Alunos e professores de Administração Pública vão a Brasília para visita técnica

Com o intuito de enriquecer a formação acadêmica e promover um contato direto com a realidade dos processos governamentais, cinco docentes e 40 alunos do curso de Administração Pública da Unicamp embarcaram, no início da semana, rumo a uma inspiradora visita técnica a órgãos do governo federal em Brasília. O grupo passou por vários ministérios e participou de conversas e palestras sobre diversos temas ligados aos órgãos públicos na capital do país. Nesta sexta-feira, 25, todos foram recebidos pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, em um encontro realizado no Palácio do Planalto, durante o qual conversaram sobre os planos do governo para as universidades públicas e para o desenvolvimento científico do país.

A iniciativa proporcionou aos participantes uma oportunidade única de vivenciar de perto o funcionamento das instituições responsáveis pela gestão pública do Brasil. Durante a visita, os estudantes puderam não apenas ampliar seus conhecimentos teóricos, mas também estabelecer conexões práticas entre o conteúdo abordado em sala de aula e as práticas cotidianas que moldam as políticas e ações governamentais no âmbito nacional.

Para Thiago Tonus, aluno do último ano do curso, essa experiência pedagógica é de grande relevância profissional e pessoal. "Estar em Brasília visitando e conhecendo por dentro a máquina pública é um marco na vida dos estudantes. Para aqueles que estão no início do curso, serve de motivação para persistir e não se deixar levar pelas dificuldades da graduação. Para aqueles que estão no final do curso, é uma oportunidade para reconsiderar e planejar a carreira. Além disso, conhecer o dia a dia da administração estatal permite ter uma visão mais completa dos pontos positivos e negativos de trabalhar no setor público, sem romantizar a carreira. E finalmente, para estudantes que nunca puderam estar nesse lugar, é importantíssimo, pois lembra que todos podem e devem ocupar esses espaços."

Durante a visita

Milena Serafim, docente do curso e atual diretora associada da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, lembra que a visita institucional faz parte de uma estratégia do curso para inserir o estudante na realidade e nos desafios do serviço e dos servidores públicos e motivar todos.

"É de extremo valor que o estudante possa ter essa vivência desde cedo, no ambiente em que escolheu atuar profissionalmente. Foi realmente gratificante ver o engajamento e o interesse de todos em cada uma das visitas. Essa experiência trouxe até mesmo uma certa oxigenação aos docentes, ao ver o brilho nos olhos dos estudantes. Essa aproximação tem caráter pedagógico e permite conhecer a teoria e os conceitos na prática, ver mais profundamente como os tomadores de decisão atuam, saber mais sobre os elementos que norteiam a formulação e a implementação de políticas públicas, mas também os desafios interpessoais e interministeriais, dentre outros. Mesmo já tendo morado em Brasília, confesso que me emociono toda vez que adentro o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Ali enxergamos vidas sendo de alguma forma impactadas. Participar desse processo de formação profissional e ver como eles passam a dar ainda mais valor à profissão de administrador público e à responsabilidade intrínseca a esse campo de atuação profissional é o que orienta essa visita."

Matéria originalmente publicada no site da FCA.