Mutirão
montará
espaço de
vivência na
Praça da Paz

16/12/2015 - 15:53

Que tal usar pallets de madeira doados e montar bancos, guarda-sóis e baús com cangas para amenizar o calor e incentivar a comunidade a fazer uma pausa, sentar e conversar na Praça da Paz do campus da Unicamp em Barão Geraldo? 

Com a ideia de estimular a vivência universitária, a estudante Eleonore Menezes Del Bianchi, do curso de Midialogia do Instituto de Artes (IA), reuniu amigos, conhecidos e interessados num mutirão para elaborar um espaço de vivência no local. A instalação, que não é temporária, começou na terça-feira (15) e deve estar finalizada até o final da semana. 
Montagem na Praça da Paz

“Desde março eu tenho uma bolsa do Projeto Aluno-Artista, do SAE [Serviço de Apoio ao Estudante]. O projeto prevê a produção de um documentário sobre a vivência universitária. Além da bolsa mensal, o Aluno-Artista auxilia o estudante com um investimento para a compra de materiais. Só que eu já tinha câmera e outros materiais para o documentário, portanto, não utilizei este valor. E como o meu documentário questiona a vivência, achei que fosse interessante trazer um pouco mais de vivência para o campus. E assim surgiu a proposta para montar um espaço de vivência para todos”, explica.A estudante Eleonore Del BianchiEla conta que a ideia do projeto de instalação na Praça da Paz amadureceu durante a Semana da Arquitetura e Urbanismo (SAU) da Unicamp. “Junto com o pessoal da SAU, nós tivemos duas ideias: o cantinho da conversa e o cantinho da sombra. Nestes dois espaços as pessoas poderiam descansar, conversar e vivenciar o campus da Universidade. A partir disso, com a verba do Aluno-Artista eu comprei materiais e junto com um grupo de amigos nós criamos um evento no Facebook convidando as pessoas a participarem”, relata. 

A montagem, conforme Eleonore Del Bianchi, deve ocorrer até quinta-feira (17). “Temos tintas, lixas, pincéis, lápis de cor, suco geladinho e biscoitos! Venham se juntar a nós. Temos uns 40 pallets para serem usados nessa construção e toda ideia é bem-vinda! Vai ter conversa! Vai ter poesia! Vai ter lugar legal pra descansar! Venham todos e convidem seus amigos!”, diz o convite do evento criado na rede social. 

Campus tranquilo, Universidade viva
Institucionalmente, a Coordenadoria Geral da Unicamp desenvolve junto com a comunidade o programa “Campus Tranquilo, Universidade Viva”.  Saiba mais sobre o programa:

Prevenção, informação e convívio são a base do ‘Campus Tranquilo’
Campus Tranquilo encerra 2015 com balanço positivo

Comentários

Esta notícia poderia ter sido vinculada antes da turma da UniversIDADE se dispersar! Como também utilizamos o campus poderíamos ter ido ajudar! Abraços e sucesso! Eunice Julia, 70 anos!

Email: 
euniceschu@yahoo.com.br

Muito importante iniciativas como esta, precisamos nos apropriar de nossos espaços e nos abrirmos para a convivência. Além de ser um laboratório vivo educacional e recuperar a história de nossa praça.

Email: 
wroberto@unicamp.br