Unicamp leva Grande Prêmio Capes

11/12/2013 - 17:20

Priscila Pini Zenatti

A Unicamp é uma das vencedoras do Grande Prêmio Capes de Tese, entregue na noite desta terça-feira, 10, em Brasília. A tese de doutorado de Priscila Pini Zenatti, defendida no Instituto de Biologia, com orientação do professor José Andrés Yunes, levou a melhor na categoria Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias e Multidisciplinar. A Capes oferece três grande prêmios, um para cada área principal do conhecimento. Neste ano, o Grande Prêmio de ciências biológicas e da saúde homenageou Zeferino Vaz.

Priscila ganhou o Grande Prêmio com o trabalho "Estudo do IL-7R na Leucemia Linfoide Aguda pediátrica de linhagem", que já havia sido o melhor em Ciências Biológicas I, Genética e Biologia Molecular do mesmo prêmio. Além dela, o pesquisador Marco Antonio Barbosa Ferreira foi agraciado com o Prêmio Capes – Instituto Paulo Gontijo, pela tese “Síntese total da (-) -gonoiotriona. Estudo teórico da influência estereoeletrônica na seletividade 1,5 em reações aldólicas envolvendo beta-alcoxi metilcetonas”, que também já havia sido reconhecida com o Prêmio Capes de Química.

Além dos grandes prêmios por grandes áreas do saber, a Capes reconhece também as melhores teses em áreas setoriais, como ciências ambientais, química e psicologia. Ao todo, a Unicamp teve 50 teses inscritas nas diversas categorias do prêmio, obtendo oito premiações e nove menções honrosas na edição 2013.

Além dos finalistas e seus orientadores, participaram da premiação em Brasília o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta e a pró-reitora de Pós-Graduação, Ítala Maria Loffredo D’Otaviano.

Mais sobre o Prêmio Capes

José Andrés Yunes, Priscila Pini Zenatti, Ítala Maria Loffredo D’Otavian e Alvaro Crósta e

Ministro Mercadante e Alvaro Crósta entre outras autoridades em Brasília

Ítala Maria Loffredo D’Otaviano, Marcos Alberto Rodrigues Vasconcelos e Álvaro Crósta