Vestibular Unicamp promove evento gratuito de preparação para estudantes do ensino médio

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai promover um evento aberto e gratuito, voltado a estudantes do ensino médio, com dicas e orientações para a prova da primeira fase do Vestibular Unicamp 2024. O evento será realizado no Teatro de Arena da Unicamp, no dia 7 de outubro (sábado), das 9h às 12h, e marca o encerramento do projeto Cria Unicamp, lançado neste ano pela Comvest. Já foram realizados oito encontros, sobre as obras de leitura cobradas no Vestibular Unicamp e as provas das diferentes disciplinas. As inscrições para o evento deverão ser feitas de 26 de setembro a 05 de outubro, na página da Comvest. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e particulares. A primeira fase do Vestibular Unicamp será aplicada no dia 29 de outubro.

Atividades

A palestra de abertura do evento será sobre a obra do compositor Cartola, cujas canções foram selecionadas pela Comvest como leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2024. Na segunda parte do encontro, haverá uma sessão de tira-dúvidas sobre a primeira fase, com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto. Além disso, a Comissão preparou uma série de dinâmicas e atividades lúdicas, incluindo apresentação musical, lanche e sorteio de brindes, com o objetivo de criar um momento de descompressão para os estudantes em véspera de vários vestibulares.

Projeto Cria Unicamp

Desde abril deste ano, o projeto Cria Unicamp já reuniu cerca de 1.500 estudantes. A ideia surgiu com o objetivo de interagir com os candidatos e de contribuir na preparação dos estudantes de ensino médio para o Vestibular. Os encontros foram realizados aos sábados, na sede da Comvest, em Campinas, e reuniram cerca de 200 estudantes a cada edição. Os alunos que participaram do Cria Unicamp receberam um adesivo diferente a cada encontro, para formar uma coleção referente às nove obras da lista de leituras obrigatórias para o Vestibular Unicamp 2024.

Imagem de capa
O coordenador da Comvest, José Alves, durante anúncio do projeto Cria, em março de 2023

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”