Editora da Unicamp ganha dois Jabutis.
Outros livros também são premiados

16/11/2016 - 13:00


A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou na última sexta-feira (11) os vencedores do 58º Prêmio Jabuti 2016. A Editora da Unicamp levou dois prêmios. Na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática, ficou com o primeiro lugar com a obra Capitalismo e Colapso Ambiental, de autoria do professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) Luiz Marques. Ainda obteve o terceiro Lugar na categoria Ciências Humanas com o título Ancestrais e suas Sombras: Uma Etnografia da Chefia Kalapalo e seu Ritual Mortuário, de autoria do professor Antonio Guerreiro, professor também do IFCH.

Além dos prêmios pela Editora, outros três livros de professores da Unicamp foram premiados. Na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática, A Utilidade do Conhecimento foi escrito pelo professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Carlos Vogt e ganhou o segundo lugar pela Editora Perspectiva. Já na categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer, a obra Propriedade Intelectual e Inovações na Agricultura, organizada pelo professor do Instituto de Economia (IE) Antônio Márcio Buainain, pela professora do Instituto de Geociências (IG) Maria Beatriz Machado Bonacelli e pela ex-pesquisadora da Unicamp Cássia Isabel Costa Mendes, analista da Embrapa Informática Agropecuária, ficaram com a segunda colocação pela Editora Ideia D. Na categoria Educação e Pedagogia, o professor emérito da Unicamp Dermeval Saviani conquistou o segundo lugar com o livro História do Tempo e Tempo da História: Estudos de Historiografia e História da Educação, da editora Autores Associados.

O diretor da Editora da Unicamp, professor Eduardo Guimarães, disse que se sentiu muito honrado pelo recebimento de dois prêmios Jabuti nesta edição 2016. Ao mesmo tempo, enfatizou que esta premiação é o reconhecimento do mais importante prêmio brasileiro para o mercado de livro no Brasil, ao trabalho editorial da Editora da Unicamp, desde a escolha dos títulos no Conselho até o final da produção e colocação em circulação dos livros.

"Luiz Marques, professor de História da Arte, fez um trabalho monumental de coleta de informações atualizadas sobre os seriíssimos problemas ambientais que assolam o planeta, bem como uma análise crítica dos seus desdobramentos. O resultado é um volume com 712 páginas com excelente recepção do público (lançado em 2015, já fizemos uma reimpressão em 2016) e, agora, com o primeiro lugar na categoria Ciências da Natureza do Prêmio Jabuti, recebe o devido reconhecimento da crítica especializada. Capitalismo e Colapso Ambiental é um título de destaque no catálogo da nossa editora", lembrou Guimarães. "Não menos importante é o trabalho do professor Antonio Guerreiro, da área de Antropologia. Seu livro Ancestrais e suas Sombras, que ficou com o terceiro lugar na categoria Ciências Humanas, é o resultado de sua pesquisa de campo que inova a literatura etnográfica sobre os índios Kalapalo e o ritual Quarup. Com esses dois excelentes títulos, a Unicamp está muito bem representada no mais conceituado e concorrido prêmio do mercado editorial brasileiro", expressou.

Premiação
A solenidade de entrega do Jabuti acontecerá no próximo dia 24, no auditório Ibirapuera, em São Paulo. Os primeiros colocados receberão o troféu Jabuti e a importância de R$ 3,5 mil. Os ganhadores dos segundos e terceiros lugares também ganharão troféus. Neste dia, também serão revelados os vencedores dos prêmios de Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – Não Ficção, que serão comtemplados com o prêmio de R$ 35 mil cada, além de serem contemplados com a estatueta dourada. Conheça a lista completa dos ganhadores do Prêmio Jabuti.  

O Jabuti, que distingue os melhores livros do Brasil, foi lançado em 1958 pela CBL. O prêmio destaca anualmente os melhores lançamentos editoriais em 27 categorias, quatro delas referentes a elementos da edição e 23 determinadas pelo tipo de conteúdo. As obras inscritas são avaliadas por um júri formado por três especialistas em cada categoria. Nesse ano, esse júri foi indicado pelo Conselho Curador do Prêmio, composto por Marisa Lajolo, Antonio Carlos de Morais Sartini, Frederico Barbosa, Luís Carlos de Menezes e Pedro Almeida.