Médico representando Cirurgia da Unicamp vence prêmio em congresso nacional

Felipe Chaim, médico do grupo de preparo pré-operatório do Ambulatório de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, venceu o prêmio de melhor e-pôster do 35º Congresso Brasileiro de Cirurgia, ocorrido em julho em Florianópolis. O grupo reúne membros da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e da PUC Campinas.

Representando o grupo, Felipe foi agraciado pela pesquisa desenvolvida no HC. O trabalho “Análise do refluxo biliar em pacientes operados pela técnica One Anastomosis Gastric Bypass” busca entender melhor as alterações que essa nova técnica cirúrgica induz no metabolismo dos pacientes.

Além de Felipe, o trabalho é assinado pelo médico do HC Murillo Utrini, pelos professores do Departamento de Cirurgia da FCM Elinton Chaim e Everton Cazzo e pelas alunas de graduação em Medicina da PUC Campinas Ana Paula Silva Ferreira, Alice Mory Rossato, Thaina Dammenhain Barutti e Daira de Araujo Teodoro.

Segundo Felipe, que apresentou a pesquisa, “é um reconhecimento do trabalho de toda a equipe, que tem buscado a melhor opção para o tratamento da obesidade mórbida. Esperamos que, em breve, a técnica seja autorizada no Brasil, e mais pacientes possam usufruir de seus benefícios”.

Promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, o Congresso Brasileiro de Cirurgia é considerado o maior evento da área. Em 2023, contou com a participação de 3.485 ouvintes e 2.677 trabalhos apresentados.

Matéria publicada originalmente no site da FCM.

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”