Leia nessa edição
Capa
Diário de Cátedra
Na era dos computadores
Mananciais de aqüíferos
Esclerose múltipla
Iniciação científica
Título de mestre
Cabeças pensantes
Painel da semana
Oportunidades
Teses da semana
Unicamp na mídia
Materiais magnetocalóricos
Fórum
Classe operária vai ao paraíso
 



Estandes com trabalhos de iniciação científica expostos no Ginásio Multidisciplinar: usina de pesquisa (Foto: Antoninho Perri)

O XII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, que será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, no Ginásio Multidisciplinar, vai reunir 905 trabalhos desenvolvidos por alunos da graduação, número 43% maior do que o registrado na edição passada. Para o pró-reitor de Pesquisa, professor Fernando Ferreira Costa, o incremento no total de projetos apresentados revela o vigor da Unicamp numa área considerada por ele como estratégica e formadora de líderes.

Em 1968, o físico Rubens Murillo Marques (segundo à esquerda, na foto ao lado) propôs ao então reitor Zeferino Vaz (centro) que fosse criado o curso de Ciência da Computação, o primeiro do gênero no país. A proposta, recebida com ceticismo no meio científico, foi endossada por Zeferino. Nesta semana, o Instituto de Computação completa 35 anos. A história de sua fundação é contada por Luiz Sugimoto e Eustáquio Gomes.


Unicamp testa medicamento contra esclerose múltipla

O Hospital das Clínicas da Unicamp participa de estudo mundial com medicamento destinado ao combate à esclerose múltipla, doença degenerativa ainda sem cura. Os estudos são coordenados pelo professor Benito Damasceno (foto), responsável pelo Ambulatório de Esclerose Múltipla.


Mestres de primeira hora


Três alunos da FEEC obtiveram o título de mestre pouco mais de meio ano após a conclusão do curso de graduação, graças ao Programa Integrado de Formação (PIF).

Foto: AEL
Tese resgata história de fábrica

Tese de doutorado da socióloga Maria José Ribeiro resgata a história da fábrica de tecidos Carioba, fundada em 1875 na cidade de Americana. Fotos do início do século 20 estão sendo catalogadas pelo Arquivo Edgard Leuenroth.


Dissertação de mestrado alerta que poluentes ameaçam aqüíferos batizados pela Unicamp no norte fluminense.


O Instituto de Física "Gleb Wataghin" vai coordenar a Rede Nacional de Pesquisa de Material Magnetocalóricos, que envolve 15 instituições.



SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP