| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 389 - 24 a 30 de março de 2008
Leia nesta edição
Capa
Resíduos
Verniz odontológico
Esgoto
Ex-aluno
China
Postura
Formação musical
Colágeno
Ditadura
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Livro da semana
Portal Unicamp
Alimentos
Emenda
Lampião
 


10

Destaques do Portal da Unicamp na última semana


O professor Eduardo Paiva: convênio viabiliza produção (Foto: Antônio Scarpinetti)TV Cultura exibirá duas
produções da Midiologia
[11/3/2008] –
Duas produções de alunos de Midialogia da Unicamp estão sendo levadas ao Projeto Campus da TV Cultura e transmitidas no dia 22, às 8h30. O trabalho será reprisado no dia 25, à noite, e se divide em dois blocos de 22 minutos. Envolve um vídeo sobre os 50 anos de carreira do destacado pianista e professor do Instituto de Artes (IA), Hilton Valente, e do violeiro Paulo Freire, um clássico da viola moderna.

Sob a coordenação dos professores Eduardo Paiva e Adilson Ruiz, os trabalhos integram as disciplinas de Oficina de Produção Audiovisual e Projeto de Produção Sonora. A proposta, conforme seus idealizadores, é que sejam levados ao ar de um a dois programas mensais da Unicamp. O projeto da TV Cultura parte de alunos dos cursos de comunicação do Estado. É viabilizado mediante um convênio formal, em que a Unicamp é uma das fundadoras, com outras universidades.

O professor Adilson Ruiz: convênio viabiliza produção (Foto: Antônio Scarpinetti)De acordo com Paiva, ainda hoje é muito difícil o acesso à produção dos alunos em TV Aberta. “É, portanto, um ganho para a Midialogia. O trabalho é levado a uma TV com boa qualidade técnica e com características de uma TV Revista de grande alcance”, expõe. “Para os alunos isso será particularmente interessante, pois não pensamos em produções que fiquem na gaveta. Buscamos um componente prático e que este sirva de estímulo a outros projetos”, acredita Paiva.

Curta-metragens - Outra iniciativa do IA que também deve se incorporar à programação do projeto Campus são quatro curta-metragens, na maioria com a participação de alunos que acabam de se formar. O curta mais adiantado, Tempestade, estréia em Campinas em dois meses. Trata-se de uma série de ficção. Este curta também acaba de ser selecionado para o Festival de Roterdam, Holanda, que inicia em abril. “A produção audiovisual, no entanto, não é feita sozinha. É preciso apoio institucional, de empresas e do comércio em geral. Os alunos são os que mais se envolvem nisso”, conta Ruiz.

O quartanista Gustavo Almeida comenta que no vídeo de Hilton Valente nove alunos tiveram participação direta e, em Paulo Freire, quatro. “É desta forma que conseguimos divulgar o nosso trabalho e com o apoio de professores. Depois de formado, pretendo continuar atuando em vídeos”, relata.

Segundo Ruiz e Paiva, o curso de Midialogia tem procurado colocar alunos em contato com a prática do mundo profissional. “Levamos os nossos alunos no Festival Internacional de Curta-Metragem, além de lhes mostrar trabalhos importantes como o Noite de Kino, em que as produções, de no máximo três minutos, são concebidas em apenas 36 horas. “Temos conseguido nos projetar e ao mesmo tempo ser procurados”, revela Ruiz.

Veja notas detalhadas

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2008 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP