www.iel
- Livros e Volumes
- Artigos e Capítulos
- Traduções
- Entrevistas
 
Publicações >> Artigos e Capítulos de Livros

Identidade e Representação do Brasil em Antologias Poéticas Bilíngües

Serrani, Silvana (2006 – no prelo) “Identidade e Representação do Brasil em Antologias Poéticas Bilíngües”. In: Coracini, M. J., Grigoletto, M. e Magalhães, I. Identidade e Discurso. São Paulo.

Discurso e Tradução em Antologias Poéticas Bilíngües- A Antologia Puentes/Pontes

Serrani, Silvana (2006 – no prelo) “Discurso e Tradução em Antologias Poéticas Bilíngües- A Antologia Puentes/Pontes” . In: W. Costa. (Org.). Discurso e Tradução. Florianópolis.

O Afetivo e o Sócio-cultural em Práticas de Reformulação

Serrani, Silvana e M. Riera (2006 – no prelo) “O Afetivo e o Sócio-cultural em Práticas de Reformulação”. In: Correia M.. Escrita e Representação. Campinas: Mercado de Letras.

Multiplos Espaços da Lingüística Aplicada

Serrani, Silvana (em colaboração com A. Kleiman e P. Ottoni) (2005) “Multiplos espaços da lingüística aplicada”. Trabalhos em lingüística aplicada 42(2), p. 177-184, 2005.

Antologias Bilíngües: Memória Transcultural e Ensino de Língua

Serrani, Silvana (2005) “Antologias Bilíngües: Memória Transcultural e Ensino de Língua”. In: Rösing, Tania M. K.; Schons, Carme Regina. (Org.). Questões de escrita. Passo Fundo.

Lo lingüístico, lo intersemiótico y lo literario en el estudio de la lengua

Serrani, Silvana (2005) “Lo lingüístico, lo intersemiótico y lo literario en el estudio de la lengua”, Rasal, 2, ISSN: 0327-8794, Buenos Aires, Argentina.

Culture maternelle, reformulation discursive et enseignement des langues au Brésil

Serrani, Silvana (2004) “Culture maternelle, reformulation discursive et énseignement des langues au Brésil”. Cahiers du français contemporain 10, Lyon, França, pp. 51-65.

