Transferência de acervo para

Lúcia e Sylvia

Abertura da exposição

Obra da exposição

O Museu de Artes Visuais, órgão da Reitoria da Unicamp, abriu nesta segunda-feira (4), na Galeria de Arte, a exposição “Arte Contemporânea no Acervo do Museu de Artes Visuais da Unicamp”. A mostra, aberta até sexta-feira, simboliza a transferência patrimonial, iniciada hoje, do acervo constituído de cerca de mil obras doadas por professores, alunos e artistas convidados que expuseram ao longo da história de mais de 20 anos da Galeria. De acordo com uma das integrantes do conselho executivo do museu, professora Lúcia Reyle, este primeiro evento do MAV de 2013 privilegia a produção contemporânea de artistas que imprimiram sua marca no cenário nacional.

Gravuras, desenhos, esculturas, arte postal, pinturas e escrituras estão entre os trabalhos expostos por Paula Almozara, Antonio Carlos Tuneu, Andréia Dulianel, Carusto Camargo, Claudio Garcia, Elaine Nunes, Ernesto Bonato, Fábio de Bittencourt, Flávio Alberto Cury, George Rembdrant Gutlich, Gerson Fogaça, Guilherme Werneck, Lúcia Fonseca, Luise Weiss, Lygia Eluf, Marcelo Mocheta, Márcio Périgo, Marcos do Valle e Marta Strambi.

De acordo com Silvia Furegatti, professora do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Unicamp, a transferência será realizada aos poucos, até que o prédio do MAV seja finalizado. Também integrante do conselho do museu, ela ressalta o trabalho importante da Galeria na construção do acervo.

“É como se começássemos uma despedida oficial. Agora o acervo incorporado pelo museu e ser tratado como merece”, destaca Lygia Eluf, coordenadora da Galeria de Arte. Ela enfatiza que, embora a Galeria da Unicamp tenha feito o trabalho de garimpar a preservar as obras, nunca houve espaço adequado para mantê-las. “Pessoas que trabalharam e atuam na Galeria, manifestam sua afetividade pelo acervo, mas estamos todos felizes por saber que ele assumirá outra posição na Universidade”, enfatiza Lygia.