Unicamp é a terceira melhor da região no ranking QS América Latina e Caribe

A Unicamp saltou da quinta para a terceira posição no ranking QS América Latina e Caribe 2024. Nas primeiras colocações, encontram-se a Universidade de São Paulo (USP) e a Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile), respectivamente. Os critérios de avaliação concentram-se em quatro eixos: pesquisa, empregabilidade, ensino e engajamento internacional. O ranking analisou 430 universidades da América Latina e do Caribe, 97 delas do Brasil. No país, a Unicamp ficou na segunda posição.

“O fato de a Unicamp estar entre as três melhores universidades da América Latina e do Caribe é motivo de orgulho para a nossa comunidade acadêmica. A subida de posição no ranking da QS reflete a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão na Unicamp, além de coroar os esforços desta gestão para incrementar as políticas de internacionalização da Universidade”, pontua o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles.

O ranking analisou 17,5 milhões de publicações científicas e 141,6 milhões de citações. Além disso, foram levadas em consideração mais de 2 milhões de referências acadêmicas e a opinião de 617 mil empresas, que avaliaram a reputação das universidades latino-americanas.

O reitor Antonio Meirelles
O reitor Antonio José de Almeida Meirelles: "esforços para incrementar as políticas de internacionalização da Universidade"

A publicação de artigos foi um dos critérios em que a Unicamp recebeu sua melhor avaliação, obtendo nota máxima. O número de professores doutores no corpo docente também ganhou a pontuação máxima no ranking. Em ambos os critérios, a Universidade consta na segunda posição geral. Quanto à reputação acadêmica, critério que tem o maior peso no ranking (30%), a Unicamp obteve nota 99,8 de 100.

Os parâmetros em que a Universidade obteve melhora expressiva em relação ao ano passado foram a razão entre o número de docentes e de estudantes e a reputação empresarial, que mede a percepção de empregadores sobre quais instituições estão fornecendo os graduados mais preparados para o mercado de trabalho.

“A terceira colocação no ranking QS Latin America 2024 coloca a Unicamp no top 1% das universidades da América Latina, e isso em virtude de sua contribuição científica e para a sociedade e da sua reputação acadêmica e empresarial. Além disso, a Unicamp se destaca pela sua expressiva reputação acadêmica e pela sua reputação no mercado de trabalho entre os empregadores, indicador que apresentou uma elevação bastante significativa em relação aos anos anteriores”, analisa o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Fernando Sarti.

Audiodescrição. Foto: Acervo Drone DJI. Imagem aérea de área edificada onde há ruas, árvores de grande porte e edificações de poucos andares. Ao centro da foto, há 2 estruturas circulares de concreto com cerca de 30 metros de diâmetro cada, posicionadas uma ao lado da outra, tendo à esquerda e à direita área com várias áravores. Uma rua asfaltada cruza horizontalmente a foto, sendo que nas suas margens há outras edificações com 2 ou 3 andares. Imagem 1 de 1