PRP
lança
revista com
pesquisas
de destaque

27/11/2015 - 11:40

/
O reitor José Tadeu Jorge

O reitor José Tadeu Jorge

A professora Gláucia Pastore

A professora Gláucia Pastore

Alvaro Crósta, coordenador-geral

Alvaro Crósta, coordenador-geral

O bioquímico Aníbal Vercesi

O bioquímico Aníbal Vercesi

Público acompanha lançamento

Público acompanha lançamento

Reprodução da capa da revista

Reprodução da capa da revista

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade lançou na tarde de quinta-feira (26), na sala de reuniões do Conselho Universitário (Consu), a revista Unicamp Pesquisa. A publicação, que apresenta pesquisas de destaque de 2014 e do primeiro semestre de 2015, possui 32 páginas em formato impresso, distribuição gratuita e periodicidade trimestral. A revista impressa traz um "QR Codes" em cada pesquisa divulgada. Por meio deste código é possível acessar mais detalhadamente o estudo divulgado. Há ainda na primeira edição um perfil com o bioquímico Aníbal Vercesi, um dos nomes mais importantes na área de bioenergética mitocondrial. 

O lançamento da Unicamp Pesquisa contou com a participação do reitor José Tadeu Jorge; do coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta; da pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Pastore; do chefe de gabinete da Reitora, Paulo Cesar Montagner, além de docentes, pesquisadores, funcionários e alunos. 

A pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, Gláucia Pastore, destacou, em sua fala, a qualidade das pesquisas feitas na Universidade e que isso trouxe, de certo modo, uma dificuldade extra para a elaboração da revista. De acordo com ela não foi tarefa fácil selecionar, dentre um grande número de pesquisas de excelência, àquelas que seriam divulgadas pela publicação. Gláucia Pastore informou ainda que uma comissão da PRP fez a escolha do material, mas que sugestões serão consideradas para os próximos números.

“Esta não é uma publicação científica, mas uma revista para a difusão de estudos realizados por nossos pesquisadores para o grande público. Nós queremos mostrar, extramuro, os impactos das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na Unicamp. Outro proposito é o de apresentar as pesquisas da Unicamp internacionalmente, seja quando recepcionamos delegações de outros países, seja quando visitamos universidades estrangeiras. O próximo número já será em português e inglês”, adiantou.

O reitor José Tadeu Jorge parabenizou toda a equipe da PRP pelo desenvolvimento da publicação. “Uma das grandes dificuldades que os institutos de pesquisas e universidades enfrentam é conseguir transmitir de maneira compreensível o seu trabalho para a população. Isso não é uma tarefa fácil e comum. Portanto, conseguir divulgar um texto sobre pesquisas científicas numa linguagem compreensível é uma ação que certamente contribuirá para a disseminação da ciência”, afirmou. 

O coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta, ressaltou a importância da iniciativa, destacando que “este é mais um veículo institucional que vem para divulgar a pesquisa de excelente qualidade produzida na Unicamp.” A publicação foi coordenada pela jornalista Mariana Aranha e contou com projeto gráfico de Ada Geisa, textos de Juliana Troya, fotografia de Martinho Caires e Jaime Barbosa, e revisão de Maria Alice da Cruz Paula. A cerimônia de lançamento integrou as comemorações dos 50 anos da Unicamp. 

Divulgação
Além do novo veículo, a Universidade conta, para a divulgação das suas pesquisas, com o Portal da Unicamp e o Jornal da Unicamp. Nos últimos dez anos, o Jornal da Unicamp divulgou cerca de quatro mil pesquisas que tiveram, a partir dessa divulgação, repercussão em veículos de comunicação nacionais e internacionais. Há ainda a RTV Unicamp, além de outros veículos e publicações de unidades e órgãos da Universidade.