Profesor de lenguas como interculturalista
Serrani, Silvana (2004) “Profesor de lenguas como interculturalista”. Lenguas Vivas 3-4, Buenos Aires, Argentina, pp. 4-14.
Afetividade e Escrita em Língua Estrangeira
Serrani, Silvana (2003) “Afetividade e Escrita em Língua Estrangeira”. Fragmentos - Revista de Língua e Literatura Estrangeiras 22, Florianóplis, SC., p. 23-40.
Línguas e Discurso: A Teoria nas Práticas
Serrani, Silvana (2003) "Línguas e Discurso: A teoria nas práticas". FRAGMENTOS, UFSC, v. 1, n. 22, p. 7-22.
Memorias Discursivas, Línguas e Identidades Socioculturais
Serrani, Silvana (2003) “Memorias Discursivas, Línguas e Identidades Socioculturais”, Organon, vol.17, n.35, Porto Alegre, UFRGS, pp. 283-298.
Relação Leitura-Escrita e Sensibilização ao Discurso
Serrani, Silvana (2002) “Relação Leitura-Escrita e Sensibilização ao Discurso”. Revista da Anpoll 12. São Paulo, USP, pp. 273-294.
O Contexto Fonte e o Ensino de Línguas
Serrani, Silvana (2002) “O Contexto Fonte e o Ensino de Línguas”, Scripta, v. 6, n. 11, Belo Horizonte, PUC-Minas, MG., pp. 54-63.
Resonancias discursivas y cortesía en prácticas de lecto-escritura
Serrani, Silvana (2001) “Resonancias discursivas y cortesía en prácticas de lecto-escritura”. D.E.L.T.A. - Documentos de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 17, 1. São Paulo: Educ, pp. 31-58.
Discurso sobre a Língua, Textualidade e Línguas Próximas
Serrani, Silvana (2000) “Discurso sobre a Língua, Textualidade e Línguas Próximas”, Ediçao da ANPOL em CD-ROM: Niterói, R.J, 2000.
Singularidade Discursiva na Enunciação em Segundas Línguas
Serrani, Silvana (2000) “Singularidade Discursiva na Enunciação em Segundas Línguas”, Cadernos de Estudos Lingüísticos 38, Campinas, pp. 109-120.
Discurso e Aquisição de Segundas Línguas: Proposta AREDA de Abordagem
Serrani, Silvana (1999) “Discurso e Aquisição de Segundas Línguas: Proposta AREDA de Abordagem”. In Os Múltiplos Territórios da Análise do Discurso, F. Indursky e Maria C. Leandro Ferreira (Eds.) Porto Alegre, RS: Sagra Luzzatto, pp.281-300.
Abordagem Transdisciplinar da Enunciação em Segunda Língua: A Proposta AREDA
Serrani, Silvana (1998) “Abordagem Transdisciplinar da Enunciação em Segunda Língua: A Proposta AREDA” in I. Singorini e M. Cavalcanti (Eds.) Lingüística Aplicada e Transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, pp. 143 – 167.
Diversidade e Alteridade na Enunciação em Línguas Próximas – O Caso do Espanhol e do Português Brasileiro
Serrani, Silvana (1998) “Diversidade e Alteridade na Enunciação em Línguas Próximas – O Caso do Espanhol e do Português Brasileiro”, revista Letras 14: Alteridade e Heterogeneidade, UFSM, Santa Maria, RS, pp. 1 –19.
Identidade e Segundas Línguas: As Identificações no Discurso
Serrani, Silvana (1998) "Identidade e Segundas Línguas: As Identificações no Discurso" in I. Signorini (Ed.), Lingua(gem) e Identidade. Campinas: Mercado de Letras, pp. 231 – 264.
O Estudo das Não Coincidências do Dizer de Jacqueline Authier-Revuz e a Perspectiva Transdisciplinar em Lingüística Aplicada
Serrani, Silvana (1998) - “O Estudo das Não Coincidências do Dizer de Jacqueline Authier-Revuz e a Perspectiva Transdisciplinar em Lingüística Aplicada”. Trabalhos em Lingüística Aplicada 28, pp 67 - 72.
Língua(s), Discurso e Subjetividade: Teoria e Prática no Ensino-Aprendizagem de Escrita
Serrani, Silvana and Norder-Stracçalano (1998) “Língua(s), Discurso e Subjetividade: Teoria e Prática no Ensino-Aprendizagem de Escrita” in L. Cabral e E. Gorski (Eds.), Lingüística e Ensino. Florianópolis: Insular, pp.199 - 221.
Posições (Discursivas) do Professor de Línguas Estrangeiras
Serrani, Silvana (1998) “Posições (Discursivas) do Professor de Línguas Estrangeiras”. In: Hilário Bohn. (Org.). POLÍTICA DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO BRASIL. FLORIANÓPOLIS.
Formações Discursivas e Processos Identificatórios na Aquisição de Línguas
Serrani, Silvana (1997) "Formações Discursivas e Processos Identificatórios na Aquisição de Línguas", Revista D.E.L.T.A, Vol. 13, No 1. São Paulo: Educ, pp. 63-81.
Consecuencias de Las Polémicas Sobre El Español Para La Identidad Latinoamericana
Serrani, Silvana (1995) “Consecuencias de Las Polémicas Sobre El Español Para La Identidad Latinoamericana”. In: J San Matín. (Org.). EL ESPANHOL, LENGUA INTERNACIONAL. Córdoba, p. 629-633.
