Uso da Altmetria para Editores e Bibliotecários

SBU

A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) por meio do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC), em parceria com o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), realizará  no dia 27 de março, das  09h00 às 12h00, no Auditório da Biblioteca Central “Cesar Lattes”  o workshop Uso da Altmetria para Editores e Bibliotecários.

Esse workshop apresenta uma introdução geral sobre as métricas alternativas de impacto da produção científica – conhecidas como altmetrics, ou altmetria - e propõe uma discussão sobre o valor e o uso de indicadores altmétricos para a avaliação de artigos e periódicos, incluindo exemplos práticos de como usar ferramentas online para medir e ampliar o impacto de sua publicação.

A bibliotecária Andréa Ferreira Gonçalves do Nascimento apresentará uma introdução sobre as métricas alternativas de impacto da produção científica,  conhecidas como altmetrics ou altmetria, incluindo exemplos práticos de como usar ferramentas online para medir e ampliar o impacto de uma publicação. Os participantes irão aprender o que é altmetria, o que as métricas alternativas podem mostrar, como os periódicos estão aplicando a altmetria na prática e como usar ferramentas de altmetria existentes para identificar a atenção online recebida por uma publicação. A atividade é voltada para editores científicos, bibliotecários e demais interessados.

A inscrição pode ser feita até o dia do evento pelo site http://capacitacao.bc.unicamp.br/index.php?op=200&idCurso=22. O limite de vagas é de 120 participantes. Mais informações no site do evento.

twitter_icofacebook_ico