Reitor participa de missão acadêmica na Itália e de audiência com o Papa Francisco

Autoria

O reitor Antonio José de Almeida Meirelles viajou à Itália na semana passada como membro de uma missão acadêmica organizada pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). Dirigentes de instituições de ensino superior estaduais, federais e comunitárias de todas as regiões do país compuseram a delegação, sob a liderança do presidente GCUB e reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, e da diretora-executiva do grupo, Rossana de Souza e Silva.

Delegação de universidades brasileiras na Embaixada do Brasil, em Roma

A missão teve início com a participação da delegação brasileira no Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança, realizado na Cidade do Vaticano nos dias 20 e 21 de setembro. A programação prosseguiu com visitas às embaixadas do Brasil no Vaticano e na Itália, bem como à Universidade Roma Tre.

Encontro de reitores no Vaticano

O objetivo do encontro na Cidade do Vaticano, que reuniu cerca de 200 líderes de universidades da América Latina e do Caribe, foi renovar o compromisso das instituições de ensino superior da região com o “cuidado da casa comum”, ou seja, com a preservação do planeta. A atividade, organizada pela Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC), contou com a colaboração da Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL).

Abertura do evento "Organizando a Esperança"; no púlpito, o Monsenhor Robert Prevost, presidente do Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL)

No primeiro dia do encontro, os participantes foram divididos em grupos temáticos de trabalho com a finalidade de elaborar propostas para que as universidades latino-americanas e caribenhas contribuam com o enfrentamento, no âmbito regional, das crises que afetam a população mundial nas áreas ambiental, econômica, social e cultural. Meirelles participou do grupo dedicado à análise das questões sociais.

No segundo dia do encontro, apresentaram-se ao papa Francisco as propostas elaboradas pelos grupos de trabalho. O papa comentou todos os pontos levantados pelos grupos, recebendo, em seguida, uma declaração de ética associada ao uso de inteligência artificial assinada pelos participantes do encontro. A audiência terminou com o pontífice cumprimentando individualmente cada um dos dirigentes universitários presentes.

Reitor Antonio Meirelles ao entregar mimo ao papa Francisco
Reitor Antonio Meirelles ao entregar lembrança ao papa Francisco

“As falas do papa na primeira parte do encontro deixaram, de forma totalmente clara, o seu profundo comprometimento e, nesse caso, também o do conjunto da Igreja Católica, com as causas da sustentabilidade, dos direitos humanos, da justiça social, da inclusão, dos direitos dos refugiados, dos valores democráticos, do diálogo entre as diferentes visões de mundo e as diferentes correntes religiosas e de uma economia capaz de atender às necessidades da população, principalmente de sua parte mais vulnerável”, relata Meirelles. “São questões que hoje representam opiniões compartilhadas pelas instituições universitárias de nosso país e de toda a América Latina e de todo o Caribe.”

Missão acadêmica apresentou ao papa Francisco as propostas elaboradas pelos grupos de trabalho

“Foi uma honra representar a Unicamp nessa ocasião”, afirma o reitor. “Ter, além disso, a oportunidade de cumprimentar o papa Francisco, podendo entregar-lhe uma lembrança de nossa Universidade, foi um momento marcante em minha vida. Agradeço à comunidade da Unicamp a possibilidade de vivenciar esse acontecimento singular.”

Visitas

A visita à embaixada do Brasil no Vaticano ocorreu ainda no dia 21, logo após o término da audiência com o papa. A delegação foi recebida pelo embaixador Everton Vieira Vargas, com quem discutiu assuntos de interesse comum ao Vaticano, ao governo brasileiro e às universidades de ambos os países, tais como o meio ambiente e a sustentabilidade, a inclusão e a justiça social e os direitos dos povos originários. Também estiveram em pauta a internacionalização das universidades brasileiras e a relação delas com as seis instituições congêneres existentes no Vaticano.

Reunião na Universidade Roma Tre; da esquerda para direita, Emmanuel Tourinho, presidente do GCUB e reitor da UFPA, Massimiliano Fiorucci, reitor de Roma Tre e Giorgio Resta, responsável pela internacionalização de Roma Tre

No dia 22, a delegação esteve na Universidade Roma Tre. Na ocasião, o presidente do GCUB e o reitor de Roma Tre, Massimiliano Fiorucci, assinaram a renovação do convênio já existente entre as partes. As atividades da missão encerraram-se com uma recepção aos dirigentes universitários oferecida pelo embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, na sede da representação diplomática, em Roma.

Declaração entregue ao Papa, assinada pelos reitores ou representantes das universidades latino-americanas
Frente da placa entrega ao Papa pelo GCUB, com os logos de todas as universidades brasileiras filiadas
Verso da placa entrega ao Papa pelo GCUB
Da esq. para a dir., reitores das paulistas Dácio Matheus (UFABC), Raiane Assumpção (Unifesp), embaixador, Pasqual Barretti (Unesp), Antonio Meirelles (Unicamp), Germano Ricci (PUC-Campinas)