Comunicação apresentada no XIII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, realizado em Canela de 6 a 10 de outubro de 2008, no quadro de atividades do GT-Rousseau e o Iluminismo.

A desigualdade como “remédio no mal” no Contrato Social de Rousseau

José Oscar de Almeida Marques
Departamento de Filosofia - UNICAMP
jmarques@unicamp.br

RESUMO:

 

É bem conhecido que, no Contrato Social, Rousseau buscou, de forma quase obsessiva, estabelecer e consolidar a igualdade política entre os membros da sociedade ali esboçada. Já não se recorda tão bem que, para Rousseau, o mais individualista dos filósofos, a igualdade não é buscada como um fim em si mesmo, mas como meio indispensável para evitar a sujeição e preservar a liberdade originária do homem (ou aquilo que dela mais pode se aproximar, no estado social) sem o que uma vida propriamente humana não pode ser vivida.

 

Em vista disso, não deveria surpreender – embora passe quase completamente despercebido – que, em consonância com seu famoso dictum sobre o “remédio no mal”, Rousseau conceba tanto a instauração quanto preservação da igualdade política como exigindo a decisiva intervenção de personagens e instituições que são desiguais, vale dizer, superiores aos indivíduos que se constituirão em corpo político, e mesmo superiores a esse corpo soberano enquanto tal, e esse é um tipo de desigualdade que não pode ser superado mas é essencialmente exigido para a criação e conservação da justa ordem política.

 

Um exemplo familiar é a figura do Legislador, que intervém em um momento crucial do desenvolvimento da sociedade e, com superior previdência, aponta as condições e caminhos para instaurar uma ordem política legítima e escapar do curso “natural” das coisas rumo à crescente desigualdade. De maneira análoga, Rousseau descreve, nos quatro capítulos finais do Contrato social, quatro instituições que preservam a igualdade necessária à ordem política exatamente pelo fato de se colocarem acima e fora do controle do próprio corpo do Soberano.

 

Compreender esse paralelismo entre a primeira e a segunda parte do livro de Rousseau revela a extraordinária coesão interna da obra e, principalmente, permite compreender a real importância e função desses capítulos finais, sobre os quais raramente se reflete com a devida atenção.