Prefeitura Universitária inaugura áreas de convivência tipo parklet na Feira do HC

##
Cerimônia de inauguração contou com o chefe de Gabinete, Paulo César Montagner e o prefeito da Unicamp, Juliano Finelli; as novas instalações fazem parte do Projeto Rede de Espaços de Alimentação e Convívio (Preac)

A Prefeitura Universitária, em parceria com a Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (Depi) e o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), inaugurou nesta terça-feira (20/06) os primeiros parklets da Feira do Hospital de Clínicas (HC), que acontece às terças e quintas-feiras. As novas instalações fazem parte do Projeto Rede de Espaços de Alimentação e Convívio (Preac), que tem o objetivo de reformular e revitalizar os serviços de alimentação nos campi como restaurantes, cantinas e feirinhas e criar ambientes de convívio social para a comunidade interna e externa da Universidade.

O parklet é um mobiliário urbano versátil anexo a uma calçada e que cria um ambiente semelhante ao de uma pequena praça. Os que foram instalados na Feira do HC têm 10 m por 2,30 m e são de madeira plástica feita de material reciclado, providos também de iluminação para uso noturno. O objetivo do mobiliário é proporcionar um espaço adequado para refeição, estudo e convivência.

“Esse é um espaço pensado para o convívio, aquilo que a gente chama de fricção social, um local onde as pessoas podem se encontrar, trocar ideias, fazer parcerias”, afirma Talita de Almeida Mendes, assessora da Depi. Ele promete ser adequado tanto para a comunidade interna quanto a externa, principalmente se for levado em conta seu potencial para proporcionar momentos de lazer. “Isso significa melhoria na qualidade de vida dos servidores e também uma oportunidade de descompressão e integração. Que todos os servidores possam ter esse momento de descontração”, diz Luiz Carlos Fernandes Junior, coordenador do GGBS.

##
Objetivo do projeto é reformular e revitalizar os serviços de alimentação nos campi e criar ambientes de convívio social para a comunidade interna e externa da Universidade

Próximos passos do Preac

A inauguração dos parklets é uma das primeiras medidas adotadas pelo Preac. Além de proporcionar mais áreas de convivência e lazer, outro objetivo do projeto é reformular os serviços de alimentação, por exemplo instalando 13 novos restaurantes e cafés em contêineres. Segundo o prefeito da Unicamp, Juliano Davoli Finelli, dentro de dois a três meses serão inaugurados novos contêineres na Faculdade de Educação (FE), na Diretoria Geral da Administração (DGA), no HC, no Instituto de Química (IQ), na Faculdade de Odontologia em Piracicaba (FOP) e na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) em Limeira. Buscando atingir também o objetivo de disponibilizar um serviço de alimentação a cada 250 metros de distância um do outro, foram inauguradas 98 máquinas de autosserviço chamadas de vending machines em 44 pontos.

##
Inauguração também contou com o projeto Música e Feira que acontece das 12 às 14 horas

Outras mudanças devem ser realizadas, como a ampliação e padronização das barracas nas feiras e a remoção dos camelôs e vendedores ambulantes gerenciados por meio de um convênio com os Serviços Técnicos Gerais (Setec).

Para o chefe de gabinete da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, há expectativa para desenvolver os projetos do Preac graças também ao desenho já estabelecido pela parceria, por exemplo, dos feirantes com a Universidade. “Depois de mais de um ano da normalização das atividades universitárias, tanto o sistema de feiras quanto de cantinas, poderá ser um novo desenho que vai interessar a toda comunidade.”

Imagem de capa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”