Morre Geraldo
estratégicos

14/09/2012 - 16:10

Geraldo Cavagnari Filho

A comunidade da Unicamp lamenta o falecimento do professor Geraldo Cavagnari Filho, que se aposentou pela Universidade mas permaneceu atuando como pesquisador, enquanto fonte obrigatória em estudos estratégicos no Brasil. Ele faleceu nesta quinta-feira, aos 78 anos de idade, devido a um distúrbio do ritmo cardíaco e insuficiência renal aguda. Seu corpo foi velado até as 15 horas desta sexta-feira no Cemitério da Saudade, em Campinas, seguindo depois para o Crematório de São Paulo. O professor era casado com Marília Lobo Cavagnari e deixa os filhos Cecília, Geraldo e Mário.

Geraldo Lesbat Cavagnari Filho foi fundador e coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos (NEE) da Unicamp e professor convidado do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP. Doutor em ciências militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e analista em inteligência estratégica pela Escola Nacional de Inteligência, Cavagnari foi quem introduziu os estudos estratégico-militares na universidade brasileira. Foi coronel do Exército Brasileiro.

O professor Eliézer Rizzo de Oliveira conheceu Cavagnari em 1975, quando foi ao Rio de Janeiro para uma pesquisa de mestrado sobre temática militar. “Ele era instrutor e major na Escola de Comando e Estado-Maior. Desde então somos amigos, inclusive de família: ele e Marília são meus padrinhos de casamento. Tinha formação também em sociologia, com talento especial para questões estratégicas. Em 1985, propus ao reitor José Aristodemo Pinotti a criação do Núcleo de Estudos Estratégicos, levando a ideia de um grupo que tinha René Dreyfuss, Galeno de Freitas e José Anibal. Ambos fomos diretores científicos do NEE.”

Eliézer de Oliveira lembra o episódio que contribuiu para que Geraldo Cavagnari se tornasse uma figura muito conhecida e respeitada no meio acadêmico. “Ele ainda estava na ativa e recebeu um convite para um evento na Argentina. Proibido de viajar pelo ministro Leônidas Pires Gonçalves, foi assim mesmo e, na volta, ficou preso por alguns dias em uma unidade militar. Nós da Unicamp acompanhamos tudo de perto. Na verdade, o professor Cavagnari se tornou uma figura pública nacional. Frequentou inúmeros programas de entrevistas, sempre abordando temas atuais, como guerras que explodiam e o processo político brasileiro. Na Assembleia Constituinte, defendeu a criação do Ministério da Defesa, que não foi aprovada na ocasião, mas que acabou vingando vinte anos depois no governo Fernando Henrique.”

Na opinião do professor Pedro Paulo Funari, que conviveu bastante com Geraldo Cavagnari na última década, ele foi o grande pensador da questão estratégica brasileira e pioneiro nesta área de estudos. “O professor Cavagnari foi responsável pelo surgimento desta preocupação com a estratégia e assuntos militares, não apenas do ponto de vista deles (visto que também era um militar), mas também do ponto de vista científico e acadêmico. Sempre preocupado com a acuidade nos assuntos de que tratava, inspirou muitos pesquisadores a seguirem nesta linha.”

Abaixo, algumas entrevistas concedidas por Geraldo Cavagnari ao Jornal da Unicamp

Era para ser uma ação cirúrgica. O script saiu errado?

Questões que não serão resolvidas no Maracanã nem em La Bombonera

Estrategista prevê crises piores