Especialistas discutem o reflexo do excesso
de medicalização no sistema educacional

17/11/2015 - 11:24

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Mesa de abertura do II Fórum Construindo Vidas Despatologizadas

Mesa de abertura do II Fórum Construindo Vidas Despatologizadas

Maria Aparecida Moysés, professora da FCM e organizadora do Fórum

Maria Aparecida Moysés, professora da FCM e organizadora do Fórum

Julio Cesar Hadler Neto, coordenador do Penses

Julio Cesar Hadler Neto, coordenador do Penses

Patrícia Guimarães, membro do Despatologiza

Patrícia Guimarães, membro do Despatologiza

Suely Castaldi Ortiz da Silva, do Conselho Regional de Psicologia de Campinas

Suely Castaldi Ortiz da Silva, do Conselho Regional de Psicologia de Campinas

Pedro Tourinho, vereador de Campinas (PT)

Pedro Tourinho, vereador de Campinas (PT)

Paulo Bonilha, do Ministério da Saúde

Paulo Bonilha, do Ministério da Saúde

Público acompanha II Fórum Construindo Vidas Despatologizadas

Público acompanha II Fórum Construindo Vidas Despatologizadas

Mesa de abertura do II Fórum Construindo Vidas Despatologizadas

Mesa de abertura do II Fórum Construindo Vidas Despatologizadas

Rosângela Villar, membro do Despatologiza

Rosângela Villar, membro do Despatologiza

Concepções hegemônicas de conhecimento dão origem à política que protege o ideário em torno da medicalização. Entretanto, diagnosticar não responde somente a um recorte científico, já que a ciência é também uma construção político-econômica. O II Fórum Construindo Vidas Despatologizadas, aberto segunda-feira (16), no Centro de Convenções da Unicamp, reúne até esta terça (17) estudiosos e especialistas para debater os fatores e consequências do excesso de medicalização.

No início do Fórum foi feita uma moção de apelo à Câmara Municipal de Campinas, pela rejeição à proposta de emenda à Lei Orgânica do Município da deliberação sobre qualquer material legislativo que aborde questões de gênero e orientação sexual na escola, tema que, segundo Maria Aparecida Moysés, professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e uma das organizadoras do evento, é extremante necessário ser discutido no meio educacional. Segundo Moysés, a censura ao tema é inconstitucional, e uma manifestação de intolerância.

Os interesses privados intervêm na construção de políticas, levando à padronização da vida. Dentro dessa ótica, o capitalismo se apresenta como o colonialismo, em que identidades locais e de poder econômico patologizam a diferença em prol da produtividade. Ao mesmo tempo, os interesses econômicos dos grandes laboratórios farmacêuticos lucram ao garantir a produção do trabalhador, a partir da tolerância ao estresse, afirmou Inês de Oliveira, da Faculdade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A Medicina vem ocupando espaços de reflexão e ação de áreas cujos problemas são sociais, expandido a atuação médica para além do seu conhecimento. A medicalização dá respostas aos problemas de aprendizagem que estão alheias ao campo da educação. Frente à omissão do sistema pedagógico, a não aprendizagem é vista como fenômeno individual a ser “tratado”. Diagnósticos como TDAH, Dislexia e Discalculia se tornam um linguajar comum no ambiente educacional, afirmando a manutenção do fracasso escolar, perpetuação de estigmas, isenção de responsabilidade das famílias e profissionais, afirmou Juliana Garrido, pedagoga e membro do Despatologiza. “A escola se coloca como uma instituição à mercê de um saber que ela sequer domina. Quem tem que resolver a questão pedagógica são os pedagogos dentro da escola. Como os médicos não entendem de alfabetização, não vai ser deles a resposta. Se a escola perdeu esse papel, deve reencontrá-lo.”

O produtivismo capitalista e o rendimento máximo também são critérios na educação, se opondo ao ideal de escola pública de qualidade para todos como direito universal. O sistema educacional se priva da autocrítica, medicalizando a desatenção como controle da atenção sem precisar produzir interesse e diálogo ou mudar a instituição, apontou Oliveira. As avaliações e metas de aprendizagem são colocadas como um controle curricular, em busca da “excelência”, mas reforçam a exclusão de sujeitos e de seus conhecimentos. Gestores e a “política de invisibilização” excluem o “socialmente difícil” por meio da patologização do comportamento não enquadrável.

Os diagnósticos devem ser feitos levando em consideração a subjetividade dos indivíduos. Gisela Untoiglich, da Universidade de Buenos Aires e membro do Forum Infancias, se opõe ao diagnóstico feito como profecia autorrealizável. Segundo Untoiglich, ele deve ser feito “a lápis”, já que as oportunidades subjetivas necessitam tempo e de um outro disponível. “A prática pedagógica deve prever diferenças e atendê-las. Se isso fosse levado a sério, nem precisaríamos de tantos diagnósticos”, acrescentou Garrido.

O II Fórum Construindo Vidas Despatologizadas é uma realização do [re]pense, novo grupo de estudos do Fórum Pensamento Estratégico (Penses) que se dedica a organizar eventos  e produzir reflexões e discussões sobre patologização, intolerância e discriminação. O evento é organizado também pelo Despatologiza - Movimento pela Despatologização da Vida. O Penses é um espaço acadêmico, vinculado ao Gabinete do Reitor, responsável por promover discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da sociedade em todos seus aspectos.
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