Estão abertas inscrições para vagas remanescentes 2024

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu no dia 10 de agosto, as inscrições para o Processo Seletivo Aberto para as vagas remanescentes de 2024 na Universidade. As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de agosto, exclusivamente na página eletrônica da Comvest. São oferecidas 975 vagas, em 62 opções de cursos de graduação. A taxa de inscrição é de 200,00 reais e poderá ser paga até o dia 1º de setembro. Podem se inscrever no processo alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Unicamp, desde que o curso pretendido seja diferente de seu próprio curso (casos excepcionais serão julgados pela CCG), alunos de outras IES nacionais ou estrangeiras e portadores de diploma devidamente reconhecido de curso superior diferente do curso pretendido. O Edital com todas as regras do processo está disponível na página da Comvest.

O Processo se realizará em duas fases de caráter eliminatório e classificatório e de uma terceira fase para os candidatos aos cursos que exigem provas de Habilidades Específicas. As duas fases são: Prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT) e Prova de Conhecimentos Específicos (PCE) relativos às grandes áreas de conhecimento e Análise de Compatibilidade de Currículo. Além dessas duas fases, há provas de Habilidades Específicas para os seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Dança e Música. Os candidatos aos cursos de Música farão a prova (envio de vídeos) entre os dias 18 e 29 de setembro, e os demais, entre os dias 7 e 9 de dezembro de 2023, junto com as provas do Vestibular Unicamp.

A Prova de Leitura e Interpretação de Textos (PLIT) e a Prova de Conhecimentos Específicos (PCE), obrigatórias a todos os candidatos, serão realizadas no dia 8 de outubro. Os locais de prova serão divulgados dia 28 de setembro, na página da Comvest. A Prova de Leitura e Interpretação de Textos será constituída de 10 questões objetivas de leitura e interpretação, sendo 6 questões de Língua Portuguesa e 4 questões de Língua Inglesa. As ementas constam no Edital. A Prova de Conhecimentos Específicos será constituída de 10 questões objetivas e de cinco questões dissertativas (com dois itens cada uma), relativas à área específica do curso (Ciências Humanas/Artes ou Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biológicas ou Medicina). As questões da PCE abordarão conhecimentos básicos das áreas específicas exigidos nos anos iniciais da graduação, e os programas da prova estarão disponíveis na página da Comvest. Os candidatos têm no máximo quatro horas e no mínimo duas horas e trinta minutos para a realização das duas provas. Os candidatos ausentes e aqueles que obtiverem nota inferior a 50% na Prova de Leitura e Interpretação de Texto ou 40% na Prova Específica de Conhecimentos estarão desclassificados.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente a partir das notas obtidas nas PLIT e PCE. Para a Análise de Compatibilidade de Currículo, será convocado um número de candidatos que equivale ao máximo de três vezes o número de vagas existentes no curso. A lista de candidatos convocados para a fase de análise curricular será divulgada no dia 24 de outubro. Os selecionados precisam enviar digitalmente a documentação exigida pelo Edital, entre os dias 26 de outubro e 6 de novembro de 2023, conforme indicado no Edital. A Análise de Compatibilidade de Currículo compete à Comissão de Graduação do curso pretendido, e os critérios constam no Edital.

A lista de convocados para a matrícula será divulgada, na página da Comvest, no dia 12 de janeiro de 2024, e a matrícula deverá ser realizada de maneira remota, pela internet, nos dias 15 e 16 de janeiro. No ato da matrícula, deverão ser enviadas cópias digitalizadas do original ou autenticadas em cartório dos documentos indicados no Edital do processo.

Matéria publicada originalmente no site da Comvest.

O Edital com todas as regras do processo está disponível na página da Comvest