Revista Brasileira
de Inovação

A editoria da Revista Brasileira de Inovação recebe, até 31 de julho, artigos para a confecção de um número especial sobre política industrial e inovação, a ser lançado em 2015. Os artigos devem ser resultados de pesquisas originais e inéditos, de natureza teórica ou aplicada e se alinharem aos temas definidos nesta chamada. Serão aceitos trabalhos em português, inglês ou na língua espanhola. Wilson Suzigan, do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp e Renato Garcia, do Instituto de Economia (IE) são os editores da publicação.

Os trabalhos submetidos deverão se enquadrar nos seguintes temas:

- Fundamentos da “nova política industrial”: racionalidades, coordenação, instituições, estratégia industrial e escolhas setoriais, relação com políticas macroeconômicas, e alinhamento com políticas relacionadas tais como as de comércio exterior e relações internacionais; de ciência, tecnologia e inovação, de regulação econômica internacional, de defesa da concorrência, de financiamento, de desenvolvimento regional, e outras.

- Experiências de políticas industriais modernas (países desenvolvidos e em desenvolvimento).

- Política industrial e sistemas de inovação (nacional, setorial, regional, local).

- Política industrial e sistemas de produção (cadeias produtivas nacionais e globais).

- Política industrial e produtividade (capital, trabalho, tecnologia, inovação).

- Política industrial e competitividade (setorial, sistêmica).

- Política industrial e o futuro da indústria – a “revolução” da ciência dos materiais, da manufatura aditiva, e de outras tecnologias disruptivas.

- Política industrial e sustentabilidade.

- Energia e indústria.

Mais detalhes no link ou e-mail
(Hélio Costa Júnior)