Unicamp leva Grande Prêmio Capes

11/12/2013 - 17:20

Priscila Pini Zenatti

A Unicamp é uma das vencedoras do Grande Prêmio Capes de Tese, entregue na noite desta terça-feira, 10, em Brasília. A tese de doutorado de Priscila Pini Zenatti, defendida no Instituto de Biologia, com orientação do professor José Andrés Yunes, levou a melhor na categoria Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias e Multidisciplinar. A Capes oferece três grande prêmios, um para cada área principal do conhecimento. Neste ano, o Grande Prêmio de ciências biológicas e da saúde homenageou Zeferino Vaz.

Priscila ganhou o Grande Prêmio com o trabalho "Estudo do IL-7R na Leucemia Linfoide Aguda pediátrica de linhagem", que já havia sido o melhor em Ciências Biológicas I, Genética e Biologia Molecular do mesmo prêmio. Além dela, o pesquisador Marco Antonio Barbosa Ferreira foi agraciado com o Prêmio Capes – Instituto Paulo Gontijo, pela tese “Síntese total da (-) -gonoiotriona. Estudo teórico da influência estereoeletrônica na seletividade 1,5 em reações aldólicas envolvendo beta-alcoxi metilcetonas”, que também já havia sido reconhecida com o Prêmio Capes de Química.

Além dos grandes prêmios por grandes áreas do saber, a Capes reconhece também as melhores teses em áreas setoriais, como ciências ambientais, química e psicologia. Ao todo, a Unicamp teve 50 teses inscritas nas diversas categorias do prêmio, obtendo oito premiações e nove menções honrosas na edição 2013.

Além dos finalistas e seus orientadores, participaram da premiação em Brasília o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta e a pró-reitora de Pós-Graduação, Ítala Maria Loffredo D’Otaviano.

Mais sobre o Prêmio Capes

José Andrés Yunes, Priscila Pini Zenatti, Ítala Maria Loffredo D’Otavian e Alvaro Crósta e  

Ministro Mercadante e Alvaro Crósta entre outras autoridades em Brasília 

Ítala Maria Loffredo D’Otaviano, Marcos Alberto Rodrigues Vasconcelos e Álvaro Crósta  

Marco Antonio Barbosa Ferreira, Ítala Maria Loffredo D’Otavian, Alvaro Crósta e Luiz Carlos Dias 

Comentários

Parabéns aos vencedores! Parabéns à Unicamp!

Parabéns André, Priscila e demais colegas por contribuírem para que o nome da Unicamp se destaque merecidamente. Isso certamente possibilita que a universidade possa se lançar em empreendimentos mais ousados.

Talvez esteja corrigido (ou é ignorância minha) mas o texto fala em Ciência Agrácias e imagino que seja Ciências Agrárias.

Atenciosamente,

Tomaz

Resposta - Correção feita, professor Tomaz. Obrigado pelo lembrete

É um grande prazer ler esta noticia, ver estas fotos e ter a oportunidade de parabenizar-la por este grande feito, pois a Drª Priscila merece este premio não só pelo conhecimento, mas também pela dedicação e humildade que sempre conduziu seus trabalhos.
João Crisostomo