Encontro discute produção de
fármacos para doenças negligenciadas

20/05/2013 - 15:23

Reunião na Universidade

Representantes da organização internacional DNDi (iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas, na sigla em português)  estiveram na manhã desta segunda-feira (20) na Unicamp. O objetivo foi tratar das parcerias em andamento com a Universidade para a produção de medicamentos destinados ao tratamento das doenças negligenciadas. Entre as principais enfermidades estão a malária, mal de chagas e leishmaniose. Elas atingem, principalmente, as populações mais pobres.

O chefe de pesquisas em medicamentos Charles Mowbray; o diretor da DNDi América Latina, Eric Stobbaerts; e a gerente de ensaios clínicos Fabiana Alves se reuniram com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer. Também participou o professor do Instituto de Química (IQ), Luiz Carlos Dias.

“É um encontro de trabalho técnico. Já temos parcerias para a produção de fármacos para as chamadas doenças negligenciadas. Isso é uma forma de extensão universitária porque envolve a pesquisa da Universidade, que faz parcerias com o governo, entidades sem fins lucrativos e iniciativa privada, visando um benefício para a sociedade”, considerou João Meyer.

Ele lembrou que em agosto do ano passado a Unicamp promoveu Fórum Permanente para discutir o tema com representantes da academia, organizações sem fins lucrativos, instâncias do governo e indústria farmacêutica. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) e Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).

Leia matéria no Jornal da Unicamp sobre o assunto.