| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 381 - 26 de novembro a 2 de dezembro de 2007
/tr>
Leia nesta edição
Capa
Opinião: retorno de Marx
Educação e Sociedade 100
2020: Frota movida a hidrogênio
Aços microligados
Assinatura molecular
Células-tronco
Arte e brinquedo
Submedição de água
Mulher no mercado de trabalho
Rap brasileiro
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Livro da semana
Praça pública
Contos Unicamp Ano 40
 


10



Unicamp na mídia

Folha de S. Paulo
11 de novembro
- Durante o 52º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, que ocorrerá em Fortaleza, no Ceará, a partir da próxima terça-feira até sábado, o médico Ricardo Barini, da Unicamp, e obstetras de vários Estados irão criar o Núcleo de Imunologia da Reprodução Humana. O grupo terá o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os mecanismos envolvidos nos fenômenos de abortos espontâneos e repetidos. O problema afeta 5% das mulheres em idade fértil.

9 de novembro - A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foram incluídas no ranking das 200 melhores instituições de ensino superior do mundo publicado pelo “The Times Higher Education Supplement”. A USP ocupa o 175º lugar, empatada com a Universidade de Massachusetts, Amherst. A Unicamp ficou em 177º lugar, empatada com o University College de Dublin.

9 de novembro - Uma equipe de cientistas descobriu que os raios cósmicos - partículas com grande concentração de energia e que se deslocam a velocidades próximas à da luz - são provavelmente originados de buracos negros gigantes situados em galáxias vizinhas à Via Láctea. Para o professor Carlos Ourivio Escobar, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp e coordenador da parte brasileira do projeto, os primeiros resultados dos estudos realizados na Argentina significam um passo significativo em busca da explicação da origem do universo.

Portal Agrosoft

10 de novembro - A mortadela, um dos produtos mais consumidos no Brasil, acompanha muitas vezes o tradicional arroz e feijão no lugar do bife ou frango em algumas regiões do país. O pão com mortadela apreciado pela maioria dos brasileiros pode ficar muito mais saudável. Pesquisadores da Unicamp estão desenvolvendo uma mortadela rica em fibras e com teor reduzido de gordura saturada, com sabor, textura e aparência similares aos do produto comum. Os criadores esperam que a novidade conquiste as prateleiras dos supermercados e a mesa do consumidor, que, cada vez mais, prefere alimentos que não prejudiquem a saúde.

Revista Exame
9 de novembro
- O diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI), Anoop Singh, afirmou que apesar da América Latina registrar um maior período de crescimento dos últimos 30 anos, os governos dos países da região devem reforçar a gestão das políticas fiscais. Também participam do evento o Secretário de Acompanhamento Econômico, Nelson Barbosa, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, e os professores Luis Carlos Bresser-Pereira, da FGV-SP, e Ricardo Carneiro, da Unicamp e o senador Eduardo Suplicy.

Correio Popular
10 de novembro
- Como parte das comemorações pelos seus 40 anos, comemorados em outubro de 2006, a Unicamp acaba de lançar o livro Contos — Unicamp Ano 40, publicado por sua própria editora e organizado pelo professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Eduardo Guimarães. Trata-se de uma coletânea de 38 contos inéditos, escritos por autores de várias partes do Brasil, que foram escolhidos entre os 670 que participaram do concurso. Segundo Guimarães, o objetivo foi revelar e difundir textos literários inéditos, além de favorecer a produção autoral e estimular o surgimento de novos contistas.

10 de novembro - Um grupo de pesquisadores de 17 países, sendo 11 deles da Unicamp, descobriu a origem dos raios cósmicos de energia elevadas. Esse mistério era perseguido desde 1962 e o resultado da pesquisa foi capa da edição de ontem da revista Science, uma das mais importantes publicações científicas do mundo. O professor Carlos Ourivio Escobar, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp, é o coordenador da parte brasileira do projeto e participa da pesquisa desde 1995.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP