| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 338 - 25 de setembro a 1 de outubro de 2006
Leia nesta edição
Capa
Candidatos e Sustentabilidade
Canoa antiga
Cartas
10 mil teses digitais
Ceset
Indice Brasil de Inovação
Iniciação científica
Intel
Yaro Burian
Som da orelha
Monja Coen no Caism
Urbanização
Negras e mulatas
Girassóis
Lançamento
Informática
Painel da semana
Teses
Livro
Unicamp na mídia
Portal Unicamp
Marília de Andrade
Maratona de desenho
 

5

MCT apóia cooperação
entre Unicamp e Intel


Craig Barrett, da Intel, e o vice-reitor Fernando Costa: intercâmbio firmado para desenvolver um laboratório de pesquisas (Foto: Neldo Cantanti)Craig Barrett, presidente do Conselho Administrativo da Intel Corporation, disse que a Unicamp é uma instituição de prestígio no mundo todo. Este é um dos motivos pelos quais ele se dizia satisfeito em assinar último dia 21, no Gabinete da Reitoria, a extensão de um convênio de cooperação firmado em 2004 para intercâmbio de pesquisadores para o desenvolvimento de um laboratório de pesquisas. Com a extensão, o programa passa a contar com a o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) na concessão de bolsas a alunos participantes. Barrett foi recebido pelo vice-reitor da Unicamp, Fernando Costa.

Programa passa a conceder bolsas para estudantes

O programa, que se iniciou com a participação dos alunos Edson Borin e Wesley Attrot, prevê, a partir da assinatura, o desenvolvimento de um currículo WiMAX e a implementação de um curso de Multi-threding para capacitar estudantes na área de plataforma multi-core.

Barret esclarece que o WiMAX, uma versão mais avançada do WiFI, tem alcance mais amplo e será mais barato e oferecerá redução de custo e melhoria em banda larga. “O Brasil é um país com área rural vasta e o WiMAX poderá incluir pessoas que não têm acesso à Internet”, acrescenta. A tecnologia permite a transmissão conjunta de voz, vídeo e Internet banda larga. Por meio dela, o usuário pode ter acesso simultâneo ao telefone, aos canais de vídeo e à Internet assinando apenas um servidor. A conexão é sem fio.

Para Barrett, a universidade tem papel importante a desempenhar não só na educação e na informação de profissionais, mas também na economia do país. Ele destacou que é nas instituições de ensino superior que as idéias são criadas e essas idéias devem ser aplicadas em atividades industriais. “A instalação de um fábrica da Intel no Brasil seria interessante para geração de empregos, mas não teria impacto na receita do país. O governo deve investir em educação e pesquisa para criar suas próprias indústrias”, reforça. Para isso, disse que é necessário haver clima propício e capital adequado para planejar negócios e criar novas empresas.

A Unicamp foi premiada entre os mais importantes parceiros da Intel no Brasil. O prêmio foi recebido pelo professor do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, Guido Araújo. Para o vice-reitor da Unicamp, Fernando Costa, a interação com indústrias como a Intel aumentam o grau de educação e informação dos alunos. A Unicamp, segundo ele, tem unidades de ensino, pesquisa e extensão avançadas na área de tecnologia da informação. Após a assinatura do convênio, Graig Barrett participou do projeto de arborização da Praça da Paz, plantando uma árvore – em comemoração ao Dia da Árvore e também Dia Internacional da Paz. A empresa doou R$ 5 mil para a campanha.

 


SALA DE IMPRENSA - © 1994-2006 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP