Morre ginecologista da Unicamp
incentivador da saúde da mulher

26/09/2015 - 19:01

Morreu neste sábado (26) em Campinas aos 63 anos o ginecologista Aarão Mendes Pinto Neto, professor titular da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Aarão era o atual chefe do Departamento de Tocoginecologia e há décadas atuava no Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – Caism. Era solteiro e não deixou filhos. O seu velório será neste domingo (27) no Cemitério Nosso Senhor dos Passos, em Guaratinguetá (Rua Coronel Pires Barbosa, s/nº, centro), e o seu sepultamento será no mesmo local, às 13 horas.

Ao saber do falecimento de seu amigo Aarão, o diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, escreveu em seu perfil no Facebook: “Hoje é um dia de extrema tristeza. Perdemos um grande amigo e companheiro. Espero que ele esteja em paz, porque nós não estamos. A morte é muito cruel. Minha vontade era ter convivido mais, aprendido mais, ter dado mais risadas com ele”. 

Aarão fez a graduação, o mestrado e o doutorado na Unicamp. Era um dos incentivadores das divulgações sobre a saúde da mulher, tornando-se uma das suas maiores expressões no país. Suas abordagens contemplavam em maior medida as mulheres na meia-idade, mais especificamente no período do climatério (que antecede e culmina com a menopausa).


Ele apresentou uma significativa produção científica, tendo publicado 208 artigos completos em periódicos especializados. Escreveu um livro, 21 capítulos de livros e 23 manuais técnicos, entre outras publicações. Como orientador, teve uma marca muito positiva, sendo reconhecido pelos seus pares, alunos e especialistas da área da saúde. Orientou quatro iniciações científicas e 40 teses, sendo 23 de mestrado e 17 de doutorado. Também coorientou oito teses. Apresentou 320 trabalhos em eventos científicos no Brasil e no exterior, segundo dados do seu currículo Lattes, atualizado no último dia 21 deste mês.

Recebeu 44 prêmios e diversas homenagens. Em 2010, recebeu a medalha de mérito Força da Raça, por seu trabalho "Atenção e competência com a saúde da mulher negra". Veja texto.

O ginecologista era exigente com seus alunos e subordinados, mas humano e bom amigo. Atuou duas vezes como chefe do DTG. Gostava de viajar e levou as suas pesquisas para diversos países. Há poucos anos, empolgado com o jornalismo, não titubeou em voltar aos bancos escolares na condição de pós-graduando. Cursou Jornalismo Científico no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp. Fruto desse seu gosto pelo jornalismo, diversas vezes buscou os meios de comunicação para esclarecer temas relevantes. Leia sobre a polêmica envolvendo a indicação da terapia de reposição hormonal (TRH) e o suposto aparecimento do câncer de mama e outros textos publicados no Jornal da Unicamp

Reposição hormonal na berlinda
Imunossupressores causam perda óssea em transplantadas hepáticas
Multimorbidade prevalece em mulheres com mais de 50 anos

Missa de sétimo dia
A missa de 7º dia "in memoriam" de Aarão Mendes Pinto Neto será no dia 1º de outubro, quinta-feira, às 12h30,  anfiteatro do Subsolo, Bloco A do Hospital da Mulher "Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti" - Caism.

Comentários

Meus sentimentos a equipe do Caism e a família de Dr Arao que Deus possa estar recebendo nosso irmão de braços abertos que assim seja . Amém..

Email: 
Silvanabiomedic@gmail.com

Grande perda para a nossa FCM .
Homem inteligente, capaz , alegre e amigo.

Email: 
LivioNanni

Por mais que se compreenda a finitude da vida, ela se parece organizada para não se cumprir, quando queremos preservar nossos queridos e amigos, eternizados em nossas vidas.
Ainda que em momentos nos dê indícios que pode ser inevitável, e se mostra a caminho, não parece justa quando vem sem aviso prévio, e nos toma por completo em atônita surpresa.Havia muitos planos por cumprir, tarefas inacabadas, muito expectativa de coisas novas e coisas boas para cumprir.Muita gente pra usufruir destes planos, colaborar com eles, compartilhar novas descobertas e caminhos, juntos com você Aarão.Nenhum de nós pode entender que não mais vão acontecer, pós sua ausência.Perdeu a graça, sem você.Todos sentirão sua falta, muita falta.

Email: 
psilva@unicamp.br

Meus mais profundos sentimentos e tristeza pela morte do amigo e colega Aarão, Carmino.

Email: 
carmino@unicamp.br

Não consigo acreditar que ele não vai mais aparecer com seus documentos acadêmicos para eu atualizar o seu currículo. Inclusive toda essa documentação sempre ficou aqui na minha casa. Agora olho para essas pastas e não sei o que pensar. Vou sentir muito sua falta Prof. Aarão!

Email: 
verafleite@terra.com.br

Na semana passada nos encontramos, aliás esse encontro casual era frequente. Na hora do almoço na rua do CAISM, trocamos uns comentários sobre o nosso tempo, que, alias, vai longe. Boas recordações! Ele é dos que não morre, que passa pela vida e por muito tempo é lembrado. Estou, agora, vendo ele dizer: "Estou ótimo e feliz com a idade". Nos deixou do mesmo modo que cumpriu sua missão, sem alarde. Veja só o que ele fez, definitivamente, é dos que vieram para deixar uma marca.
E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo, tempo, tempo, tempo
Não serei nem terás sido
Tempo, tempo, tempo, tempo

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo, tempo, tempo, tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo, tempo, tempo, tempo

Email: 
mramos1951@gmail.com

Gente de paz...gente simples...gente especial... Professor que Deus o tenha e que possa alegrar o céu com sua presença...

Email: 
patricia.calusne@bol.com.br

Neste dia do professor, tentei enviar um email ao meu grande Mestre e orientador do Doutorado, o estimado prof Aarão. Fui, então, surpreendido pela notícia desta fatídica partida, no entanto, de pronto, percebi que os anjos e arcanjos também possuem o direito de se embebedarem de sabedoria e perspicácia. Agora tenho certeza: é festa no céu. Grande abraço do seu sempre discípulo, Aurélio (Recife-PE)

Email: 
aureliorecife@gmail.com