An Encounter between the Ethnographic Approach and Discourse Analysis
Serrani, Silvana (1994) "An Encounter between the Ethnographic Approach and Discourse Analysis" in J. Vaalsiner e A. Rosa (Eds.), Explorations in Socio-Cultural Studies vol. I : Historical and Theoretical Discourse. Madrid: Editorial Infancia y Aprendizaje, pp. 120-128.
Análise de Ressonâncias Discursivas em Micro-cenas para Estudo da Identidade Lingüístico-Cultural
Serrani, Silvana (1994) “Análise de Ressonâncias Discursivas em Micro-cenas para Estudo da Identidade Lingüístico-Cultural”. Trabalhos em Lingüística Aplicada 24, Campinas, Unicamp, SP, pp. 79-90.
Ressonâncias Fundadoras e Imaginário de Língua
Serrani, Silvana (1993) "Ressonâncias Fundadoras e Imaginário de Língua" in E. Orlandi (Ed.), Discurso Fundador. A Formação do País e a Construção da Identidade Nacional. Campinas: Pontes, pp. 113-126.
Papel da Paráfrase na Construção da Representação da Língua
Serrani, Silvana (1993) "Papel da Paráfrase na Construção da Representação da Língua". Revista da ANPOLL, No 7. Goiânia, GO, pp. 520-529.
La Lengua como Metáfora de la Nación
Serrani, Silvana (1992) "La Lengua como Metáfora de la Nación”, Revista Signo y Seña 1. Buenos Aires: Eudeba, pp. 29-51.
Transdisciplinaridade e Discurso em Lingüística Aplicada
Serrani, Silvana (1990) “Transdisciplinaridade e Discurso em Lingüística Aplicada. Trabalhos em Lingüística Aplicada 16. Campinas, Unicamp, SP, pp. 39-46.
Apresentação da Análise Automática do discurso
Serrani, Silvana (1990) “Apresentação da Análise Automática do discurso”. In: F Gadet; T Hak; Michel Pêcheux. (Org.). Por uma Análise Automática do Discurso. Campinas, p. 253-282.
El Silencio como Componente del Proceso de Adquisición Lingüística
Serrani, Silvana and Carolina Rodríguez (1989) "El Silencio como Componente del Proceso de Adquisición Lingüística”. Trabalhos em Lingüística Aplicada No 14, Campinas, IEL-Unicamp, pp. 259-264.
Por una Política Plurilingüista y una Perspectiva Pragmático-Discursiva en la Pedagogía de Lenguas
Serrani, Silvana (1988) "Por una Política Plurilingüista y una Perspectiva Pragmático-Discursiva en la Pedagogía de Lenguas" in E. Orlandi (Ed.), Política Lingüística na América Latina. Campinas: Pontes, pp 179-192.
Discurso e Aquisição de Linguagem
Serrani, Silvana (1988) "Discurso e Aquisição de Linguagem", Estudos Lingüísticos XVI. Taubaté, Ed. da Univ. de Taubaté, pp. 249-258.
Polifonia e Discurso: Estudo do Funcionamento Modalizador de luego no Espanhol Paraguaio
Serrani, Silvana and Carolina Rodríguez (1987) "Polifonia e Discurso: Estudo do Funcionamento Modalizador de luego no Espanhol Paraguaio", Estudos Lingüísticos XV. Santos, Ed. da Unisantos, pp. 316-326.
As Construções Indeterminadoras enquanto Recortes Macrossintáticos do Discurso
Serrani, Silvana (1986) "As Construções Indeterminadoras enquanto Recortes Macrossintáticos do Discurso". Série Estudos 12: O Histórico e o Discursivo. Uberaba: Edições Fiube, pp. 98-125.
Análise de Discurso, Tipologias e Formações Discursivas na Abordagem de Textos em Inglês
Serrani, Silvana (1985) "Análise de Discurso, Tipologias e Formações Discursivas na Abordagem de Textos em Inglês". Anais do VI ENPULI. Recife, pp. 383-391.
Uma Análise Discursiva do Recurso de Indeterminação de Agente Se-Verbo em Espanhol
Serrani, Silvana (1984) "Uma Análise Discursiva do Recurso de Indeterminação de Agente Se-Verbo em Espanhol". Estudos Lingüísticos VIII, Ed. da Unesp, Assis, pp. 147-157.
Uma Análise Pré-Pedagógica de Textos Baseada na Concepção Discursiva da Linguagem
Serrani, Silvana (1983) "Uma Análise Pré-Pedagógica de Textos Baseada na Concepção Discursiva da Linguagem". Trabalhos em Lingüística Aplicada No 2. Campinas, IEL-Unicamp, pp. 51-88.
Língua Alvo em Uso no Ensino Formal de Segunda Língua
Serrani Silvana e Rita Moraes (1983) "Língua Alvo em Uso no Ensino Formal de Segunda Língua". Trabalhos em Lingüística Aplicada No 1. Campinas, IEL-Unicamp, pp, 133-152.
Subsídios da Concepção Lingüística de Análise do Discurso Ao Ensino de Línguas
Serrani, Silvana (1982) "Subsídios da Concepção Lingüística de Análise do Discurso Ao Ensino de Línguas". ESTUDOS LINGUISTICOS, Campinas, p. 031-45.

© 2006 - Silvana Serrani - Unicamp