I Encontro de Corais
do CIS-Guanabara

Antes de embarcar para Nova York para apresentar o oratório O Messias, de Haendel, no Distinguished Concerts International (DCNY), no Aver Fisher Hall Center, o Coral Zanzalá, do Conservatório Municipal de Cubatão, apresenta-se no I Encontro de Corais do CIS Guanabara, da Unicamp, em 25 de outubro, a partir das 17 horas. Em Campinas, trechos do oratório serão apresentados no repertório de Zanzalá, que conta também com canções populares. Outros dois importantes coros paulistas, o Coral Unifesp, de São Paulo, e o Madrigal in Casa, de Campinas, também participam desta primeira edição do encontro do CIS.

Música de boa qualidade executada por coros e regentes bem conceituados. Esta é a proposta desta primeira edição no CIS Guanabara. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp, por meio do CIS, e tem curadoria do maestro Wilson Nascimento, organizador, há 11 anos, do Encontro de Corais de Cajamar (ECC), município da Grande São Paulo.

Zanzalá é considerado um dos corais mais importantes do Estado de São Paulo e já teve oportunidade de se apresentar em várias salas de concerto. O coro é formado por cantores selecionados por meio de um concurso. Representante da Baixada Santista no Mapa Cultural Paulista por várias vezes, Zanzalá produziu vários espetáculos como “Ópera do Malandro” (2005) e de “De tudo se faz canção” (2008). O coro dividiu o palco com a Banda Sinfônica de Cubatão nos espetáculos “Queen Sinfônico” e “Help”.

Com participação de alunos, professores, funcionários da Universidade Federal de São Paulo e pessoas da comunidade, o repertório do Coro Unifesp abrange música popular brasileira e peças eruditas de compositores como Camargo Guarnieri, Haydn, de Hans Leo Hassler e Schubert. Entre os projetos artísticos já desenvolvidos pelo coro, constam os espetáculos Ópera Chica (2012), A Noiva do Condutor (Opereta Radiofônica de Noel Rosa e Arnold Gluckmann) (2010), Kátia e Paulo - Uma Alegoria Paulistana (2009), Os Afro-Sambas (2007), A Era do rádio (2005), Dos Festivais (2003) e Caymmi - Lendas do Mar (2001).

Há mais de 30 anos conduzido pelas mãos da maestrina Beatriz Dokkedal, formada em regência pela Unicamp, o grupo independente Madrigal in Casa nasceu em Campinas, mas já encantou público de várias cidades do País pela qualidade sonora. O madrigal lançou em 1996 o CD Feito in Casa e, em 1999, o álbum Mantiqueira. O disco Repara na Canção foi lançado em 2008. A participação em concursos estaduais e nacionais, a partir de 1997, como forma de ampliar a divulgação de seu trabalho, resultou em vários prêmios.

A ideia, segundo o maestro Wilson Nascimento e o coordenador do CIS Guanabara, Odair Marques, é que o Encontro se torne tradicional em Campinas, mantendo a mesma qualidade de seleção nas próximas edições.

O I Encontro de Corais do CIS-Guanabara
Dia: 25 de outubro
Hora: 17 horas
Local: Rua Mário Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campinas-SP