Unicamp
reinicia
campanha
contra câncer
de intestino

01/03/2013 - 17:50

Lila, ao lado de Dr. Roberto Mendes

A Unicamp inicia a segunda edição da campanha de prevenção do câncer de intestino grosso. Este ano, o Teste de Pesquisa de Sangue Oculto para detectar a presença de pólipos nas fezes será oferecido a funcionários com mais de 50 anos de idade que tenham ou não participado da campanha em 2012. A expectativa é que as pessoas ausentes na edição do ano passado, por algum motivo, participem para que a campanha atinja seu público-alvo em sua totalidade. “Vale lembrar que alguns profissionais devem fazem acompanhamento com especialistas de outros lugares, mas nosso desejo é que a pessoas sem acompanhamento realizem os exames”, explica a dentista Lila Cruvinel, assistente técnica do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom).

De acordo com Lila, os pacientes são convidados a partir de uma lista oferecida pela área de recursos humanos de cada unidade. Em seguida, a equipe entrega do kit no local de trabalho do paciente e oferece orientação sobre a coleta. Ela enfatiza a importância do exame, já que, de acordo com dados do Inca, o câncer é o segundo em termos de prevalência entre homens e mulheres.

Lila explica que o câncer pode aparecer em decorrência do pólipo, que, a princípio, é uma lesão benigna, por isso a ausência de sintomas. “Mas se fizerem a prevenção anualmente, mesmo com resultado negativo, o diagnóstico pode ser conhecido a tempo de tratamento.”

Este ano, o Cecom conta novamente com o apoio do Gastrocentro, que disponibiliza mais profissionais e mais horários nas agendas para que sejam realizadas a colonoscopia.

Leia mais sobre a campanha no Portal da Unicamp.