa, de acordo com a leitura de Rosângela Maria Correia Leves, da equipe técnica da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU). Ensino foi o indicador mais bem avaliado da Universidade, classificada em 133ª posição nessa categoria. Na pontuação geral, a Unicamp está com 50 pontos, dentro da faixa 49,1-51,0.

Das 56 universidades brasileiras classificadas pela Times Higher Education (THE) World University Rankings, 49 são públicas. Em todo o mundo, foram avaliadas 1.904 universidades de 108 países.

A consultoria britânica Times Higher Education desenvolve dados globais de comparação que podem ser utilizados para avaliação do desempenho das universidades. Os números dão uma visão mundial sobre as instituições de ensino.

As 10 primeiras universidades colocadas no ranking são:

1 - University of Oxford

2 - Stanford University

3 - Massachusetts Institute of Technology

4 - Harvard University

5 - University of Cambrige

6 - Princeton University

7 - California Institute of Technology

8 - Imperial College London

9 - University of California, Berkeley

10 - Yale University

Imagem de capa