Campus Tranquilo encerra

Patrícia: ações do Vidas

Fábio Pinheiro do Sic

Rubens Queiroz do CCUEC

Um balanço muito positivo foi realizado na última reunião do ano de 2015 do programa “Campus Tranquilo – Universidade Viva”, na manhã desta quinta-feira, 3, no auditório da Biblioteca Central César Lattes (BCCL). Em seu segundo ano de vida, o programa já está consolidado na maior parte das ações e projeta agora cenários para o futuro. “É interessante destacar que um programa como este, por sua complexidade e abrangência, precisa de bastante sinergia. A ideia da reunião é dar mais um passo em relação a integração dessas ações, mostrando o que cada componente tem feito, os resultados, e como temos conseguido avançar”, afirmou o coordenador geral da Unicamp, Alvaro Crósta, um dos idealizadores do programa.

Dividido em eixos de trabalho, o “Campus Tranquilo – Universidade Viva” tem hoje a participação de cerca de 50 servidores entre técnicos e docentes. Segundo o professor Orlando Fontes Lima Jr., assessor da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e um dos coordenadores da iniciativa, um dos desafios para os próximos anos é “incorporar o que foi feito até agora na rotina da Universidade”. Lima Jr. Fez um histórico da implantação do programa e dos conceitos que nortearam a ideia, como “a cultura de paz da ONU, com base no diálogo, e a de vigilância comunitária, que é uma construção conjunta de um espaço mais seguro”.

O professor ressaltou as mudanças na iluminação do campus, a ampliação do Unicamp Serviços (conjunto de aplicativos para celular e smartphone), as apresentações culturais do projeto “Conexão Cultural”, a instalação de academia ao ar livre na Praça da Paz, entre outras ações. Segundo ele houve outros avanços que ainda deverão se concretizar como a instalação de uma base do Corpo de Bombeiros, a ampliação da conexão sem fio, a revitalização da Biblioteca Central e seu entorno.

Mais especificamente em relação às ações na área da saúde, a coordenadora do Centro de Saúde da Comunidade - Cecom, Patrícia Asfora Falabella Leme, salientou que o serviço móvel para resgate e atendimento às urgências e emergências em saúde, denominado como VIDAS (Veículo Interno de Atendimento em Saúde), está totalmente implantado já com um total de 152 atendimentos entre 10 de junho e 15 de novembro deste ano. Ela comemorou a média de tempo de 3,5 minutos para a chegada do serviço desde a chamada, até o local da emergência.

Outras informações foram dadas pelos integrantes da reunião. Em relação ao Botão de Pânico, por exemplo, já são 2061 downloads, e 12 acionamentos (realizados como teste). O vice-prefeito do campus Moacyr Trindade de Oliveira Andrade, ressaltou a mudança do perfil dos profissionais da Vigilância que passou a ter outro enfoque para a questão da comunidade e não patrimonial.

No eixo informação serão muitas novidades em 2016 de acordo com o coordenador adjunto da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação – CTIC Rubens Queiroz de Almeida, entre elas a melhoria do sinal de celular e a ampliação da cobertura da rede sem fio. De acordo com ele a Unicamp também poderá ampliar o uso da Eduroam, que é um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa.

Durante a reunião ainda falaram sobre as ações desenvolvidas em cada área, o responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão (Sic), Fábio Rodrigo Pinheiro da Silva; a coordenadora da BCCL Regiane Alcantara Eliel e Danilo Negreti, da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC). A reunião foi encerrada com as participações do vice-reitor executivo de Administração, professor Oswaldo da Rocha Grassiotto, e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, além do coordenador geral da Unicamp.