Untitled Document
PORTAL UNICAMP
4
AGENDA UNICAMP
3
VERSÃO PDF
2
EDIÇÕES ANTERIORES
1
 
Untitled Document
 

Software é ferramenta na
escolha de fornecedores
Programa leva em conta não apenas os
custos, mas também qualidade e logística

RAQUEL DO CARMO SANTOS

De olho nos preços competitivos dos fornecedores asiáticos, vários setores da indústria estão mudando a forma de aquisição de seus produtos. Uma atitude que, na opinião do engenheiro Marcelo Maciel Rabelo, exige cautela, visto que os custos não são o único elemento a ser considerado para a escolha. Ele avaliou isto ao aplicar em um caso real da indústria de autopeças uma metodologia adaptada, baseada no método Analitic Hieraquic Process (AHP). Trata-se de um software que auxilia a tomada de decisões a partir de análises, levando-se em conta não apenas os custos, mas também questões de qualidade e logística.

A preocupação do engenheiro, que atua como gerente de operações, reside no fato de que a competitividade mundial está cada vez mais acirrada entre as empresas e a busca por diferenciais para os clientes passam diretamente pelos custos dos produtos. “Os países com alta tecnologia de produção e elevados custos de produção interna acabam optando por fornecedores em regiões, onde os custos são mais baixos, o que reduziria o valor de um produto para o consumidor final”, esclarece.

A proposta do engenheiro, apresentada na forma de mestrado profissional na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), seria acrescentar elementos e critérios para que as empresas e seus administradores tenham os instrumentos necessários para uma avaliação correta. A metodologia considera as vantagens e desvantagens e traz um relatório minucioso dos critérios envolvidos no resultado final.

“Os critérios e alternativas de fornecimento são avaliados pelos responsáveis de cada uma das áreas e faz uma comparação de todas as análises, o que chamamos de julgamento paritário”, explica Rabelo, que teve orientação para o estudo do professor Antonio Batocchio. A partir do resultado das avaliações realizadas pelo software, continua Rabelo, a empresa terá recursos e conhecimento para ponderar melhor as opções de manter o fornecedor atual ou escolher uma nova fonte de fornecimento, neste caso a Índia ou China. Segundo o engenheiro, o software é de fácil assimilação e traz a principal vantagem de fazer as análises informatizadas.

O estudo desenvolvido por Marcelo Rabelo mostra ainda as relações e os impactos gerados pelo processo de Global Sourcing, termo utilizado para descrever a prática de terceirização do mercado mundial de bens e serviços através da geopolítica de limites. Para o engenheiro, esse processo de “fornecimento global” traz incertezas na cadeia de suprimentos e gera impactos na manufatura dos clientes destes componentes. Por isso, a pesquisa colabora com os administradores no sentido de ter uma visão sobre quais são algumas das principais variáveis existentes em todo processo e planejar medidas para eliminar ou mitigar os impactos.

..............................................................

■ Publicação

Mestrado profissional: “Elaboração e aplicação de metodologia para escolha de fontes de fornecimento para indústria de autopeças”
Autor: Marcelo Maciel Rabelo
Orientador: Antonio Batocchio
Unidade: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)

.............................................................



 
Untitled Document
 
Untitled Document
Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP