Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..Campinas, 23 a 29 de abril de 2001

Eunicamp
Eunicamp
NESTA EDIÇÃO
.....História - pág.1   .....Oportunidades - pág. 7
.....Doação - pág. 2 .....Eventos futuros - pág. 7
.....Palestra - pág. 2 .....Teses - pág. 8
.....Aula inaugural - pág. 3 .....Projetos/Curtas - pág. 9
.....Evento - pág. 3 .....Meio ambiente - pág. 9
.....Saúde - pág. 4 .....Póstumas - pág. 10
.....Encontro - pág. 4 .....Teatro/Cinema - pág. 11
.....Painel da semana - pág. 5 .....Conferência - pág. 11
.....Em dia/Inscrições - pág. 6 .....Pessoas - pág. 12
 
...PARCERIA
Eunicamp

Prefeitura e Unicamp assinam convênio
Eunicamp

A Unicamp e a Prefeitura de Campinas assinaram no último dia 17 de abril um convênio do tipo “guarda-chuva” estabelecendo parcerias entre as duas instituições em projetos de interesse geral da sociedade. Na oportunidade, também foi firmado o primeiro termo aditivo do convênio, que trata da atuação da Orquestra Sinfônica Municipal. O objetivo dos acordos de cooperação é colocar os conhecimentos gerados pela Unicamp à disposição do Poder Público, de modo a enfrentar as principais demandas do município, sobretudo nas áreas econômica, de educação, meio ambiente, saneamento, entre outras.

A assinatura do convênio é o resultado de entendimentos mantidos pelo prefeito Antônio Costa Santos e o reitor Hermano Tavares. Também é conseqüência do encontro promovido pela Unicamp no dia 27 de janeiro com 22 prefeitos, sendo 19 deles da Região Metropolitana de Campinas. Na ocasião, a Universidade ofereceu-se para ajudar os municípios a formular políticas públicas para o combate de seus problemas mais urgentes.

O prefeito Antônio Costa Santos destacou a importância da cooperação entre a Administração Municipal e a Universidade e afirmou que o termo aditivo referente à Orquestra Sinfônica era uma antiga reivindicação dos músicos. Entusiasmado com a parceria, ele sugeriu que uma das próximas ações conjuntas ocorra na área de esporte e lazer. A idéia, conforme o prefeito, é oferecer atividades que tirem as crianças carentes das ruas. O reitor Hermano Tavares afirmou que solicitará aos docentes envolvidos com o assunto que elaborem um projeto nesse sentido.

Tanto o prefeito quanto o reitor também manifestaram o desejo que entre as ações a serem desenvolvidas esteja um programa de alfabetização de crianças e adultos. Uma comissão de trabalho formada por representantes das duas partes e também da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) deverá se reunir o mais breve possível para iniciar a elaboração de um projeto.

De acordo com o dirigente da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp, Mohamed Habib, nas próximas semanas novos termos aditivos serão firmados entre a Universidade e a Prefeitura de Campinas em várias áreas. O mesmo ocorrerá com as demais cidades que participam do projeto. “Tenho certeza que esses programas de cooperação entre a Unicamp e os administradores públicos serão frutíferos e trarão bons resultados para a sociedade”, ressaltou o reitor Hermano Tavares.

 

Eunicamp
...HISTÓRIA
Eunicamp

Documentos sobre a AP são doados à Unicamp

O professor e jornalista Duarte Pacheco Pereira, que durante as décadas 60 e 70 militou no movimento Ação Popular — organização brasileira de esquerda — vai doar todo o seu arquivo pessoal à Unicamp. A cerimonia de assinatura será no gabinete do reitor Hermano Tavares, no próximo dia 24 (terça-feira), às 10 horas. À tarde, às 16 horas, no auditório do IFCH, Duarte dará palestra sobre A Ação Popular (AP) na História da Esquerda Brasileira. No mesmo dia, o jornalista deve gravar depoimento para o acervo da Universidade.

O Ação Popular foi um movimento revolucionário criado no início da década de 60, pelo sociólogo mineiro Herbert de Souza, o Betinho. Ligado à Juventude Universitária Católica, o AP lutava pela implantação do socialismo no Brasil. Duarte foi um dos dirigentes da organização entre 1965 e 1973. Advogado, professor e jornalista, ingressou no AP em 1962 e, um ano depois, assumia a função de vice-presidente da UNE.

A documentação que Duarte vai doar à Unicamp reúne os papéis oficiais do AP, além de outros documentos do movimento estudantil, do PC do B, de partidos e organizações de esquerda, que o jornalista reuniu durante a sua militância política. Duarte é autor de vários artigos e dos livros O estudante e a revolução brasileira (União dos Estudantes da Bahia), Mulher presença (Vozes), Ensaios Populares (editados pelo Jornal Movimento), ABC do entreguismo: o capital estrangeiro no Brasil (Vozes), e China: cinqüenta anos de República Popular (Anita Garibaldi). Duarte escreveu ainda inúmeros artigos, publicados pelos mais diversos órgãos de imprensa brasileiros.

Além do reitor da Unicamp, professor Hermano Tavares, a assinatura dos termos de doação do acervo de Duarte Pereira, terá a presença do vice-reitor, Fernando Galembeck, do pró-reitor de Pesquisa, Ivan Chambouleyron, do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Roberto Teixeira Mendes, do chefe do Gabinete, Rui Albuquerque, do diretor do IFCH, Rubem Murilo Leão Rego, do professor do Departamento de História e diretor do Arquivo Edgard Leuenroth, Sidney Chalhoub, do professor do Departamento de Ciência Política do IFCH e diretor do Centro de Estudos Marxistas, Armando Boito Júnior, e Silvia Rosana Modena Martini, socióloga e arquivista do AEL.

 

 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br