< retorno à página de cursos
 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS 
INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
2.o SEMESTRE DE 2009

PROF. DR. JOSÉ OSCAR DE ALMEIDA MARQUES
Terças feiras, 14:00 - 18:00
Prédio da Graduação, Sala a definir

 

HG-911A

Tópicos Especiais de FILOSOFIA GERAL II

 

A Teoria do Conhecimento em Hume

 

PROGRAMA

 

A contribuição de David Hume à teoria do conhecimento e ao estudo das crenças estabelecidas a partir da relação de causa e efeito tem uma importância crucial na história da filosofia moderna, tanto por consolidar uma série de reflexões inauguradas no empirismo britânico (Hobbes, Locke e Berkeley) como por ter fornecido uma das mais importantes motivações para que Kant escrevesse sua Primeira Crítica. No entanto, a própria natureza da investigação realizada por Hume é freqüentemente mal compreendida, pela falta de clareza sobre as questões que efetivamente o interessavam e que ele buscou responder.

 

A disciplina visa prover essa necessária clareza por meio de uma leitura sistemática, detalhada e aprofundada da Investigação sobre o Entendimento Humano, que determinará com precisão o campo conceitual nela abrangido, as relações entre as noções e, especialmente, o correto emprego da terminologia própria do autor.

 

 

PLANO DE DESENVOLVIMENTO

 

Leitura sistemática e discussão do texto base.

 

TEXTO-BASE

 

Será utilizada a edição publicada na série Oxford Philosophical Texts:

 

HUME, David. An Enquiry Concerning Human Understanding. Tom L. Beauchamp (editor). Oxford University Press, 1999. ISBN: 0198752482

 

Os estudantes que não lêem o idioma original poderão seguir a tradução brasileira:

 

HUME, David. Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. (Tradução de José Oscar de Almeida Marques.) São Paulo: Editora UNESP, 2004, 440 p. ISBN 85-7139-526-8.

 

Também poderá ser utilizada a edição anterior, já esgotada:

 

HUME, David. Investigação sobre o entendimento humano. (Tradução de José Oscar de Almeida Marques.) São Paulo: Editora UNESP, 1999, 212 p. ISBN 85-7139-236-6.

 

A tradução publicada na coleção Os Pensadores apresenta problemas e sua utilização não é aconselhável.         

 


BIBLIOGRAFIA DE APOIO

 

Os comentários aos textos de Hume estarão em princípio a cargo do professor, mas as seguintes leituras auxiliares podem ser de utilidade (outros textos serão indicados no decorrer do curso):

 

·   BUCKLER, Stephen. Hume’s Enlightenment Tract. The Unity and Purpose of An Enquiry on Human Understanding. Oxford: Clarendom Press, 2001.

·   KRUSE, Vinding. Hume's Philosophy in his Principal Work: a Treatise of Human Nature and in his Essays. Thoemmes Press, 1999

·   NORTON, David F. (Ed.) The Cambridge Companion to Hume. Cambridge University Press, 1993

·   OWEN, David. Hume’s Reason. Oxford University Press, 1999

·   QUINTON, Anthony. Hume. (Trad. José O. A. Marques.) São Paulo: Editora da UNESP, 1999

·   STROUD, Barry. Hume. Londres: Routledge, 1977

 

 

AVALIAÇÂO

 

Levará em conta a assiduidade, qualidade da participação nas atividades em sala de aula e trabalho final sobre tema a ser proposto.

 

 

< retorno à página de cursos